Blog   Segurança do Trabalho   15 de novembro de 2023

Conheça os modelos de Tripé para Espaço Confinado

Tempo de Leitura: 5 minutos

O Tripé para Espaço Confinado é um importante equipamento para todos os trabalhadores que atuam nestes locais. Atualmente, existem diferentes modelos com diversas especificações que devem ser levadas em consideração no momento da escolha.

Isso porque essa é uma atividade que envolve muitos riscos e, por este motivo, é fundamental contar com os equipamentos certos. Um uso indevido de um produto ou de outro pode acarretar em acidentes de trabalho graves ou até mesmo fatais.

Segundo o relatório de 2021 da Análise de Impacto Regulatório sobre a NR 33 (norma sobre Espaços Confinados), entre 2011 e 2020, foram 280 acidentes típicos de trabalho registrados, onde a CID (Classificação Internacional de Doenças) envolvida era T71 e W81.

Estes códigos indicam respectivamente T71, asfixia, e W81, confinamento/aprisionamento em ambiente pobre de oxigênio. Ainda, 244 desses acidentes foram responsáveis por envolver asfixia, estrangulamento ou afogamento, o que corresponde a 87% do total.

Muitos destes infortúnios poderiam ter sido evitados com o uso de equipamentos adequados, como EPIs adequados, o próprio Tripé para Espaço Confinado, entre outros.

Por isso, no artigo de hoje, iremos falar mais sobre este produto em questão, além de outras informações importantes sobre este tipo de trabalho tão arriscado.

O que você precisa saber sobre Espaço Confinado

Espaços confinados são todos os ambientes que se caracterizam pela falta de ventilação adequada, falta de mobilidade, poucas vias de entrada e saída, etc. Portanto, são ambientes que apresentam muitos riscos à saúde e/ou segurança dos trabalhadores.

Uma das principais razões para que uma situação seja denominada dessa forma é também a possibilidade de altas concentrações de gases poluentes. Além de ser frequentemente tóxico, a falta de ventilação pode, portanto, levar a altas concentrações.

Dessa forma, vemos que nenhum espaço confinado é projetado para a permanência humana. Mesmo assim, é inevitável que algumas atividades sejam realizadas nesses ambientes. Afinal, esses espaços também precisam ser limpos, ou haverá máquinas que eventualmente precisarão de manutenção, entre outras possibilidades.

Entre os espaços confinados mais comuns podemos citar:

  • Silos agrícolas;
  • Túneis;
  • Vaso de Pressão;
  • Redes e gasodutos;
  • Tanque de combustível;
  • Galerias de esgoto; entre outros.

Cada um desses espaços possuem riscos diferentes, que devem ser previamente avaliados e documentados com responsabilidade. Como muitos deles não são possíveis de eliminar por completo, entra a necessidade do uso de equipamentos para amenizar seus impactos.

E é aí que entram os EPIs. Regidos pela NR 6, os equipamentos de proteção individual são de extrema importância para o cotidiano dos trabalhadores, já que os protegem daqueles riscos inevitáveis. São obrigatórios, e devem ser fornecidos pela empresa gratuitamente.

O Tripé para Espaço Confinado não é considerado um EPI, mas ainda assim é importante e obrigatório já que se trata de um Equipamento de Proteção Coletiva. 

EPCs – entenda o que são 

Equipamentos de proteção coletiva (EPC), como o próprio nome sugere, são todos aqueles equipamentos que servem à proteção dos trabalhadores de maneira coletiva. Esses dispositivos são usados ​​principalmente para melhorar a segurança do trabalho em ambientes que apresentam riscos à saúde e à segurança pessoal dos profissionais.

Além de prevenir acidentes de trabalho e possíveis doenças ocupacionais, os equipamentos de proteção coletiva ajudam a amenizar todos os riscos existentes no local de trabalho. Outra função de alguns modelos de EPC é sinalizar perigos ou delimitar áreas para reduzir a incidência de problemas trabalhistas.

O Tripé para Espaço Confinado é um destes equipamentos propostos a promover a segurança dos trabalhadores de maneira coletiva. Isso porque apesar de somente um trabalhador poder utilizar o mecanismo por vez, poderá mais de um colaborador fazer o uso do mesmo equipamento ao longo do dia. 

