Blog   EPIs   07 de junho de 2023

Conheça os modelos da Máscara para Pintura

Tempo de Leitura: 5 minutos
modelos da Máscara para Pintura

A máscara para pintura é um tipo de respirador utilizado pelos pintores para evitar a inalação de partículas tóxicas e vapores orgânicos que são expelidos pelas tintas e processos de pintura. Além de obrigatória, é, de fato, indispensável para atenuar os riscos respiratórios da profissão.

Isso porque as tintas liberam toxinas no ar que se inaladas podem causar desconforto e até mesmo doenças e intoxicações graves. Até porque, muitas vezes, essa atividade é feita em locais fechados, por exemplo, o que acaba prejudicando ainda mais a respirabilidade. 

Como você deve saber, é dever do empregador oferecer um ambiente seguro aos trabalhadores. Mas quando isso não é possível, é necessário utilizar dos meios que atenuem os riscos que foram impossíveis de eliminar por completo.

É aí que entram os EPIs como a Máscara para Pintura que veremos neste artigo. É muito importante saber identificar os equipamentos corretos e mais adequados para cada situação, para que assim o empregador possa fazer as melhores escolhas.

Bem, se você tem dúvidas sobre este assunto, continue com a gente para conhecer os principais modelos de respirador para ser utilizado por pintores. Boa leitura!

Riscos no Trabalho de Pintura 

A grande maioria das atividades profissionais envolvem riscos para os trabalhadores. Por este motivo que existe a Segurança do Trabalho e cada uma das suas Normas Regulamentadoras, a fim de diminuir a incidência de possíveis acidentes ocupacionais.

Embora a profissão de pintor possa parecer uma atividade sem grandes riscos, na verdade pode causar sérios danos corporais. O primeiro dos riscos é a própria tinta que, muitas vezes, é feita de produtos químicos que são prejudiciais à saúde e, portanto, podem causar sérias irritações nos olhos e na pele. 

Além disso, os vapores da tinta também podem causar sérios problemas respiratórios, além de desconforto e dores de cabeça. Produtos utilizados no processo, como primers a óleo e diluentes, são altamente inflamáveis ​​e podem causar queimaduras se não forem mantidos adequadamente. 

Sem contar que quando o assunto são as pinturas externas realizadas em locais altos, existe também o risco de queda relacionado ao Trabalho em Altura. Portanto, programas como o PGR (programa de gerenciamento de riscos) são primordiais.

É através deles que o ambiente, bem como as atividades profissionais, serão avaliados a fim de identificar os riscos que devem ser eliminados ou atenuados. Com a utilização de EPIs como a máscara para pintura, é possível diminuir a incidência de acidentes.

Qual o tipo de Máscara para Pintura?

Os respiradores são equipamentos importantíssimos para proteger as vias aéreas do trabalhador contra diversos tipos de riscos respiratórios. A máscara para pintura é um tipo de respirador que, neste caso, oferece proteção específica contra os riscos expelidos pelo processo da pintura – estes que vimos no tópico anterior.

No entanto, dentro deste processo, existem outros sub processos, que podem exigir o uso de máscaras diferentes. Ficou confuso? Nós vamos explicar…

Máscara para Pintura Simples

Dentro do processo de pintura existe o trabalho de lixamento, que é primordial inclusive, antes mesmo da aplicação da tinta. Nestes casos, é possível utilizar uma Máscara para Pintura Simples, como o PPF2, por exemplo, que filtra poeiras, algumas névoas e partículas de pó da atmosfera – isso em ambientes abertos e ventilados, em processos de pintura com pincel ou rolo. 

Neste caso, é fundamental explicar que esse modelo só deverá ser utilizado se a concentração das partículas for abaixo do LT – Limite de Tolerância. E isso, só será possível identificar através do PPR – Programa de Proteção Respiratória, que a empresa deverá ter feito antes de estabelecer todas as atividades e processos.

