Blog   EPIs   13 de dezembro de 2022

A escolha da marca de EPI impacta na proteção do trabalhador?

Tempo de Leitura: 4 minutos
escolha da marca de EPI

Se tratando da Segurança do Trabalho, todo cuidado é necessário para a proteção do trabalhador. Mas será que até mesmo a escolha da marca de EPI pode impactar diretamente na segurança do profissional que está em atividade?

Sabemos que a escolha do equipamento errado, por exemplo, pode causar danos irreparáveis à saúde do funcionário. Por isso, existem os programas de gerenciamento dos riscos, para que tudo seja feito corretamente na eliminação e atenuação dos agentes.

No entanto, é nos detalhes que também podemos encontrar grandes diferenças entre um produto e outro. E é aí que entra o fabricante, ou seja, a marca daquele EPI. Entre dois produtos praticamente idênticos, este pode ser um diferencial para a tomada de decisão.

Mas como saber identificar as melhores marcas do mercado? Aquelas mais confiáveis? As que oferecem o melhor custo benefício no final das contas? É isso que veremos no artigo de hoje. Se você tem dúvidas quanto a este assunto, fique ligado! 

Boa leitura!

Como escolher corretamente um EPI 

A escolha do EPI impacta diretamente na segurança do trabalhador durante suas atividades. Isso porque esta é a última das medidas de controle de risco a serem tomadas a fim de eliminar ou atenuar os agentes de risco de um ambiente de trabalho.

Ou seja, se o EPI não funcionar como o esperado, o usuário do mesmo estará exposto diretamente aos riscos que aquele equipamento estava apto a defender. Por este motivo, a escolha do produto é um passo de fundamental importância para todos em uma empresa.

Até porque, se chega a ocorrer um acidente ou o trabalhador contrair uma doença ocupacional por conta da má escolha do EPI, é problema na certa para o empregador. Isso porque fornecer os equipamentos adequados é uma obrigação da empresa contratante.

Veja um passo a passo para escolher corretamente um EPI:

  1. Siga os passos do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) a fim de identificar cada um dos agentes presentes no ambiente de trabalho.
  2. Sabendo dos riscos, é possível identificar quais os EPIs serão necessários daqueles presentes no Anexo I da NR 6.
  3. Procure uma Loja Especializada em EPIs que seja da sua confiança.
  4. Verifique se o equipamento em questão possui Certificado de Aprovação (CA) ativo, e se o produto está dentro da validade. 
  5. Observe a qualidade dos materiais que compõem o produto.
  6. Escolha entre as variadas marcas, aquela que oferece o melhor custo benefício. 

A escolha da marca de EPI

A escolha da marca de EPI é sim um fator muito importante e que pode ser decisivo para a escolha do equipamento mais adequado. Isso porque esse fator não implica somente por questões publicitárias, mas também implica diretamente na qualidade do produto.

Marcas reconhecidas no mercado são aquelas que já foram testadas por muitos e muitos clientes e, se continuam a ser reconhecidas, é porque verdadeiramente possuem algum diferencial. Busque identificar que diferencial é este, e se ele faz sentido para você.

Não adianta você optar por uma marca com selo de sustentabilidade, por exemplo, se a sua empresa não se importa com esse tipo de situação. Agora, se a sua empresa for comprometida com o meio ambiente, então esse diferencial pode concluir a sua decisão. 

Agora, existem alguns pontos cruciais e comuns a serem observados pela grande maioria dos compradores: a qualidade dos produtos. Algumas marcas são conhecidas por oferecerem produtos de qualidade, outras nem tanto. 

Mas o que queremos dizer com produtos de qualidade? 

Quando mencionamos produtos de qualidade, queremos dizer aqueles que foram fabricados utilizando matérias primas da mais alta qualidade. Porque no final das contas, um EPI é um conjunto de matérias estrategicamente fixadas a fim de oferecer proteção.

Se esses materiais que compõem o equipamento forem de má qualidade, não há selo de sustentabilidade que torne aquele EPI a melhor solução. É preciso verificar cada uma das peças do produto, a fim de observar se os materiais parecem fortes e resistentes.

É aí que você irá conseguir analisar se aquela marca oferece um bom custo-beneficio ou não. Porque não adianta o preço ser barato, se o produto for de má qualidade. Ou então o contrário: um EPI muito caro, mas que não possui tanto valor assim.

O melhor custo benefício não é o mais barato e nem o mais caro, mas sim, aquele produto que compensa o valor pela qualidade. Um produto durável e de preço justo. Que não cobre além do que realmente vale. Essa será a melhor escolha da marca de EPI.

Motivos para escolher a marca certa de EPI

Como você viu anteriormente, são muitos os fatores para que você consiga fazer a melhor escolha da marca de EPI. No entanto, insistimos que vale a pena, e os motivos são muitos. 

Primeiro, você poderá ter certeza de que está adquirindo um produto de qualidade. Ou seja, poderá ficar tranquilo já que os profissionais estarão trabalhando em segurança, evitando acidentes e doenças ocupacionais. Assim, a empresa também se mantém em dia com a legislação que exige que sejam fornecidos os equipamentos adequados às equipes.

Em segundo lugar, adquirir os melhores EPIs para os seus funcionários pode possibilitar uma redução de custos na sua empresa. Dizemos isso com convicção porque já cansamos de atender clientes tendo que repetir uma compra porque adquiriu os produtos errados.

Ou então, produtos de má qualidade, que estragam ou se extraviam rapidamente, exigindo uma nova compra por parte do empregador. Situações como essa não são tão incomuns quanto se imagina. Por isso é preciso levar em consideração a escolha da marca de EPI.

Outro ponto que pode ser vantajoso neste sentido é as condições que aquela marca oferece. Os benefícios da escolha, que vão além dos preços e materiais em que são feitos os equipamentos de proteção.

Observe também se oferece algum tipo de garantia, se o site e as redes sociais do fabricante são interessantes, se a empresa oferece um bom canal de atendimento. Tudo isso é importante caso você venha a ter algum problema com o equipamento.

Levando esses pontos em consideração, você com certeza conseguirá chegar a uma ótima conclusão quanto à escolha da marca de EPI. E, se ainda assim restar alguma dúvida, é só contar com a Prometal EPIs. 

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.