Blog   EPIs   10 de junho de 2019

Respirador – entenda tudo sobre este EPI!

Tempo de Leitura: 6 minutos

Respirador

O Respirador é mais um importante Equipamento de Segurança para o trabalhador. Funciona como um filtro que protege contra a inalação de agentes contaminantes que podem existir durante a atividade profissional.

Não utilizar os equipamentos corretos para a Segurança do Trabalho pode acarretar em inúmeros problemas não só para o empregado, como para o empregador também. Por isso, conhecer todas as possibilidades e suas diferenciações é essencial.

Sabemos que pode não ser tão fácil, já que existem muitos tipos e códigos diferentes. No entanto, conhecimento e informação são a porta de entrada para um trabalho mais seguro!

No artigo de hoje, você vai conhecer tudo de mais importante sobre este importante EPI que é o Respirador. Também explicaremos, de maneira clara e objetiva, o que significam os códigos P1, P2, P3, PFF1, PFF2 e PFF3. Confira!

Como funciona e quando utilizar o Respirador?

Como mencionamos anteriormente, o Respirador funciona como um filtro que tem como objetivo assegurar que as partículas contaminantes do ar não sejam inaladas pelo usuário. Dessa forma, evita o contágio de agentes químicos causadores de doenças.

O uso deste Equipamento de Proteção Individual é fundamental para todos trabalhadores que atuarem expostos a riscos respiratórios. Sejam esses riscos provenientes de poeiras, névoas e fumos ou até mesmo vapores e gases.

Atualmente, existem quatro principais tipos de Respirador que você irá encontrar no mercado. São eles:

  • Respirador Facial;
  • Respirador ¼ Facial;
  • Respirador Semi Facial;
  • Respirador Sem Manutenção.

Cada um desses respiradores são ideais para determinadas atividades. O uso incorreto de um ou de outro equipamento coloca a saúde trabalhador em risco, além de comprometer a continuidade das suas atividades.

Por isso, é importante que você saiba diferenciar um respirador do outro além de como adequá-los às atividades corretas. Vamos ver abaixo cada um deles?

Respirador Facial

respirador facial

O Respirador Facial é aquele equipamento que protege não só as vias respiratórias, como o rosto inteiro do usuário. Isso se dá porque o equipamento é uma peça inteira: filtro (respirador) purificador de dar, óculos de proteção, etc.

É geralmente utilizado nos casos de risco onde há a existência de vapores e gases extremamente tóxicos para o nosso corpo. Além disso, também se faz importante nas situações em que os contaminantes não possam entrar em contato com as mucosas do rosto do trabalhador.

Por isso, este é um equipamento eficiente para muitos segmentos como, por exemplo, a indústria química, construtoras automotivas, navais, metalúrgicas, empresas de descarte de resíduos, entre outros.

Respirador Semi Facial

Respirador semi facial

O Respirador Semi Facial também pode ser utilizado nos segmentos que mencionamos no item anterior. No entanto, não funciona como uma peça única, uma vez que o usuário deverá utilizar um óculos de proteção para garantir sua segurança completa.

Vale ressaltar que, nem por isso, este é um EPI menos eficiente que o anterior. O Respirador Semi Facial foi desenvolvido para que o óculos e o capacete de segurança possam ser encaixados perfeitamente no equipamento.

Dessa forma o trabalhador tem o mesmo conforto, ampla visão e segurança que o Respirador Facial inteiro.

Respirador 1/4 Facial

respirador

O Respirador ¼ Facial é um equipamento ainda menor que o Semi Facial, mas nem por isso, menos eficiente. Nele você tem uma peça única que permite que você adicione filtros específicos para o tipo de risco que pretende proteger.

Pode ser utilizado em diversas profissões, principalmente naquelas onde há uma possível contaminação por odores fortes. Assim se enquadram pintores ou trabalhadores que atuam com o manuseio de tintas, vernizes, solventes e etc.

Respirador Sem Manutenção

respirador

Por último e não menos importante, está o Respirador Sem Manutenção. Na foto acima utilizamos apenas um exemplo, pois dentro desta classificação encaixam-se outras quatro definições: PFF1, PFF2 e PFF3, e os Respiradores tipo Concha.

