Blog   EPIs   29 de julho de 2020

Como escolher o Tamanho do Respirador?

Tempo de Leitura: 5 minutos
Como escolher o tamanho do respirador

Saber escolher o tamanho do Respirador é fundamental para que o empregador se assegure de que o trabalhador está bem protegido. Do contrário, ou seja, escolhendo o tamanho errado, o EPI não estará apto a oferecer a proteção desejada, deixando o usuário exposto diretamente aos riscos.

O Respirador é um importante Equipamento de Proteção Individual utilizado nas mais diversas áreas profissionais. Fornecer segurança no ambiente de trabalho é fundamental para a empresa, pois reduz os problemas com acidentes do trabalho, aumentando a produção. 

Os Equipamentos de Proteção Individual são uma obrigação prevista pela NR 6, devem ser fornecidos gratuitamente pelo empregador e utilizado pelo colaborador. Dentre estes equipamentos, estão os Equipamentos de Proteção Respiratória, como o Respirador.

No entanto, para que seja mesmo eficiente, é preciso saber escolher o tamanho do respirador. Por isso, se você deseja saber mais sobre este assunto, fique ligado neste artigo!  

Por que o respirador é importante?

As máscaras respiratórias são usadas em vários ramos da indústria, ambientes hospitalares e outros locais. Ele fornece as precauções necessárias para que as partículas não entrem no trato respiratório causando problemas ao longo do tempo. 

Após anos de contato, algumas substâncias manipuladas pelos trabalhadores podem causar doenças graves. Portanto, as doenças ocupacionais podem surgir a longo prazo. Aumentando a necessidade da utilização deste tipo de EPI.  

Hoje em dia, existem opções bem variadas no mercado que podem tornar a tarefa do dia mais tranquila e segura para os trabalhadores. Desde que, é claro, seja utilizado o EPI adequado, de acordo com a função, respeitando o tamanho o respirador, por exemplo.

Como escolher o Tamanho do Respirador?

A escolha de um EPI depende do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, o PPRA. Somente a partir de uma análise minuciosa a equipe responsável poderá identificar a necessidade dos Equipamentos de Proteção e quais serão eles.

Após esta identificação, se forem identificados riscos respiratórios, deverá ser feito um Programa de Proteção Respiratória. Através deste programa, serão previamente identificados os EPIs para a proteção respiratória dos trabalhadores. 

Sendo observada a necessidade de um Respirador, na hora da escolha, você deverá levar em consideração alguns aspectos que consideramos importantes. Como: 

  • Tamanho: para escolher o tamanho do respirador, leve em consideração o usuário que irá utilizar o equipamento na maior parte do tempo. É fundamental que esse tamanho seja adequado, para que haja uma vedação correta. 
  • Vedação: a vedação dependerá do tamanho do respirador, se for adequado ou não. Por isso é importante que o EPI se encaixe perfeitamente no rosto do usuário. 
  • Fique atento ao filtro: este é um dos fatores importantes, pois deve segurar e impedir bem a passagem de substâncias, garantindo assim a prevenção de doenças no ambiente de trabalho inclusive. Veja nosso artigo sobre como escolher Filtro para Respirador. 
  • Manutenção: não se esqueça de verificar a necessidade de manutenção do respirador escolhido. Por exemplo: é descartável? É reutilizável? Se dá ou não para lavar com água corrente… Tudo isso precisa ser verificado, vai depender também muito do tipo de trabalho e função que o trabalhador estará exposto.
  • Vida Útil: É importante também que você tenha conhecimento que cada respirador tem um tempo de vida útil, isso vai depender também da frequência de uso, é preciso estar atento a todas especificações do fabricante.

O equipamento de proteção respiratória deve ser usado para evitar riscos respiratórios e inalação de contaminantes no ar, como poeira, névoa, fumos, etc. Por isso, escolher o tamanho do respirador corretamente é tão importante: são muitos os riscos aos quais ele oferece proteção.

Bem, vamos nos aprofundar mais um pouco nos EPR – Equipamentos de Proteção Respiratória mais abaixo. 

