Blog   Segurança do Trabalho   06 de dezembro de 2022

Prevenção Contra Incêndios – Saiba mais sobre a proteção ativa e passiva!

Tempo de Leitura: 6 minutos
Prevenção Contra Incêndios

A prevenção contra incêndios se dá de forma ativa e passiva e ter conhecimento disso é fundamental para que a empresa possa funcionar corretamente e evitar eventuais danos.

Atuar com os cuidados adequados possibilita que a empresa tenha toda a documentação legalizada para seu funcionamento.

Empresas que não se preparam na prevenção contra incêndios acabam tendo o alvará de funcionamento negado por laudo desfavorável do corpo de bombeiros.

Por isso, é fundamental compreender a dinâmica de proteção ativa e passiva para que o local funcione conforme o esperado e esteja devidamente legalizado.

Nós vamos te explicar com mais detalhes a importância da prevenção contra incêndios e como esse investimento é essencial para evitar danos maiores.

Proteção contra incêndios: a importância das medidas ativas e passivas

Quando o assunto é proteção contra incêndios, existe uma série de ações estratégicas que podem ser tomadas.

No entanto, existem protocolos que são ativos e outros passivos em relação ao processo de proteger seu patrimônio de eventuais incêndios.

Conhecer as diferenças é fundamental para que todas as ações possam ser tomadas, viabilizando a proteção do imóvel com a máxima eficiência. Separamos as principais diferenças para que conheça a compreenda para uma aplicação eficiente em seu imóvel.

Proteção Ativa: a mais conhecida

A proteção ativa é amplamente utilizada e conhecida pelas pessoas, inclusive, muitos são os que conhecem apenas a proteção ativa contra incêndios.

O sistema de PACI (Proteção Ativa Contra Incêndios) basicamente consiste no uso de equipamentos e medidas que visam o combate imediato de um incêndio já iniciado.

Extintores, alarmes, sprinklers e hidrantes são alguns dos materiais usados na proteção ativa com o objetivo de extinguir um fogo já existente.

Isso significa dizer que, resumidamente, a proteção ativa tem o foco no combate ao incêndio já estabelecido. Possibilitando que ocorra extinção manual e automática dependendo do porte do local.

O objetivo é que em caso de incêndio o sistema esteja operante e eficiente para combater a situação e evitar danos irreparáveis.

Proteção Passiva

A proteção passiva que é menos divulgada, mas que desencadeia benefícios também é importante para combater eventuais incêndios.

O foco nesse caso é isolar o foco do incêndio com o objetivo de ganhar tempo e evitar que a estrutura inteira do imóvel seja danificada.

Medidas de vedação, bloqueio e uso de materiais resistentes ao fogo são apenas algumas das ações de proteção passiva que podem ser adotadas no cotidiano.

Ambos os métodos de proteção são essenciais para combater um eventual incêndio, atuando de forma rápida para minimizar danos que o imóvel pode vir a sofrer.

Principais medidas de proteção ativa de prevenção contra incêndios

Elencamos as principais medidas ativas para que seja possível atuar na prevenção contra incêndios em seu imóvel, que são:

1.  Ter um sistema básico de proteção

Os extintores portáteis são um dos principais aliados no sistema básico de prevenção contra incêndios.

Com componentes que funcionam para combater o incêndio em diferentes materiais, portáteis e fáceis de usar, os extintores possibilitam apagar o fogo ainda no início evitando danos expressivos em sua estrutura.

2.  Sistema fixo

Os sprinklers são um sistema fixo que inicia operação imediatamente após serem ativados por algum foco de incêndio.

A água é liberada para controlar o fogo em estágio inicial, evitando que ocorra propagação do fogo. Isso possibilita que todas as pessoas presentes no ambiente tenham mais tempo hábil para fugir do incêndio, enquanto o sistema apaga e controla a situação.

Os hidrantes e mangotinhos são usados no sistema fixo, mas são acionados ao perceber a existência de um incêndio. Dessa forma eles liberam água no foco de incêndio com a vazão adequada para que o fogo possa ser controlado sem alagar o local.

Hidrantes também costumam ser de grande ajuda quando o corpo de bombeiros precisa ser acionado para controlar um incêndio, possibilitando que o acionamento ajude no controle rápido.

3.  Sinalização de emergência

A sinalização e iluminação acionados em momentos de emergência são essenciais para que todos os presentes no ambiente possam evacuar rapidamente em caso de incêndio.

Afinal, o objetivo de todos os métodos de prevenção contra incêndios é salvar as vidas presentes no local e em segundo plano controlar o incêndio por completo. De modo que as medidas preventivas possam evitar um incêndio de grande porte que comprometa toda a estrutura do imóvel.

4.  Controle de movimento de fumaça   

O controle de movimento de fumaça é um sistema que pode ser usado com diferentes métodos, tendo como foco evitar que o fogo se espalhe e as pessoas inalem gases provenientes do incêndio.

