Blog   EPIs   11 de outubro de 2022

Capacete de Segurança é o EPI mais utilizado? Veja os tipos aqui!

Tempo de Leitura: 6 minutos
Capacete de Segurança é o EPI mais utilizado

Será que o capacete de segurança é mesmo o EPI mais utilizado atualmente? Sendo ou não o mais utilizado, o item é fundamental em diferentes cenários!

Sua utilização adequada evita que acidentes de trabalho se tornem graves e possam levar o colaborador ao óbito.

Nós vamos te dar algumas informações importantes sobre o uso de capacete de segurança para que a peça faça parte de seu cotidiano de trabalho, proporcionando um ambiente saudável para toda sua equipe atuar.

Afinal, prevenção de acidentes e utilização adequada de EPIs são informações úteis e que precisam ser atualizadas de acordo com as novas normas vigentes.

Para que serve o uso de capacete?

O uso de capacete é um cuidado que deve ser estimulado no cotidiano de trabalho, justamente por servir para minimizar eventuais impactos na cabeça.

Caso algo caia sobre a cabeça do profissional durante a atividade de trabalho, o capacete de segurança é o EPI responsável por amortizar o impacto.

Assim como acontece nos casos de queda do profissional durante o expediente, viabilizando que a cabeça não colida diretamente com o solo.

Além da função básica, dependendo do modelo de capacete outras finalidades de segurança também são interessantes, como a proteção do rosto, pescoço e ombros do profissional em relação a eventuais respingos ou vazamentos, bem como, choques elétricos e queimaduras.

Na construção civil, o capacete de segurança é indispensável. Possibilitando que o profissional esteja adequado para poder transitar no canteiro de obra. Caso contrário, estará exposto a diversos riscos, como a queda de algum objeto em sua cabeça durante a rotina de trabalho.

A rotina na construção civil é repleta de riscos que podem ser minimizados pelo uso do capacete e outros EPIs. Justamente para tornar o ambiente mais seguro e possibilitar que os profissionais tenham bons resultados em seu cotidiano de trabalho.

Afinal, um espaço seguro e pensado para que o profissional possa desempenhar suas atividades tranquilamente potencializa os resultados que todos podem obter em conjunto como equipe.

Quais são os tipos de capacete de segurança?

Atualmente o mercado disponibiliza uma série de modelos e tipos de capacetes de segurança, possibilitando a adequação para a atividade que o profissional executa.

Essencialmente, o capacete de segurança é composto por casco e suspensão. No entanto, alguns modelos possuem suporte onde é possível acoplar acessórios. Garantindo mais conforto e proteção para o profissional que o utiliza.

O casco do capacete geralmente é feito de polietileno de alta resistência, formando toda a parte rígida, que poderá amortecer o impacto em caso de acidente. Além disso, existem diferentes formatos e cores que são usados de acordo com a função do profissional.

De modo que, seja mais fácil identificar o profissional e proteger de acordo com aquilo que ele executa em seu dia a dia, os principais modelos são:

1.  Formato aba total – Tipo I

O modelo de formato aba total é estilo chapéu, a aba se estende por todo o contorno do casco, oferecendo maior proteção à face, ao pescoço e aos ombros do usuário.

Dessa forma, em caso de um respingo que caia ou algum objeto sobre a cabeça do profissional, é possível ter uma área coberta maior, aumentando sua proteção. Assim, protege inclusive contra eventual chuva ou sol intenso. 

2.  Formato aba central – tipo II

Esse formato lembra um boné, tendo aba que fica somente na parte frontal do rosto, protegendo os olhos e a face.

O modelo é interessante para o cotidiano em canteiro de obra, evitando eventuais acidentes e protegendo especialmente a face do profissional.

3.  formato sem aba – tipo III

Esse modelo é o mais simples sem aba em nenhuma área, permitindo maior agilidade para a atuação do profissional que trabalha em locais de espaço reduzido.

O modelo é benéfico na facilitação de movimentos da cabeça e visão angular. Possibilitando um uso prático no dia a dia de acordo com a função executada pelo profissional.

Além de compreender quais são os tipos de capacetes disponíveis no mercado, é preciso identificar qual é a classe do modelo escolhido, tendo em vista que:

  • CLASSE A é destinado para uso geral, exceto em trabalhos com energia elétrica;
  • CLASSE B é ideal para o uso em diversas atividades, inclusive para trabalhos com energia elétrica.

Portanto, os profissionais que atuam com a parte elétrica, precisam da proteção de um modelo classe B, com o objetivo de evitar eventuais choques de produtos que possam cair sobre a cabeça. Por exemplo, um fio que rompe durante o expediente.

Com o modelo correto a proteção é aumentada de acordo com a função executada pelo profissional.

Cores de identificação de capacetes

Quando o uso de capacete de segurança é exigido em canteiro de obra, existe também a necessidade de ter cuidado com a cor escolhida no ato da compra. Tendo em vista que, as cores dos capacetes podem estar relacionadas à função que cada um exerce na obra.

Não existe um padrão que é estabelecido no Brasil na verdade, isso é definido pela empresa no ato da compra. Todas as suas dúvidas sobre capacetes de segurança também podem ser esclarecidas por meio da consulta da NBR – 8221 e na NR-06.

