Blog   EPIs   17 de maio de 2023

Como escolher o abafador de ruído para capacete?

Tempo de Leitura: 5 minutos
abafador de ruído para capacete

O abafador de ruído para capacete é um EPI importantíssimo para a manutenção da saúde auditiva do colaborador. Escolher corretamente o abafador de ruído é indispensável para que seja possível ter uma rotina de trabalho que não exponha o profissional a riscos desnecessários.

Tendo em vista que o excesso de ruído pode causar danos permanentes para a audição do colaborador, utilizar os equipamentos de proteção torna-se imprescindível para a segurança do trabalho nestas situações.

Portanto, escolher o abafador de ruído adequado conforme a NR 15 é fundamental para proteger toda a equipe. Até porque, existem diferentes níveis de ruídos e por isso devem ser levados em consideração. 

Além disso, muitas vezes o EPI para proteção auditiva deve ser utilizado em conjunto com o capacete de segurança. E aí, como escolher o que melhor se encaixa? 

Nós elencamos algumas dicas e informações úteis para te ajudar a escolher o melhor abafador de ruído para capacete, tendo uma compra mais fácil. Confira a seguir todos os dados que poderão ajudar nas próximas compras de EPIs.

Para que serve o abafador de ruído para capacete?

A escolha do abafador de ruído ideal depende diretamente do entendimento a respeito de para que serve o equipamento de proteção individual.

Sendo assim, o abafador de ruído é um equipamento essencial para diversos profissionais que atuam diariamente expostos a diversas fontes de ruídos que podem comprometer a saúde auditiva.

Por isso mesmo, diferentes profissionais precisam fazer uso do equipamento como parte de seu cotidiano de trabalho. Tendo em vista que, o abafador é responsável por proteger a saúde auditiva do profissional durante todo o expediente.

Atualmente, o mercado oferece abafadores de diferentes níveis, viabilizando que o grau de proteção seja compatível em decibéis com o nível de ruído emitido no ambiente.

Portanto, além de escolher um abafador de ruído de boa qualidade, é importante que o responsável pela compra tenha também o cuidado de escolher de acordo com a função que cada membro da equipe desempenha.

No caso do abafador de ruído para capacete, como o próprio nome já sugere, é para aqueles profissionais que precisam fazer uso não só da proteção auditiva, como de um capacete de segurança para a proteção da cabeça.

Nestes casos, é preciso adquirir EPIs que possam ser utilizados em conjunto, sem oferecer nenhum tipo de desconforto para o usuário. 

Quando utilizar o abafador de ruído?

Existem muitos profissionais que precisam dos diversos modelos de abafadores de ruídos. Tais profissionais estão especialmente atuando em ambientes como indústrias, ou na operação de máquinas que emitem tais ruídos, como é o caso de profissionais que atuam em:

  • Aeroportos;
  • Siderúrgicas;
  • Agricultura;
  • Operadores de máquinas agrícolas;
  • Indústria automobilística.

Tais segmentos costumam expor o profissional ao risco de perda de audição por causa dos ruídos emitidos ao longo do expediente. Entretanto, não são as únicas profissões com o risco.

Todos os colaboradores que atuam em atividades que extrapolam os limites determinados na NR 15, precisam inserir o abafador de ruídos como parte da rotina de proteção.

Caso contrário, podem sofrer danos irreversíveis em sua saúde auditiva. É dever da empresa fornecer o EPI, orientar o uso e exigir que os profissionais façam o uso correto ao longo do expediente.

É possível utilizar o abafador e o capacete de marcas diferentes?

Não. O Kit Abafador tem que ser da mesma marca do capacete pois, quando o Certificado de Aprovação do KIT for visualizado, nele estará mencionado o CA ou modelo ou marca do qual está aprovado para utilização em conjunto.

Infelizmente, sabemos que algumas marcas fazem ”manobras” para burlar essa combinação e informar, equivocadamente, que o kit abafador e o capacete não precisam ser da mesma marca. No entanto, essa informação não é verdadeira. 

O uso do protetor com o capacete deve sempre respeitar a NR 6, que define um conjunto de dispositivos usados para proteger o trabalhador de mais de um risco de forma simultânea.