O que são Equipamentos de Proteção Respiratória?

Um respirador é um equipamento de proteção individual (EPI) que cobre o nariz e a boca e fornece vedação adequada para o rosto do usuário. Eles possuem filtros eficazes que reduzem a exposição respiratória de contaminantes químicos ou biológicos vivenciados por profissionais quando expostos ao seu trabalho. Existem muitos tipos de respiradores de acordo com riscos e atividades. 

Os respiradores descartáveis ​​têm uma vida útil bem curta e são conhecidos por sua sigla PFF – Peças Faciais Filtrantes. Os respiradores de baixa manutenção são reutilizáveis, possuem filtros de substituição dedicados e geralmente são mais duráveis.

Além de reter gotículas, os respiradores também evitam aerossóis contendo vírus, bactérias e fungos com base em sua classificação. Em um ambiente hospitalar, para evitar aerossóis contendo agentes biológicos, o respirador deve estar equipado com um filtro mínimo certificado PFF2 / P2 ou N95 – o mesmo utilizado com o Coronavírus.

O respirador com classificação PFF2 está em conformidade com os padrões brasileiros ABNT / NBR 13698: 2011 e ABNT / NBR 13697: 2010 e os padrões europeus, e sua eficiência de filtragem mínima é de 94%. O respirador N95 segue os padrões dos EUA, com uma eficiência de filtragem mínima de 95%.

Alguns equipamentos de proteção respiratória (por exemplo, equipamentos de proteção facial completa), embora não sejam comumente usados ​​por profissionais de saúde, podem atender aos requisitos de desempenho. 

Vamos entender qual é a diferença entre gotícula ou aerossol…

A gota é maior que 5 µm (mícron). Cada micrômetro é igual a um milésimo de metro. Eles podem atingir o trato respiratório superior, ou seja, a mucosa da cavidade nasal e da cavidade oral. Em um aerossol, as partículas são pequenas e suspensas no ar por um longo tempo. 

Após a inalação, eles podem penetrar mais profundamente no trato respiratório. As doenças respiratórias causadas por gotículas e aerossóis requerem diferentes métodos de proteção.

Informações importantes sobre os Respiradores

1.Em conexão com a resolução do Comitê Colegiado (RDC) 356/2020, os respiradores devem cumprir as disposições da ABNT NBR 13698. Para atender a essa norma, alguns elementos de verificação de conformidade podem ser realizados por inspeção visual, por exemplo, itens 5.2 (materiais), 5.12 (fitas), 7.1, 8, 9 e 10 (marcações do produto, instruções de uso, rotulagem e embalagem).

2.O produto deve indicar lote, validade, designação do filtro, verifique se há erros de ortografia ou até mesmo digitação.

3. Logo na embalagem deve estar bem identificado e sinalizado o fabricante bem como outras informações sobre o uso e armazenagem do produto.

4.As instruções de uso devem ser seguidas para prolongar a vida útil do EPI e obter toda sua eficácia. 

5.Verifique se o produto possui todas as certificações;

6.Solicite relatórios de conformidade com a ABNT NBR 13698 ou equivalente, especialmente para um teste de desempenho de filtragem. 

Você pode verificar se alguma agência governamental nacional ou internacional avaliou isso. O NIOSH (Instituto Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho), que faz parte do CDC, forneceu os resultados da avaliação da eficiência da filtragem para modelos de alguns fabricantes internacionais, que, apesar de não serem geralmente aprovados para o mercado americano, estão sujeitos a autorização de emergência.

Procurando Respiradores? É na Prometal EPIs! 

Somente na Prometal EPIs você encontrará as melhores marcas do mercado aliadas ao melhor custo benefício. Sem contar, é claro, com a nossa equipe especializada e pronta para atender você da melhor maneira possível.

Confira aqui os nossos modelos de Respirador e não tome uma decisão sem antes entrar em contato. Vamos conversar!

Continue a sua leitura com Máscara PFF2: Quando utilizar?

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.