Blog   Segurança do Trabalho   15 de março de 2023

10 dicas para a segurança do trabalho na manutenção de rede elétrica

Tempo de Leitura: 5 minutos
manutenção de rede elétrica

A manutenção de rede elétrica é essencial em diversos cenários, no entanto, é um trabalho que expõe o profissional a uma série de riscos.

O risco de queimadura, explosão, incêndio e uma série de outros fazem parte da rotina de trabalho dos profissionais que lidam com manutenção de rede elétrica.

Por isso, atuar preventivamente com boas noções de segurança é algo indispensável. Tendo como principal objetivo que o trabalhador possa atuar em segurança durante todo o expediente de trabalho.

Bem, no artigo de hoje, você vai conferir as 10 dicas que separamos sobre a segurança do trabalho nessas situações. Confira! 

10 dicas para evitar acidentes na manutenção de rede elétrica

Como já vimos, existem muitos acidentes que podem ocorrer durante a manutenção da rede elétrica. Portanto, é útil conhecer algumas dicas de segurança, como:

1) Somente aceite profissionais habilitados na manutenção de rede elétrica

É necessário ter conhecimento técnico e formação na área para que possa fazer uma manutenção de rede elétrica eficiente e segura.

Deixar que um profissional que não é capacitado na área atue neste local expõe todos que estão no ambiente a uma série de riscos.

O ideal é sempre ter a melhor mão de obra realizando os reparos na rede elétrica, para evitar que equívocos por falta de experiência ou conhecimento possam colocar toda a equipe em risco.

Quando o profissional tem formação na área e real conhecimento a respeito daquilo que precisa ser feito para alcançar o sucesso nas práticas de manutenção, é possível ter um resultado mais seguro e eficiente.

Mesmo os profissionais que possuem formação na área, precisam sempre ser treinados e atualizados para que continuem adotando os melhores cuidados em relação aos procedimentos de manutenção de rede elétrica.

2) Toda a equipe deve usar equipamentos de proteção individual (EPI)

Para uma manutenção de rede elétrica segura, é fundamental que toda a equipe faça o uso correto de EPIs. Caso contrário, os colaboradores estão expostos a uma série de riscos que podem vir a ocasionar acidentes fatais.

Portanto, é necessário identificar quais são os riscos que cada colaborador se expõe diariamente e a partir disso, estabelecer quais EPIs são necessários para uma atuação segura.

Tendo em vista que, é necessário adaptar o conjunto de proteções oferecidas, de acordo com o grau de exposição ao risco.

Prezando pela qualidade do equipamento e compatibilidade entre a proteção oferecida e a função exercida, é completamente possível evitar que acidentes graves ocorram durante a atuação de sua equipe.

Quando todos estão usando corretamente os EPIs, é possível evitar que eventuais acidentes se tornam fatais. Lembre-se que para a definição dos EPIs, é necessário seguir corretamente o PGR.

3) Sempre atue de acordo com as diretrizes da NR 10

A Norma Regulamentadora 10 tem como finalidade estabelecer as diretrizes que garantem condições adequadas de trabalho em eletricidade.

Assim, ela oferece todas as instruções e orientações a respeito da função de eletricista, que deve ser executada em ambiente adequado.

Quando o profissional e o empregador seguem todas as orientações da NR 10, é possível minimizar os riscos do ambiente. Por ser uma norma que determina as intervenções necessárias para que a intervenção em instalação elétrica seja a mais segura possível.

Portanto, é fundamental que os responsáveis pela manutenção de rede elétrica conheçam e sigam as orientações da NR 10, viabilizando um ambiente de trabalho com menor grau de risco.

Os acidentes com rede elétrica costumam ser fatais. Portanto, atuar de forma preventiva para evitar esse elevado grau de risco e minimizá-lo é sempre a melhor conduta.

