Blog   Notícias   20 de dezembro de 2022

Quais são as Máscaras Reutilizáveis?

Tempo de Leitura: 4 minutos

Desde o começo da pandemia, muito se fala sobre as máscaras reutilizáveis e sua importância. De fato elas são cruciais para mantermos a segurança hoje em dia no que se trata da disseminação e contração de vírus como o da Covid-19. 

Em todos os estados brasileiros, o uso deste tipo de proteção ainda é obrigatório em ambientes fechados. No entanto, para atividades ao ar livre, o uso de máscaras reutilizáveis já foi flexibilizado. O que é o caso de Santa Catarina, Rio de Janeiro e Distrito Federal.

Muitas pessoas se questionam sobre a real eficácia destes produtos em uma pandemia, mas o que vai contar mesmo nesta hora é se a máscara utilizada é mesmo adequada ou não. Nessas horas, alguns cuidados são fundamentais.

Se você tem dúvidas sobre quais são as máscaras reutilizáveis, quais são as descartáveis, e quais são os cuidados para uma proteção adequada, fique de olho neste artigo! Aqui iremos mostrar a você tudo que precisa saber para se proteger contra o coronavírus.

Boa leitura!

Máscara ou Respirador: o que você precisa saber

Mesmo depois de dois anos de pandemia, é possível constatar que ainda há muitas dúvidas sobre máscaras e respiradores. Algumas pessoas confundem um com o outro, outras pensam que se trata da mesma coisa… Como aqui é um blog de Segurança do Trabalho, é preciso esclarecer alguns pontos para que fique não só claro como também correto. 

Quando mencionamos Respirador, nos referimos sempre ao Equipamento de Proteção Individual (EPI). Que possui Certificado de Aprovação e é listado no Anexo I da NR 06 – a norma regulamentadora que determina tudo que é relacionado aos EPIs. 

Um exemplo de respirador muito utilizado durante a pandemia é o PFF2, ou como muitos o chamam, N95. Lembrando que a N95 é o produto equivalente à PFF2 regulamentado pelas normas americanas. Aqui no Brasil, o correto é PFF2, que toma como base para os ensaios a própria N95.  

Mas ainda existem outros tipos de respiradores, como o PFF1, PFF3, e também os modelos que não são descartáveis, como o Respirador Facial, Semi-facial ou ¼  facial. Todos esses modelos são Respiradores. 

Agora se tratando das máscaras, podemos mencionar como exemplo as máscaras cirúrgicas, muito utilizadas pela área da saúde e também no ramo alimentício. Este produto serve para proteger não só o usuário, como também o alimento que está sendo manipulado, por exemplo. 

Além deste modelo, podemos trazer aqui também as máscaras de tecido, que também estão sendo muito utilizadas contra o coronavírus. Essas, inclusive, são consideradas máscaras reutilizáveis, que estamos dando enfoque neste artigo.

Importante ressaltar que esses dois modelos de máscaras não são consideradas EPIs, pois não possuem Certificado de Aprovação e nem mesmo se enquadram na NR 06. No entanto, também são de uso obrigatório e devem ser fornecidas gratuitamente pelo empregador.

E quais são as Máscaras Reutilizáveis?

Para o bem da verdade, as máscaras reutilizáveis são aquelas de tecido, que temos em casa e podem ser lavadas e reutilizadas milhares de vezes. Isso acontece justamente graças ao processo de higienização, que permite que o produto seja reutilizado. 

Todos os respiradores PFF2 e as máscaras cirúrgicas são produtos descartáveis. Ou seja, de uso único: utilizou, jogou fora. No entanto, esse é um assunto bem polêmico em tempos pandêmicos e nós vamos explicar o porquê. 

Logo que foi dada a recomendação de uso de PFF2 para o controle da disseminação e contração do vírus, este produto entrou em escassez no mercado. Lógico, antes eram vendidos somente para um público segmentado, depois passaram a ser requisitados por toda a população. E não estamos dizendo somente brasileira, população mundial! 

Isso fez com que as fábricas entrassem em colapso, fazendo com que o produto rapidamente se tornasse escasso. O que foi um problema para os profissionais da área da saúde, por exemplo, que precisavam do EPI para trabalhar diariamente. 

Com isso, surgiu a determinação de que dentro do prazo de 5 dias, o produto poderia ser reutilizado, desde que fossem tomados todos os cuidados necessários. 

Ou seja, as máscaras reutilizáveis seriam só as de tecido, mas devido a este problema, o PFF2 e a máscara cirúrgica também podem acabar se enquadrando neste quesito, embora não seja o certo. Não sabemos ainda por quanto tempo essa determinação será válida.

Onde adquirir máscaras reutilizáveis?

Nós sempre defendemos aqui na Prometal EPIs que os produtos sejam comprados nos locais certos. Pois somente assim você terá acesso ao melhor custo benefício e à oportunidade de escolher entre as melhores marcas e variedades. 

Se tratando das máscaras reutilizáveis de tecido, por exemplo, essa questão é mais simples, já que você pode comprá-las em qualquer estabelecimento, de uma pessoa que faça artesanalmente, ou até mesmo confeccionar a sua própria máscara.

Já as máscaras cirúrgicas, bem como os respiradores PFF2, são tecnicamente descartáveis. Mas devido ao problema da escassez mencionado no tópico anterior que fez com que as mesmas pudessem ser reutilizadas, precisamos enquadrá-las aqui também.

Portanto, máscaras cirúrgicas você encontra facilmente em lojas de EPIs, farmácias, ferragens ou lojas de departamentos. São vendidas geralmente em caixas, com 50, 100 ou até 200 unidades, o que facilita já que o produto deve ser descartado em seguida.

Agora, para mencionar também os respiradores PFF2, esses nós recomendamos que sejam comprados em um único e exclusivo local: lojas especializadas em EPIs. Isso porque, diferente dos anteriores, este é considerado um Equipamento de Proteção Individual. 

E só isso já desperta uma série de cuidados que o comprador deve ter na hora de adquirir o produto. Como se trata de um EPI, é importante verificar o certificado de aprovação, por exemplo. Porque sem ele, o produto nem mesmo poderá se chamar PFF2 e, assim, poderá não oferecer a proteção esperada pelo comprador.

Lembrando que o PFF2 também é um produto descartável, e somente está podendo ser reutilizado agora em tempos de pandemia, enquanto o item ainda está relativamente escasso no mercado. 

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.