Blog   Segurança do Trabalho   22 de março de 2023

O que é Manutenção Rede elétrica?

Tempo de Leitura: 5 minutos
Manutenção Rede elétrica

A manutenção da rede elétrica é essencial para que a rede esteja em condições de fornecer energia, garantindo bom funcionamento para todos que recebem energia por meio daquela rede.

No entanto, a manutenção elétrica só pode ser feita por profissionais capacitados e que estejam com os EPIs corretos para o perfeito desempenho durante a atividade.

De modo que, a manutenção pode ser feita visando evitar as interrupções no fornecimento de energia, bem como, os profissionais não estejam expostos a riscos desnecessários.

Para te auxiliar a compreender mais sobre a manutenção da rede elétrica, nós trouxemos várias informações relevantes sobre o tema, confira tudo a seguir.

Como fazer uma manutenção elétrica?

Para a manutenção elétrica, é preciso contar com um eletricista de confiança, que tenha formação e equipamentos para atuar na área.

O profissional contratado para uma manutenção terceirizada costuma ser responsável por ter todos os seus próprios EPIs para que possa atuar.

Enquanto os eletricistas que são funcionários de uma empresa e somente trabalham para ela, precisam receber os EPIs fornecidos pela empresa.

O processo de fazer manutenção é relativamente simples, seguindo alguns passos importantes, como:

1.  Identificação do problema

Verifique qual é o problema da instalação, para que possa verificar disjuntores que estão disparando, lâmpadas que não estão funcionando ou fiação que está danificada.

2.  Desligue a energia

Na medida do possível, é útil desligar o fornecimento de energia no local, para que os acidentes possam ser evitados. Esse processo é feito desligando o disjuntor principal do imóvel.

3.  Realize a manutenção necessária

Com o diagnóstico daquilo que é preciso corrigir, faça a manutenção adequada, para que todos os componentes danificados possam ser reparados e o sistema volte a funcionar conforme o adequado.

Após concluir a manutenção, verifique o funcionamento e faça todos os testes necessários para garantir que o sistema está devidamente reparado.

4.  Registre os trabalhos que foram feitos

É necessário registrar todos os trabalhos de manutenção, descrevendo quais componentes foram substituídos e quais problemas foram corrigidos.

De modo que, no futuro, possa identificar eventuais problemas ou ainda, programar a manutenção preventiva adequada para evitar que o sistema volte a dar problema e tenha diagnóstico difícil por não haver registro algum.

Qual é a periodicidade ideal de uma manutenção elétrica?

É importante perceber que, a periodicidade ideal para a manutenção da rede elétrica depende do tipo de instalação elétrica e do uso da rede.

Em geral, a manutenção deve ser feita a cada 1 ano ou 2, dependendo de qual é o sistema, visando garantir que o funcionamento se dê da melhor maneira possível.

Entretanto, alguns fatores precisam ser considerados, por exemplo, a idade da instalação, o tipo de equipamentos elétricos utilizados e o ambiente onde a instalação se deu.

Por exemplo, uma instalação antiga em ambiente como indústria ou edifício comercial que exige mais do uso que tende a ser mais frequente, faz com que seja necessário um período de tempo mais curto para cada manutenção.

É importante que toda a manutenção elétrica seja feita por um profissional qualificado, que garantirá que a sua instalação esteja sempre em bom estado e funcionando de maneira adequada.

Afinal, o profissional poderá avaliar sua instalação, determinar a periodicidade ideal de manutenção e prestar o serviço com a eficiência desejada.

Dessa forma, o imóvel fica resguardado. E o mesmo é válido para instalações elétricas em postes, por exemplo.

Uma equipe qualificada que presta o serviço oferecendo uma resposta rápida para a concessionária de energia é indispensável.

De modo que, os clientes não sejam prejudicados pela falta de energia ocasionada temporariamente por algum funcionamento inadequado do sistema.

O que diz a NBR 5410 sobre a periodicidade das manutenções elétricas?

