Blog   EPIs   04 de agosto de 2020

Luvas Pretas para Cozinha: por que utilizar este EPI?

Tempo de Leitura: 5 minutos
Luvas pretas para Cozinha

A utilização de Luvas Pretas para Cozinha está cada vez mais comum na maioria dos estabelecimentos no país. Não é de hoje que percebemos uma busca crescente pelo equipamento aqui na loja, por profissionais de diversas áreas gastronômicas. 

Ou até mesmo nos colocando na posição de clientes, com frequência temos visto sushimans, chefs de cozinha e cozinheiros de food trucks utilizando. É claro que a Luva de Segurança é um EPI muito utilizado no ramo alimentício desde sempre, mas porque neste caso está havendo a especificidade da cor? 

É isso que nos levou a escrevermos este artigo, onde mostraremos a você porque as luvas pretas para cozinha estão sendo tão utilizadas e se essas são, realmente, a melhor opção para o ramo. Além disso, você irá descobrir de que material são feitas, se podem mesmo ser consideradas EPI, entre outras especificações.

Também mostraremos os demais tipos de Luvas Descartáveis para que você possa fazer uma comparação, caso veja necessidade. Então se você deseja saber mais sobre este assunto tão importante para a Segurança do Trabalho em estabelecimentos alimentícios, fique de olho e boa leitura!

Sobre as Luvas Descartáveis 

Sendo utilizadas não só no ramo alimentício mas em diversas áreas profissionais – desde a estética até a área da saúde – as Luvas Descartáveis estão presentes no nosso dia a dia com frequência. No entanto, não existe apenas um modelo e por isso é importante saber diferenciar. 

Se mencionarmos a área da saúde, por exemplo, as luvas são utilizadas para o manuseio de equipamentos ou produtos que possam oferecer riscos. Assim, protegem tanto o  profissional quanto o paciente, dependendo dos riscos existentes no ambiente ou atividade.

Agora, se tratando da área da estética, as luvas servem para proteger o usuário contra os produtos químicos, por exemplo. Nestes casos, a luva não precisa oferecer proteção para o cliente do salão, e sim para o cabeleireiro que lida com amoníacos e outros corrosivos. 

Já na indústria alimentícia, onde temos os restaurantes e estabelecimentos que comercializam alimentos, as Luvas Descartáveis também são recomendadas. No entanto, temos visto com frequência a utilização das Luvas pretas para Cozinha.

Mas será que essas luvas de coloração preta são mesmo as mais recomendadas? É isso que veremos mais adiante neste artigo.

O que irá diferenciar qual luva será a ideal para o momento será o material em que é feita e os riscos existentes durante a atividade. Por este motivo, no momento da compra, você irá se deparar com questões como qual material escolher: látex natural, vinil ou nitrila? 

Lembre-se de também levar em consideração o tamanho da luva! Se precisar, você pode baixar aqui o nosso medidor de Luvas de Segurança gratuitamente para evitar todo tipo de erro no momento da aquisição. 

Comprar uma luva descartável de maneira irresponsável pode colocar o profissional em risco de segurança. Por isso, é fundamental conhecer cada uma das suas finalidades e características principais. 

Por que as Luvas Pretas para Cozinha? 

Observando o aumento significativo da busca pelas luvas pretas para cozinha, decidimos averiguar se esse seria mesmo o modelo ideal. Mas antes, é importante lembrar que as luvas descartáveis, sejam elas pretas ou não, podem ser feitas de três materiais diferentes

  • Nitrilo: uma ótima opção para aqueles usuários que possuem alergia à borracha natural do látex. Por ser uma borracha sintética e hipoalergênica, é um material muito seguro para pessoas que possuem essa sensibilidade. 
  • Vinil: produzidas em resina vinílica (um material sintético) e também é uma excelente alternativa para aquelas pessoas que possuem sensibilidade ao látex. Recomendada para atividades de intensidades leves a medianas, é muito utilizada em indústrias cosméticas; estéticas e alimentícias por exemplo.
  • Látex Natural: o modelo mais conhecido das Luvas Descartáveis. O único problema é a sensibilidade que muitas pessoas desenvolvem. Nestes casos, é melhor evitar e optar pelas outras acima. 

