Blog   EPIs   10 de maio de 2023

EPIs para Indústria Têxtil

Tempo de Leitura: 5 minutos
EPIs para Indústria Têxtil

O uso de EPIs para indústria têxtil é de extrema importância para o cotidiano dos colaboradores. Uma vez que, os profissionais atuam com a máxima segurança e podem ter eficiência durante todo o expediente sem precisar expor a própria saúde ou integridade a riscos desnecessários.

A indústria têxtil tem seus riscos que precisam ser considerados por toda a equipe. E por isso, cada profissional deve estar constantemente protegido para que possa ter sua integridade preservada ao longo do expediente.

Nós vamos explicar quais são os principais EPIs para indústria têxtil, visando que os profissionais possam atuar com riscos minimizados pelo uso dos equipamentos de proteção. Mas antes de mais nada, vamos entender um pouco mais sobre o que dizem as normas regulamentadoras. 

Vamos lá?  

Quais são as normas regulamentadoras que devem ser seguidas pela indústria têxtil?

A utilização de EPIs é regida pelas normas regulamentadoras. No caso da indústria têxtil, são aplicadas a NR 6 e NR 12.

A NR 6 é o que determina tudo sobre os equipamentos de proteção que precisam ser usados pelo profissional em seu cotidiano para a proteção de eventuais riscos.

Além disso, a norma deixa claro que é responsabilidade do empregador orientar, treinar e exigir o uso adequado do equipamento. Assim como, é responsabilidade do empregado utilizar o equipamento, se responsabilizar pela conservação e informar ao responsável caso o EPI sofra algum dano.

Já a NR 12 faz referência a segurança do trabalho com equipamentos e máquinas, visando que o trabalhador tenha sua saúde física e mental preservados.

A NR 12 versa também sobre os deveres dos colaboradores, que não devem realizar alterações mecânicas nos dispositivos de segurança e são obrigados a participar de treinamentos, por exemplo, dentre outros assuntos da área.

Segundo a norma, é dever dos colaboradores contribuir com o empregador para a aplicação das normativas visando um ambiente de trabalho seguro. Afinal de contas, a segurança do trabalho é um dever de todos, e cada um deve fazer a sua parte.

Assim, é importante ressaltar que a NR 12 somente é válida para máquinas e equipamentos ligados à energia elétrica e que são usados para fins industriais.

Qual a importância da segurança do trabalho na indústria?

Toda indústria deve ser pautada pelo conhecimento e empenho para aplicação das normas regulamentadoras as quais são aplicáveis. Tendo em vista que, cada NR tem como objetivo manter a segurança de um público específico. 

O desenvolvimento das normas foi pensado justamente para que cada profissional exposto a riscos laborais possa estar o mais protegido possível durante seu expediente.

De modo que, sua integridade física e mental possa ser preservada, evitando acidentes que possam vir a ser fatais. Outro ponto é que a segurança do trabalho é indispensável em qualquer ambiente de trabalho onde o objetivo é manter alto rendimento.

Se o profissional está exposto a riscos desnecessários e se sente constantemente inseguro, é natural que seu rendimento caia. Além disso, os acidentes de trabalho são extremamente traumatizantes não só para o colaborador afetado, mas para toda a equipe. 

Portanto, conhecer, respeitar e prezar pela aplicação das normas regulamentadoras é algo indispensável em toda indústria e ambiente de trabalho.

Visando proporcionar um espaço onde todos os profissionais se sentem seguros e valorizados, para que possam oferecer a melhor performance laboral no dia a dia.

Qual EPI adequado para cada função?

Para definir quais os EPIs para Indústria Têxtil serão necessários, é preciso realizar o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR). É através deste programa que os riscos de cada função dentro da indústria serão identificados e, assim, poderão ser definidos os EPIs.