Além disso, quando se trata do uso de conjuntos de equipamentos de proteção, a garantia de proteção se dá ao utilizar o conjunto como foi projetado pelo fabricante.

Isso significa que, ao comprar o capacete de uma marca e o abafador de outro, a empresa não está seguindo exatamente o protocolo de proteção que é recomendado.

Portanto, não se deve utilizar o abafador e o capacete de marcas diferentes, visando manter a proteção nos níveis que foram estabelecidos pelo fabricante do EPI em uso.

O objetivo é sempre oferecer o mais alto grau de proteção para sua equipe, visando evitar problemas de saúde para o colaborador e problemas judiciais para a empresa.  

Escolher um conjunto de qualidade e que alia proteção e conforto para todos os usuários é indispensável. Dessa forma, não há necessidade de se preocupar em comprar o capacete de uma empresa e o abafador de outra.

A compra é realizada em conjunto ou separada?

Geralmente, a compra é realizada em conjunto, onde o capacete já vem com o abafador de ruído acoplado. No entanto, pode ser comprada separadamente, desde que os dispositivos sejam da mesma marca. 

Outro fator interessante é que também é possível colocar a viseira no conjunto. O que adiciona uma camada de proteção importante para uma série de demandas, dependendo de qual é a atuação de sua equipe.

Sempre é importante escolher EPIs de acordo com a função de cada colaborador da equipe. Tendo como objetivo que os profissionais estejam sempre corretamente protegidos para a função que cada um desempenha.

Entretanto, quem já tem o capacete e deseja comprar apenas o abafador para completar a proteção do profissional, poderá fazê-lo sem dificuldade.

O segredo para ter a máxima qualidade em sua compra consiste em escolher o conjunto de peças que são da mesma marca.

Dessa forma, terá a proteção que foi definida pelo fabricante como resultado da composição de um conjunto que é funcional e tem qualidade.

Nossa dica para quem está comprando EPIs do zero e montando os kits para os profissionais é sempre fazer a compra dos conjuntos, para que as peças combinem entre si com eficiência. 

Mas no caso de equipes que já possuem EPIs e que precisam apenas de complementos, é possível fazer a compra de peças separadas e acoplar no capacete já disponível.

Como colocar e retirar o abafador no capacete

Um aspecto interessante é que, o abafador de ruído é uma peça que pode ser removida do capacete de segurança e higienizada, para que fique em boas condições de uso por período prolongado.

A montagem é bastante simples, por se tratar de um encaixe na lateral do capacete. Para regular, basta fazer uma pequena pressão na parte lateral do capacete, onde está acoplado o abafador.

Com a sutil pressão é possível remover o abafador e desmontá-lo para higienizar. Na sequência, basta fazer o encaixe na mesma região, com uma sutil pressão para que o abafador fique completamente fixado no capacete.

O abafador é uma peça que pode ser desmontada e lavada para que não fique com cheiro ruim ou acúmulo de bactérias. Afinal, é comum suar durante o expediente e ocasionar odor desagradável se a peça continua sendo usada sem o devido zelo pela limpeza.

Portanto, é útil aprender a encaixar e desencaixar o abafador do capacete, desmontando conforme necessidade para que o conjunto fique limpo e agradável de usar.

Conheça os modelos disponíveis na Prometal EPIs

Atualmente é possível comprar somente o abafador de ruídos separado, para acoplar em capacete que já está em uso e é da mesma marca que o abafador.

Bem como, é possível comprar o capacete com abafador e o capacete com abafador e viseira. Na Prometal EPIs, é possível encontrar todos os modelos de capacetes, abafadores e equipamentos de proteção individual que sua equipe necessita.

Dessa forma, sua equipe está sempre bem protegida, atuando com a máxima eficiência e segurança ao longo do expediente.

O que é fundamental para que todos se sintam bem, possam contribuir com a máxima produtividade ao longo do cotidiano laboral e ao mesmo tempo, acidentes possam ser evitados.

E se ainda tem alguma dúvida em relação à escolha de abafador de ruído para capacete, entre em contato com a equipe da Prometal EPIs!

A equipe é capacitada para esclarecer todas as suas dúvidas e te auxiliar a ter os melhores resultados em relação à compra de EPIs para seus profissionais trabalharem com a máxima segurança.

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.