Principais medidas de proteção passiva de prevenção contra incêndios

Já a proteção passiva conta com medidas diferentes, visando que ambas possam coexistir, garantindo maior proteção para o imóvel. Elencamos quais são as principais medidas passivas para garantir a integridade do imóvel em caso de incêndio, que são:

1.  Vedação

Uma das principais medidas de proteção consiste em vedar o local, para que ele não seja atingido pelo fogo em todas as suas estruturas.

Dessa maneira é possível garantir tempo hábil para que as pessoas evacuem o local e o corpo de bombeiros consiga chegar para iniciar o combate ao incêndio.

É muito comum o uso de porta corta-fogo em edifícios de grande porte na escadaria, esse é um exemplo de medida de vedação.

Caso um dos andares do prédio sofra com um incêndio a porta devidamente fechada será capaz de conter e evitar que o fogo se espalhe pelos andares de todo o edifício.

Por isso, sempre que esse tipo de medida é tomada em um ambiente é fundamental que todos estejam cientes e contribuam para a segurança no espaço.

Tendo em vista que, deixar a porta aberta compromete a vedação e consequentemente, aumenta os riscos de que todo o prédio seja incendiado.

2.  Proteção em estruturas metálicas

A proteção de estruturas metálicas é essencial, esses materiais perdem a resistência quando alcançam temperaturas elevadas.

O objetivo nesse caso é que a proteção seja eficiente para que a estrutura resista por um período prolongado, dando tempo de que todos os presentes no ambiente possam fugir.

3.  Produtos anti chamas

Algumas empresas atuam com materiais inflamáveis em seu cotidiano. A aplicação de produtos anti chamas é importante para que esses materiais recebam a aplicação de produtos anti chamas.

De modo que isso contribua para que o material inflamável não ofereça um risco constante no dia a dia da empresa. E caso venha a ocorrer um incêndio no local o fogo demore mais para se espalhar.

Encontrando no material antichamas uma barreira necessária para evitar que o fogo domine o local e cause um incêndio rápido de grandes proporções.

Afinal, o objetivo é sempre de ganhar tempo e facilitar o controle do incêndio para evitar que o eventual incêndio cause vítimas fatais.

Prevenção contra incêndios é essencial

Sem as devidas medidas de proteção contra incêndios as empresas não conseguem obter o alvará de funcionamento. Isso ocorre devido a importância de manter todas as medidas possíveis para uma eventual situação de incêndio.

O objetivo ao negar o alvará de funcionamento e solicitar os ajustes é que o corpo de bombeiros consiga manter as estruturas presentes nas cidades mais seguras.

Viabilizando o combate inicial de um incêndio caso o fogo comece a se espalhar pela propriedade. Dessa forma é possível garantir que as pessoas presentes no imóvel fujam a tempo.

Evitando que as vidas sejam perdidas por causa da falta de equipamentos de prevenção e controle de incêndios. Bem como, por não ter tomado as medidas necessárias na estrutura do imóvel.

Como definir as medidas que precisam ser tomadas em meu imóvel contra incêndios?

É fato que medidas de proteção ativa e passiva são indispensáveis para garantir a segurança de funcionários, clientes, moradores, prestadores de serviço e outros ocupantes de seu imóvel.

Por isso mesmo, todas as medidas essenciais devem ser definidas ainda no desenvolvimento do projeto de segurança contra incêndio.

Existem normas técnicas e Leis vigentes de acordo com o porte do local e estrutura, para que o imóvel seja o mais seguro possível para todos os ocupantes.

Seguir todas essas normas já na etapa de definição de como será o uso do imóvel é essencial. De modo que toda a estrutura seja montada para proporcionar segurança, facilitação do combate de incêndios e eficiência no uso do espaço.

É possível adaptar um imóvel que já está em funcionamento?

A adaptação de um imóvel já existente para que ele seja mais seguro também deve ser feita por profissionais qualificados. Ter uma equipe capacitada guiando seu projeto de prevenção é fundamental.

Tendo em vista que, os profissionais podem atestar a segurança do local ao concluir a execução do projeto em questão. E isso é essencial para que a empresa possa ter o Auto de Vistoria (AVCB) e o Certificado de Licença (CLCB).

Documentos que são necessários para o funcionamento da propriedade de forma totalmente legalizada. Sem a emissão de tais documentos a atividade prevista para ser exercida no prédio não será regular.

Portanto, o projeto deve ser pautado pelo uso de materiais de qualidade, que estejam de acordo com as normas vigentes. Ao mesmo tempo em que é desenvolvido por profissionais qualificados e que são experientes na prevenção.

O foco é sempre preservar ao máximo o imóvel para evitar que um incêndio seja iniciado. E na medida do possível, em caso de incêndio dar tempo para que todos os ocupantes fujam e o incêndio seja o menor possível.

Sem a adaptação de um imóvel que já está em funcionamento irregular, se torna impossível ter a documentação para regularizar o funcionamento do local.

É importante que a empresa invista na adaptação com o foco preventivo para que possa atuar de forma 100% legalizada.

Encontre equipamentos de segurança na Prometal EPIs

Precisando de EPIs para bombeiros? Chegou ao lugar certo.

Aqui em nossa loja dispomos de uma linha completa de equipamentos para o combate a incêndios com segurança e eficiência. Entre em contato e aproveite as nossas vantagens. 

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.