Máscara para Pintura com Filtro

Agora, se o pintor irá realizar um trabalho de pintura pressurizada, como é o caso da pintura automotiva por exemplo, então deverá ser utilizada a Máscara para Pintura com Filtro. Também chamado de Respirador Semi Facial, que você vê na imagem abaixo.

Este modelo deverá ser utilizado em conjunto com filtros acoplados nestes dois compartimentos frontais. Os filtros mais recomendados nessa situação são os filtros químicos para vapores orgânicos e também os filtros mecânicos (P2).

Essa pode ser considerada uma máscara para pintura profissional, pois deve ser utilizada por todos os trabalhadores que atuam neste setor. 

Respirador Facial

O Respirador Facial é também um dos modelos da Máscara para pintura, pois, geralmente, os pintores utilizam óculos em conjunto com o respirador ou a facial inteira, que já possui a lente, para proteção dos olhos.

Como colocar Máscara de Pintura?

A máscara para pintura, ou Respirador para Pintura (como seria o termo correto), faz parte do grupo de equipamentos de proteção respiratória. Deve ser utilizado sempre que houver a identificação de riscos respiratórios correspondentes aos que o EPI oferece proteção.

O empregador é quem tem a responsabilidade de fornecer o equipamento aos trabalhadores, em perfeitas condições de uso. Já o trabalhador também tem as suas responsabilidades que começam por cuidar do produto e fazer o uso correto sempre que estiver desenvolvendo suas atividades.

Para colocar a máscara de pintura é muito simples. Tanto o PFF2 quanto o Respirador Semifacial são produtos muito comuns e bem intuitivos de serem utilizados. Basta acoplar o produto no rosto cobrindo o nariz e a boca, e prender as alças nas orelhas ou em torno da cabeça.

É preciso que o EPI fique bem vedado no rosto do trabalhador, para que as poeiras ou vapores tóxicos não passem por qualquer fresta que permaneça. Por este motivo, também é fundamental verificar o tamanho do produto no momento de compra.

Para que ofereça a proteção desejada, cada detalhe é importante e deve ser levado em consideração. Por isso, busque adquirir os seus produtos em uma loja especializada, que ofereça um atendimento capacitado e confiável.

Onde encontrar Máscara ou Respirador?

Muitas pessoas chamam de Máscara com Respirador aqueles modelos que possuem válvula de exalação. Nestes casos, você encontra o EPI  em diversas lojas, sejam elas de departamentos, lojas de ferramentas ou nas lojas próprias e especializadas em EPIs

O último estabelecimento é, sem dúvidas, o mais confiável para adquirir os produtos e nós vamos explicar o porquê.

Comprar EPIs é uma tarefa extremamente importante, já que envolve a segurança dos trabalhadores e a possibilidade de diminuir a incidência de graves acidentes. Ou seja, comprar os EPIs adequadamente pode salvar vidas! 

Por este motivo, é preciso levar alguns pontos em consideração no momento da compra, como: 

  • A quantidade de marcas oferecidas pela loja, para que você tenha diversas opções e possa fazer comparações para escolher a melhor;
  • Qualidade das marcas oferecidas: será que possui aquele produto top de linha?;
  • Se a loja é confiável e, consequentemente, os produtos vendidos também são, originais e fabricados de acordo com as normas vigentes;
  • Quais as condições de pagamento oferecidas;
  • Produtos em estoque para uma compra mais ágil e efetiva;
  • Entre outros.

Cada um destes pontos traz vantagens para o comprador que podem se tornar, inclusive, oportunidades de economia para o seu negócio. Afinal de compras, adquirir um EPI errado ou de má qualidade só pode resultar em duas coisas:

  1. Recompra de produto; 
  2. Acidente do Trabalho.

E disso nós queremos passar longe, certo? Então aproveite para adquirir a sua máscara para pintura na Prometal EPIs. Aqui você encontra uma máscara para pintura simples, com filtro, dentre diversas outras opções que você pode precisar.

Registre-se
Notify of
guest
2 Comentários
Novos
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.