Um aspecto importante de compreender é que, a NBR 5410 é uma norma técnica que estabelece os requisitos mínimos para a segurança de segurança para instalações elétricas de baixa tensão em edificações.

Entretanto, a norma não especifica qual seria a periodicidade específica para a manutenção elétrica, apenas estabelece quais são os requisitos para as inspeções periódicas da rede.

Segundo a NBR 5410 é preciso que o sistema seja verificado ao menos 1 vez a cada 2 anos. De modo que, possa manter o sistema em bom estado de conservação para evitar acidentes e problemas em seu funcionamento.

A NBR 5410 também determina quais são os requisitos a serem seguidos para a realização de manutenções corretivas das instalações elétricas.

De modo que, a correção de problemas e falhas das instalações elétricas possam ser feitas com a máxima segurança para todos os envolvidos.

Afinal, erros no processo podem gerar a perda de uma série de equipamentos, incêndio e até mesmo a morte do profissional.

Por isso mesmo, todo profissional que atua com manutenção de rede elétrica precisa conhecer o que diz a norma e seguir os padrões exigidos.

Quem pode fazer a manutenção elétrica?

Todo contratante precisa ter em mente que, a manutenção de rede elétrica é restrita para profissionais qualificados e experientes que atuam como eletricistas.

Os eletricistas profissionais são treinados para lidar com todos os processos que envolvem os sistemas elétricos e equipamentos elétricos.

Os profissionais sabem quais EPIs devem utilizar, estão habituados a testar as redes e são capacitados para fazer a manutenção do sistema sem ocasionar um acidente ou danos.

Por isso mesmo, é fundamental contratar para a manutenção elétrica de sua residência ou empresa um profissional realmente capacitado.

Quando a contratação é realizada de maneira aleatória e sem o devido zelo, é possível que ocorra uma situação onde o barato acaba custando muito caro.

Afinal, a contratação de mão de obra inexperiente para reduzir os custos pode desencadear uma série de danos que são responsáveis por prejuízos financeiros.

O eletricista pode fazer dois tipos de manutenções

É importante destacar que, a manutenção se divide em emergencial e preventiva. A manutenção emergencial se dá quando o dano já impede o uso da rede.

Enquanto a manutenção preventiva é feita antes que os componentes deixem de funcionar como o esperado. Visando que o custo e o transtorno sejam menores. Portanto, é sempre a melhor alternativa.

O que um eletricista de manutenção precisa saber?

Todo eletricista de manutenção de rede elétrica precisa ter os conhecimentos técnicos avançados sobre os sistemas e equipamentos elétricos.

De modo que, consiga identificar falhas, corrigir problemas e usar suas habilidades para evitar acidentes ou danos que envolvam aquela rede em específico.

Além disso, é fundamental que o profissional conheça as normas e regulamentações relevantes para a instalação e manutenção de sistemas elétricos.

De modo que, esse profissional possa atuar com segurança e eficiente, lidando com as correções necessárias para o imóvel.

Outro ponto importante é que o profissional precisa ter conhecimentos básicos de primeiros socorros e combate a incêndios.

Afinal, mesmo com o cuidado necessário é possível que o profissional se envolva em algum problema e um pequeno incêndio se inicie.

Por isso, saber como combater é fundamental para que o eletricista possa evitar que o prejuízo seja mais significativo.

Soluções de segurança do trabalho para manutenção rede elétrica

Aproveite que a Prometal EPIs tem todas as soluções de segurança do trabalho para proteger sua equipe que atua na manutenção de rede elétrica.

Nosso time disponibiliza todos os materiais necessários para a proteção de profissionais que lidam com manutenção elétrica, para que o processo possa ser o mais seguro possível.

Em caso de dúvidas, nossos atendentes são altamente qualificados para que possam esclarecer suas dúvidas sobre EPIs para manutenção de rede elétrica.

Dessa forma, sua compra poderá ser totalmente feita de forma prática, eficiente e em um único lugar.

Entre em contato conosco, solicite seu orçamento e aproveite todos os EPIs de segurança do trabalho para manutenção da rede elétrica.

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.