A luva produzida em qualquer um destes materiais pode existir na cor preta. No entanto, por existir esta coloração, fica claro que a luva passou por um processo de tintura em sua fabricação. Por este motivo, na nossa opinião, as luvas pretas não deveriam ser utilizadas na cozinha já que essa coloração poderia causar algum risco ao alimento. 

Mas essa informação deve ser consultada diretamente com o fabricante do equipamento. Somente ele poderá dizer se o material possui os devidos testes que comprovem que não haverá a migração de compostos, incluindo os pigmentos, para os alimentos manipulados.

Para fazer essa consulta, você pode contatar o SAC das empresas fabricantes do produto.  

As luvas pretas para cozinha são consideradas EPI? 

Sim! As luvas pretas para cozinha são consideradas EPI. Mesmo que não sejam a melhor opção para ser utilizada com alimentos, já que podem soltar micro pigmentação, continuam sendo consideradas Equipamento de Proteção Individual e os motivos são muito simples. 

Segundo a NR 6,  Equipamento de Proteção Individual é “todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho”

Além disso, o equipamento só poderá ser posto à venda ou utilizado com a indicação do Certificado de Aprovação – CA, independente de o EPI ser de fabricação nacional ou importado. 

O terceiro e último ponto importante para verificarmos se as luvas pretas para cozinha podem ser consideradas EPI, é se observar se as mesmas se encontram no Anexo I da NR 6. Neste anexo está a Lista de todos os Equipamentos de Proteção Individual disponíveis no mercado.

Bem, agora você já sabe todas as características fundamentais para um produto ser considerado Equipamento de Proteção Individual, certo? Portanto, voltamos a questionar: será que as luvas pretas para cozinha são consideradas EPI? 

Sim! 

As Luvas Descartáveis para Cozinha, independente da sua cor, são consideradas EPI pois correspondem aos três indícios para tal: 

  • oferecem proteção individual;
  • possuem certificado de aprovação – CA;
  • constam no Anexo I da NR 6. 

Quem deve fornecer as luvas pretas para cozinha? 

Por serem consideradas EPI, as luvas pretas para cozinha (lembrando que não necessariamente deverão ser pretas) são de utilização obrigatória pelo trabalhador e fornecimento obrigatório pelo empregador. 

Ou seja, todas as empresas onde houver a necessidade da implementação do equipamento, deverão obrigatoriamente seguir cada item da NR 6.

Sendo assim, vemos nos itens 6.6 e 6.7  respectivamente, as responsabilidades do Empregador e do Trabalhador quanto ao equipamento. Assim, o empregador deverá:

  • Adquirir o EPI adequado ao risco de cada atividade (no caso, o Jaleco);
  • Exigir seu uso;
  • Fornecer ao trabalhador somente o aprovado pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho;
  • Orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação;
  • Substituir imediatamente, quando danificado ou extraviado; 
  • Responsabilizar-se pela higienização e manutenção periódica; e,
  • Comunicar ao MTE qualquer irregularidade observada.
  • Registrar o seu fornecimento ao trabalhador, podendo ser adotados livros, fichas ou sistema eletrônico. (Inserida pela Portaria SIT/DSST 107/2009)

Quanto ao trabalhador, cabe: 

  • Usar, utilizando-o apenas para a finalidade a que se destina;
  • Responsabilizar-se pela guarda e conservação;
  • Comunicar ao empregador qualquer alteração que o torne impróprio para uso; e,
  • Cumprir as determinações do empregador sobre o uso adequado.

Luvas Pretas? É na Prometal EPIs

Confira agora mesmo as nossas opções de luvas descartáveis e aproveite as nossas condições exclusivas de pagamento.

Continue no nosso blog! Leia também: EPI: Quais são os tipos de EPIs mais utilizados?

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.