Veja outros tipos bem conhecidos de EPCs, além do tripé que estamos vendo neste artigo:

  • Placa para Sinalizações (saída, escadas, estacionamento, etc);
  • Chuveiro e Lava-Olhos;
  • Sensor de presença;
  • Cone de Sinalização;
  • Luzes de Emergência.
  • Cavaletes;
  • Fitas Sinalizadoras;
  • Sistemas para Ventilação e Exaustão;
  • Proteção contra ruídos e vibrações;
  • Purificadores de ar;
  • Sistemas de Alarmes;
  • Exaustores para gases e vapores;
  • Etc.

Assim como os EPIs, os EPCs também são obrigatórios e devem ser fornecidos gratuitamente pelo empregador aos seus colaboradores. Do contrário, além de colocar os trabalhadores em risco, a empresa estará sob risco de multas e processos judiciais.

Tripé para Espaço Confinado – conheça os modelos

O Tripé para Espaço Confinado é um equipamento de proteção coletiva que deve ser usado para retirar ou levar um trabalhador para dentro de um espaço confinado. Para que fique mais claro, vamos usar como exemplo um tanque com um pequeno orifício na parte superior por onde o trabalhador terá que passar.

Nessa situação, o tripé deverá ser montado também na parte superior, exatamente em cima da estreita passagem para o interior do espaço. Com seus três pilares posicionados ao redor do buraco, é possível fazer o içamento ou a descida do trabalhador daquele local. 

Além disso, também pode ser utilizado em caso de acidentes, visando a retirada do ferido de dentro do espaço confinado, podendo efetuar o resgate muito rapidamente. Quanto aos modelos de Tripé para Espaço Confinado, na verdade, são poucas as variações.

Você poderá encontrar tripés que, em vez de corrente, possuem fitas entre os pilares de sustentação; têm diferentes números de pontos de ancoragem; se o produto acompanha guinchos e 3ways; se é produzido em alumínio ou aço; e por aí vai. 

Também existe um outro modelo de equipamento que possui o mesmo objetivo do tripé, que é o Monopé. Como o nome já diz, em vez de três, ele possui somente um pilar de sustentação. No entanto, a intenção é a mesma: permitir o acesso e a saída de trabalhadores ao espaço confinado.

EPIs para Espaço Confinado

O EPI em espaço confinado é a última de todas as medidas de controle de risco a serem tomadas. Como tal, são considerados a “última carta” para proteger os trabalhadores. Assim sendo, são itens essenciais para a segurança do trabalho.

Devem ser fornecidos gratuitamente aos funcionários de acordo com a Norma Regulamentadora dos EPI – NR 6. Por outro lado, usá-lo com responsabilidade faz parte da obrigação do empregado, bem como a guarda e manutenção do mesmo..

A definição de qual EPI será utilizado para o espaço confinado dependerá da avaliação de risco do local. Somente após a identificação de cada risco é possível determinar como gerar a proteção adequada contra o agente.

Essa definição é dada pelo PGR (sigla para Programa de Gerenciamento de Risco). O foco principal do programa é identificar riscos no ambiente de trabalho para desenvolver medidas preventivas (tais como, os EPIs e EPCs).

Alguns exemplos de EPIs utilizados em Espaços Confinados:

  • Cinto de Segurança para Espaço Confinado;
  • Respirador;
  • Capacete de Segurança;
  • Botinas de Segurança;
  • Luvas;
  • Óculos de Proteção;
  • Trava-quedas;
  • Etc.

Os EPIs, em conjunto com os EPCs, são a combinação necessária para promover a segurança do trabalho nesses locais de tão difícil acesso. Um produto não substitui o outro, e todos devem ser usados em conjunto para uma real proteção.

Onde comprar Tripé para Espaço Confinado

O melhor lugar para comprar um tripé para espaço confinado é em uma loja especializada em Equipamentos de Proteção, sejam eles individuais ou coletivos. Dessa forma, você terá acesso aos melhores fabricantes do mercado, o que lhe trará mais segurança no momento de compra para evitar produtos de má qualidade.

Procure identificar lojas que tenham boa reputação no mercado, e que possuam uma história consolidada no mercado de EPIs. Muito provavelmente, serão essas lojas que oferecerão a você as melhores negociações B2B, bem como o melhor custo benefício. 

Se você puder visitar pessoalmente uma dessas lojas especializadas, talvez possa até observar o produto que deseja comprar pessoalmente. No intuito de averiguar a qualidade do material, os detalhes das peças, dentre outras opções. 

Precisando de Tripé para Espaço Confinado? Conte com a Prometal EPIs. Entre em contato e faça a sua cotação conosco. Aproveite o melhor custo benefício do mercado. 

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.