No entanto, podemos elencar os mais comuns utilizados no meio, como: 

Tais EPIs são necessários para proteger individualmente o profissional. Assim como, é necessário preparar todo o ambiente para que seja possível proteger a equipe de acidentes no local de trabalho.

É dever do empregador manter o tipo de piso coerente para evitar escorregões, instalações elétricas seguras, iluminação e ventilação adequados, bem como, áreas de circulação desobstruídas.

Tendo em vista que, esse conjunto de fatores é responsável por minimizar os riscos de acidentes e garantir um ambiente laboral mais saudável.

Entenda os principais riscos da indústria têxtil

A indústria têxtil tem riscos específicos do setor que, conforme já dissemos, serão identificados através do PGR. A disposição adequada de máquinas, o uso correto do espaço, o piso adequado e outros fatores interferem diretamente na minimização dos riscos.

Mas para isso, primeiro é preciso identificá-los. Abaixo, nós elencamos quais são os principais riscos para os profissionais da indústria têxtil que são facilmente encontrados nestes ambientes:

1.  Riscos de LER/DORT

A lesão por esforço repetitivo é um risco comum em inúmeras profissões, assim como o distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho (DORT).

Por isso, é importante investir em ergonomia, para que mesmo os profissionais que fazem movimentos repetitivos ao longo do dia possam estar mais seguros. Quando existe a possibilidade, é interessante que o profissional trabalhe com diferentes demandas ao longo do dia para que os movimentos não sejam tão repetitivos, minimizando os riscos.

2.      Fadiga visual

Conhecida como olhos cansados, é comum que o profissional fique com os olhos lacrimejando ao longo do expediente.

A adequação da iluminação para profissionais que precisam manter o olhar fixo por longas horas. Evitar a fadiga visual é importante não só para a saúde do colaborador, como também para a alta produtividade na empresa.

Garantindo que todos tenham as melhores condições de trabalho e isso reverbera nos resultados e na qualidade dos produtos entregues por sua equipe.

3.  Risco de incêndio e choques

É muito comum que a indústria têxtil tenha retalhos espalhados pelo piso, justamente por causa do tipo de material com o qual está trabalhando.

Por mais que a empresa invista em bons profissionais de limpeza, é perfeitamente compreensível que o material acabe caindo no piso durante a dinâmica de trabalho e dificilmente a equipe de limpeza conseguiria manter a indústria 100% limpa o tempo todo.

Isso por si só é suficiente para o risco elevado de incêndio. Mas além disso, também é comum o cruzamento de fios no teto ou até mesmo no piso para ligar diferentes equipamentos.

E isso aumenta significativamente o risco de incêndio no local de trabalho. Por isso, é necessário que existam extintores de incêndio e toda a equipe seja treinada para evitar qualquer eventual problema com fogo nas instalações.

Ter a sinalização adequada das saídas de emergência e a passagem desobstruída também são cuidados indispensáveis para evitar uma verdadeira catástrofe.

Prometal EPIs: encontre tudo que precisa

Agora que já sabe quais são os principais EPIs para indústria têxtil e a importância do uso adequado, aproveite para comprar os equipamentos com que mais entende do assunto.

A Prometal EPIs oferece todos os EPIs para indústria têxtil que possam garantir maior segurança para seus profissionais e a devida adequação às normas regulamentadoras.

Dessa forma, sua indústria opera conforme a legislação trabalhista e evita qualquer tipo de problema envolvendo acidentes de trabalho.

Afinal, alguns acidentes são inevitáveis e dependendo da proporção do acidente é importante que a indústria esteja de acordo com as normas.

Justamente para evitar perder vidas no acidente e sofrer multas e sanções dos órgãos responsáveis.

Entre em contato com a equipe Prometal EPIs e encontre todos os equipamentos que sua equipe precisa para um cotidiano mais seguro.

Aproveite o time de especialistas da Prometal para esclarecer suas principais dúvidas e garanta tranquilidade para suas compras, encontrando tudo que precisa com qualidade e em um só lugar.

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.