4) Leve em consideração o PGR

O Programa de Gerenciamento de Riscos, ou PGR, é um programa relativamente novo, que veio em substituição ao antigo e já conhecido PPRA

Trata-se de um conjunto de procedimentos que devem ser tomados e mostrados através de um documento que visa: apresentar procedimento de técnicas de gestão; desenvolver os métodos de avaliação; funcionar como um registro, fazer o controle de monitoramento para avaliação de riscos; etc.. 

Dessa forma, o PGR reúne em um só lugar não só o que a empresa deve fazer, como também tudo que ela realmente faz no dia-a-dia no que se refere à segurança do trabalho. 

Vale ressaltar inclusive que, nos ambientes onde há um volume maior de pessoas, como um canteiro de obras por exemplo, o PGR ainda engloba a questão dos Equipamentos de Proteção Coletiva – EPC.

5) Use equipamentos de teste atualizados

Usar equipamentos de teste desatualizados ou com defeito é um erro bastante comum cometido por profissionais que se apegam aos equipamentos.

Quem ama muito um determinado equipamento que já cumpriu sua vida útil, pode optar por levar o item para casa e guardar na gaveta como recordação! Brincadeiras à parte, para o cotidiano de trabalho, sempre use ferramentas elétricas portáteis e equipamentos de teste que estão em perfeitas condições de uso.

Caso contrário, estará aumentando de forma totalmente desnecessária os riscos em seu ambiente de trabalho. Lembrando que a NR 10 traz toda a parametrização dos ensaios periódicos de determinados itens, justamente, para que a funcionalidade seja garantida.

6) Faça corretamente a Licença de Trabalho Elétrico Energizado

É comum não fazer a Licença de Trabalho Elétrico Energizado e com isso, acabar esquecendo algum equipamento de segurança que seria importante usar.

Portanto, pare de cometer esse erro em sua rotina de trabalho! Sempre faça a Licença analisando quais são os riscos e quais são os EPIs necessários em cada demanda.

O documento é importante para a segurança de toda a equipe e para evitar que em caso de acidente, a empresa seja penalizada por não ter seguido as normas como deveria.

7) Invista em treinamento contínuo da equipe

Toda empresa que atua com profissionais de manutenção de rede elétrica deve, continuamente, investir em treinamento da equipe.

Os eletricistas e profissionais envolvidos precisam saber exatamente como agir nas mais variadas situações. De modo que, possam sempre priorizar a segurança da equipe em todos os momentos.

8) Adquira equipamentos da melhor qualidade

Todos os profissionais precisam estar cientes de que os EPIs são essenciais para a jornada de trabalho. Dessa forma, de maneira alguma aqui é o momento de economizar. Opte pelas melhores marcas do mercado, que você só terá a ganhar.

9) Nunca use peças que podem atrapalhar o trabalho

Bijuterias, alianças e peças em geral que podem atrapalhar o processo de manutenção de rede elétrica são um perigo desnecessário na rotina de trabalho.

Portanto, sempre deixe tais peças em local seguro e evite o uso durante a jornada de trabalho para minimizar riscos de acidentes.

Afinal, uma bijuteria ou até mesmo a aliança de casamento pode prender durante a manutenção de algum equipamento e gerar acidentes que poderiam ter sido evitados.

10) Sinalize e isole a área de forma adequada

Nunca trabalhe em local cuja sinalização está ineficiente ou sequer existe. Ter a sinalização de que existem pessoas trabalhando na manutenção da rede elétrica daquele local é fundamental para a segurança de todos os envolvidos.

Evitando que ocorra um atropelamento, por exemplo. Ou qualquer outro acidente que seja desencadeado pela falta de sinalização, como uma pessoa passar e esbarrar na escada, ocasionando um tombo.

A sinalização é um dos principais cuidados para quem atua em ambientes com grande circulação de pessoas enquanto a manutenção de rede elétrica é realizada.

Aproveite nossas 10 dicas de segurança do trabalho na manutenção de rede elétrica para tornar seu cotidiano muito mais seguro e eficiente.

Além disso, conte com a Prometal EPIs quando precisar de equipamentos para proteger toda sua equipe de eletricistas.

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.