Blog   EPIs   29 de março de 2023

EPIs para Tratorista – quais são eles

Tempo de Leitura: 5 minutos
EPIs para Tratorista

A compra de EPIs para tratorista é de suma importância, para que o profissional possa atuar de acordo com a legislação trabalhista e tendo toda a segurança necessária para sua performance.

Por isso mesmo, nós vamos explicar mais detalhes sobre quais são esses equipamentos e como eles podem impactar o cotidiano de um profissional.

De modo que, consiga compreender quais são os EPIs que devem ser adquiridos para proteger a equipe. Garantindo que todos os profissionais que lidam com seus tratores possam trabalhar em ambiente seguro e com total eficiência.

O que são os EPIs para tratorista?

O tratorista é um profissional exposto a uma série de riscos em sua rotina de trabalho. Por isso, os EPIs (Equipamento de Proteção Individual) são necessários.

De modo que, o profissional possa trabalhar contando com a máxima proteção ao longo do expediente, para que não sofra danos físicos em caso de acidente.

Afinal, mesmo com todo o cuidado e adequação necessários que são adotados na empresa para que o trator possa ser guiado por um bom profissional e acidentes possam ser evitados, os EPIs salvam vidas em caso de acidentes.

Uma vez que, acidentes graves podem vir a ocorrer e os profissionais estarão mais protegidos. Evitando que sofram danos severos e possam até morrer no acidente.

Lista dos principais EPIs para tratorista

Cada profissional precisa de um Equipamento de Proteção Individual (EPI) adequado para a sua rotina de trabalho.

Tendo em vista que, cada jornada tem seus riscos presentes no ambiente de trabalho. E entender especificamente quais são os riscos aos quais o tratorista está exposto é o que possibilita a compra dos EPIs adequados para a máxima proteção do profissional.

Geralmente é contratado um profissional de segurança do trabalho para identificar os riscos de cada profissional e personalizar a compra de EPIs, entretanto, alguns exemplos que podem ser utilizados por tratoristas são:

O mais importante é que, cada tratorista use os EPIs adequados de acordo com as condições do ambiente de trabalho e as atividades a serem realizadas em seu cotidiano laboral.

Por isso mesmo, é fundamental ser assertivo na compra. Para que o profissional tenha a máxima proteção possível.

O tratorista é um profissional exposto a diversos riscos

É importante perceber que o tratorista é um profissional exposto a diversos riscos no seu cotidiano de trabalho.

Por isso, é necessário disponibilizar todos os EPIs que são necessários, como a proteção auricular, por exemplo.

De modo que o, o tratorista possa ter total suporte e segurança durante o seu trabalho, que o expõe a riscos como:

  • Riscos ergonômicos;
  • Acidentes com máquinas;
  • Exposição a ruído alto;
  • Exposição ao sol;
  • Contato com partes móveis de veículos.

Portanto, é fundamental fazer o uso dos EPIs corretos que serão responsáveis por ajudar a evitar acidentes de trabalho.

Além de reduzir os riscos que acidentes ocorram, os EPIs são eficientes para diminuir os impactos desses acidentes quando eles ocorrem.

Portanto, é indispensável que os tratoristas usem os EPIs adequados. Uma vez que, favorece uma condição de ambiente de trabalho adequado.

Desencadeando um ambiente adequado para que o tratorista não sofra problemas em caso de algum acidente inevitável.

A proteção também depende da boa manutenção

É muito importante que a empresa adote o cuidado de disponibilizar todos os EPIs necessários para a equipe de tratoristas.

Além disso, a empresa deve orientar os cuidados de manutenção com os equipamentos. Tendo em vista que, a manutenção é indispensável para que os EPIs estejam em boas condições em caso de um acidente.

Afinal, o EPI precisa suportar carga e uma série de condições para que supra toda a proteção necessária caso algum acidente ocorra.

Por isso, é fundamental ter um profissional responsável por orientar a manutenção e substituir rapidamente um EPI que eventualmente apresente algum problema.

Uma vez que, o uso diário gera desgaste para as peças e consequentemente, é preciso substituir os EPIs conforme a necessidade para que a peça esteja sempre em boas condições de uso.

É fundamental que o profissional responsável por orientar a manutenção periodicamente faça o acompanhamento dos equipamentos.

Visando garantir que todos estão em boas condições para uso, para que os colaboradores não estejam expostos a riscos desnecessários.

Um protetor auricular, por exemplo, com situação precária de uso pode desencadear danos permanentes para a audição do profissional.

O tratorista precisa de repouso adequado

Um dos riscos do trabalho como tratorista é que, se trata de um equipamento que vibra conforme é utilizado no dia a dia.

Por isso mesmo, o profissional precisa que sua jornada de trabalho seja respeitada, para que não fique mais horas que o previsto exposto à vibração do equipamento.

Uma vez que, a vibração ocasiona maiores riscos de desenvolver uma série de doenças que comprometem o bem-estar do profissional, como o caso da hérnia de disco.

Portanto, é muito importante que além de usar os EPIs necessários, o profissional tenha seu descanso respeitado, para que o trabalho não seja responsável por seu adoecimento.

Afinal, o risco de desenvolver doenças por trabalhar em carga horária excessiva é elevado e o profissional precisa ter uma série de cuidados para evitar que esses problemas possam ser desenvolvidos.

O principal cuidado em relação ao risco ergonômico é justamente ter sua carga horária de trabalho diário e repouso respeitadas.

O responsável pela manutenção do trator também precisa de proteção

Alguns tratoristas não apenas guiam o trator, como também, lidam com a manutenção do equipamento.

O que significa dizer que, fazem a parte mecânica do sistema, contribuindo para que o trator funcione conforme o esperado e não apresente falhas.

Por isso mesmo, é fundamental oferecer luvas adequadas, óculos de proteção, roupas que evitam o contato com fluidos e uma série de outras proteções que são necessárias para que a parte mecânica possa ser corrigida com eficiência.

De modo que, o profissional faça a manutenção preventiva de forma eficaz, evitando que o trator precise ficar parado por falta de manutenção preventiva.

Afinal, a manutenção preventiva é muito mais em conta que a manutenção emergencial. Por isso, deve ser feita periodicamente por um profissional qualificado e experiente.

Visando evitar que os problemas se agravem e o colaborador fique incapaz de operar o trator que precisará de revisão mais completa para voltar a funcionar conforme o esperado. Garantindo que o trabalho possa ser desenvolvido sem interrupções inesperadas e indesejadas.

Prometal EPIs: melhores EPIs para Tratorista

Sua equipe precisa de EPIs para tratorista? A Prometal EPIs tem tudo aquilo que é necessário para que sua empresa possa ter todos os EPIs com qualidade, preço justo e rapidez.

Nosso time é preparado para esclarecer as suas dúvidas em relação à compra dos produtos, bem como, contribui para que o processo de escolha seja assertivo.

Disponibilizamos as melhores marcas de EPIs do mercado, para que seja possível ter toda a qualidade que sua equipe necessita.

Dessa forma, seu time de tratoristas fica bem protegido, com qualidade, peças que possuem durabilidade e que são testadas seguindo as normas vigentes.

Entre em contato e solicite seu orçamento para ter todas as demandas de seus profissionais atendidas.

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.