Para que possa decidir qual é o padrão que deseja adotar em sua rotina de trabalho não só em tipo, como também, na cor do capacete escolhido para seus profissionais, em geral, o padrão usado é:

  • BRANCO/CINZA: engenheiros, estagiários, técnicos, mestres de obra e encarregados;
  • VERDE: serventes, armadores e operários, além do SESMT;
  • AZUL: pedreiros de obras;
  • VERMELHO: bombeiros e carpinteiros;
  • LARANJA: eletricistas;
  • MARROM: carpinteiros e visitantes;
  • AMARELO: visitantes;
  • PRETO: operador de máquinas e técnico em segurança do trabalho.

Diante disso, fica mais fácil efetuar a sua compra, adquirindo as quantidades corretas de acordo com a cor de cada capacete e necessidade em seu local de trabalho.

Quanto custa um capacete de segurança?

O capacete de segurança apresentará seu custo de acordo com o modelo e tipo de peça. Podendo ficar entre R$12 e R$200 aproximadamente.

A variação dos preços se dá pela qualidade do produto, tipo de capacete e outros fatores como o local onde a empresa está cotando o EPI e quantidade a ser comprada.

Portanto, é interessante sempre adotar o cuidado de pesquisar antes de efetuar a aquisição do modelo desejado para sua equipe.

Investir em qualidade é muito importante para que os capacetes sejam resistentes, duráveis e possam proporcionar conforto de uso no cotidiano de trabalho.

Conservação e manutenção de EPI: obrigação da equipe

A empresa é obrigada a fornecer EPI adequado para cada um de seus profissionais. No entanto, a conservação e manutenção de cada produto é obrigação de quem os recebe.

Portanto, é interessante orientar sua equipe em relação ao capacete de segurança, que deve ser mantido em boas condições de uso e sempre que houver algum dano, o produto precisa ser trocado.

Além disso, nunca é demais reforçar que os profissionais façam o uso adequado do EPI durante todo o expediente de trabalho.

Algumas recomendações são interessantes para manter a durabilidade do capacete durante toda a validade da peça, como:

  • Não guarde o capacete perto de produtos abrasivos ou que possam contaminar a peça;
  • Sempre evite deixar seu capacete em ambiente abertos em que o produto esteja exposto ao sol constantemente, uma vez que o calor excessivo pode enfraquecer o casco, comprometendo a resistência e segurança do produto;
  • Jamais se sente sobre o capacete usando-o como banqueta;
  • Inspecione regularmente o casco e demais partes de seu EPI, com o objetivo de identificar eventuais sinais de deterioração, perfurações, fissuras, abrasão ou outros danos que possam comprometer a eficiência do produto. Caso o capacete esteja inadequado para uso é necessário comunicar o responsável para substituição imediata, principalmente quando se tratar de capacete Classe B pois, qualquer avaria pode quebrar a rigidez dielétrica do produto;
  • Higienize o produto periodicamente usando somente água e sabão para a limpeza do casco. A limpeza adequada proporciona maior vida útil do capacete;
  • Guarde seu capacete em local arejado após o uso e higienização do mesmo.

Sempre que o profissional adota todos os cuidados necessários em relação ao uso de seus equipamentos de proteção individual, ganha em segurança no ambiente de trabalho.

Bem como, possibilita que a empresa invista em produtos de alta qualidade, por causa da durabilidade prolongada, o que agrega conforto para o uso cotidiano.

O capacete é o EPI mais utilizado?

Provavelmente o capacete seja o EPI mais utilizado por profissionais em todo o país, não só em canteiro de obra, mas também para o trabalho em altura.

Todos os profissionais que atuam em locais com risco de que itens caiam em suas cabeças devem fazer uso de capacete de segurança.

Por isso, repositores de supermercado que atuam em conjunto com profissionais que manuseiam empilhadeiras, por exemplo, devem fazer uso de capacete de segurança.

Caso algum produto caia da prateleira durante o abastecimento, a cabeça do profissional estará devidamente protegida. Além disso, esses profissionais usam um modelo que permite acoplar abafadores de ruídos, possibilitando um uso prático dos equipamentos em conjunto.

Por ser um equipamento de proteção versátil, necessário e realmente eficiente em caso de acidente, é comum que o capacete esteja entre os EPIs mais conhecidos e necessários.

Portanto, investir em qualidade na aquisição de capacetes para os profissionais de sua equipe é um cuidado importantíssimo. Sempre visando o bem-estar de todos.

Conte com a Prometal EPIs  

Precisa de capacetes de segurança para toda sua equipe? Na Prometal EPIs é possível encontrar todas as cores disponíveis no mercado, bem como, a praticidade de efetuar a sua compra em um único lugar.

Em caso de dúvidas, nossa equipe de atendimento é capacitada para esclarecer todos os aspectos necessários a respeito dos EPIs disponíveis em nosso site. Garantindo total praticidade para sua compra e a segurança de adquirir itens adequados para a sua rotina de trabalho.

Portanto, na Prometal EPIs ocorre total facilitação da aquisição de todos os modelos de capacetes de segurança necessários para sua equipe.

Contribuindo para que todos possam trabalhar com a máxima eficácia e segurança no cotidiano, evitando eventuais acidentes e prejuízos causados pela não utilização dos EPIs necessários.

Além de capacete de segurança, a Prometal EPIs disponibiliza uma série de outros equipamentos para tornar a rotina de seus profissionais mais segura e agradável.

Aproveite agora mesmo para entrar em contato e ter todas as suas necessidades atendidas, encontrando o que precisa com qualidade e praticidade.

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.