Muito importante destacar neste momento: este Respirador é muito diferente das Máscaras Cirúrgicas — aquelas que geralmente são brancas, e você está acostumado a ver quando vai ao dentista ou no atendimento médico comum.

Aquelas máscaras comuns não são consideradas EPI porque não possuem o Certificado de Aprovação (CA) do Ministério do Trabalho. Além disso, não oferecem a proteção necessária para o usuário e, sim, para o paciente (ou alimento) uma vez que esse tipo de máscara evita que o trabalhador esteja contaminando, retendo a saliva, mucosas, fluídos e etc do próprio usuário.

Já os Respiradores Sem Manutenção também são peças descartáveis… No entanto, possuem o CA e, como vimos anteriormente, são classificados em PFF1, PFF2 e PFF3. Todos Equipamentos de Proteção Individual.

Vamos ver cada um deles!

PFF, PFF1, PFF2, PFF3 e Respirador tipo Concha

PFF significa Peças Faciais Filtrantes. Como existem diferentes variáveis de proteção neste quesito, definidas pela NBR 13.698, de 2011, existem, também, três diferentes tipos deste Respirador.

  • O PFF1 foi desenvolvido para proteger o usuário de partículas provenientes da poeira, neblinas ou névoas.
  • O PFF2 foi criado especialmente para os trabalhadores que atuam em contato com agentes biológicos. Como por exemplo, fumos e etc.
  • E o PFF3 configura o modelo mais resistente dos três, podendo ser utilizado na defesa contra partículas altamente tóxicas para o nosso organismo.

Você pode saber mais sobre estes Respiradores no nosso vídeo do youtube.

Já o Respirador tipo Concha é outra excelente opção de Respirador Descartável para a proteção contra névoas e neblinas. Seu formato anatômico se ajusta ao rosto do colaborador proporcionando conforto e uma vedação completa.

respirador

Lembre-se sempre que cada Respirador possui suas características específicas para cada tipo de proteção. Procure saber sobre todos eles para que a tomada de decisão seja assertiva.

Como é feita a Manutenção do Respirador?

O último modelo de Respirador que vimos, como o próprio nome já diz (PFF – Peça Facial Filtrante), não necessita manutenção alguma. Neste modelo, a peça já faz o trabalho do filtro e deve ser descartada sempre que houver alguma danificação ou se encontrar saturada.

Já os Respiradores Facial, Semi Facial e 1/4 facial deve-se ter uma atenção especial quanto sua manutenção. É importante que os Filtros acoplados sejam trocados com a frequência  determinada pelo fabricante para que continuem oferecendo a segurança desejada.

Além disso, as peças necessitam de higienização diária, principalmente na parte que entra em contato com o rosto do trabalhador. Esses pequenos cuidados resultam não somente em um maior conforto para o usuário, como em uma maior durabilidade do equipamento.

Estes EPIs possuem uma data de validade pré-determinada, no entanto, não possuem um prazo de vida útil estipulado. Isso dependerá sempre do cuidado que o trabalhador tem com seu equipamento, a intensidade de uso e tempo de exposição ao contaminante.

De quem é a responsabilidade sobre o EPI?

É importante ter em mente que a responsabilidade de fornecer os equipamentos corretos para os funcionários é da empresa. E isso, obviamente, não se dá de maneira aleatória.

Os equipamentos serão definidos através de programas específicos como o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e, neste caso, o Programa de Proteção Respiratória (PPR).

Agora, a responsabilidade de tomar conta do equipamento, armazená-lo com segurança e observar suas condições de uso é do funcionário. E isso deve ficar claro para todos através de treinamentos de equipe, comunicação de qualidade e etc.

O Respirador é um item essencial para a segurança

Para ter certeza de que está adquirindo produtos de qualidade, tenha sempre um Distribuidor de EPIs confiável à sua disposição. Isso fará toda a diferença na tomada de decisão para a sua empresa.

Gostou deste artigo? Então compartilhe com seus colegas!

Continue a sua leitura com PPR: O que é Programa de Proteção Respiratória?

Registre-se
Notify of
guest
1 Comentário
Novos
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.