Blog   EPIs   24 de maio de 2023

Qual é a cor do capacete do Técnico de Segurança do Trabalho?

Tempo de Leitura: 5 minutos

Você sabe qual a cor do capacete do técnico de segurança do trabalho? É o que veremos neste artigo! 

A cor do capacete pode ser uma sinalização importante em canteiros de obras. Isso porque muitas vezes, os profissionais são diferenciados entre si de acordo com a cor do equipamento de proteção.

Saber qual é a cor do capacete do técnico de segurança do trabalho para diferenciá-lo na obra é importante. Justamente para que todos no canteiro de obras saibam identificar o profissional caso precisem se dirigir a ele com rapidez e agilidade. 

Além disso, é importante saber se existe uma cor correta, além de uma série de outros fatores para que você possa escolher os melhores EPIs para sua equipe. Confira tudo sobre a cor do capacete ideal para cada profissional a seguir.

A importância do uso de capacete na construção civil

Antes de mais nada, é importante sempre lembrar que a NR 6 regulamenta o uso do EPI e trata as condições para o fornecimento.

Assim, é indispensável que todos na obra utilizem os capacetes disponibilizados pelo empregador gratuitamente. Este EPI é responsável por proteger a cabeça do colaborador em caso de acidente que envolva a queda de algum item na obra, por exemplo.

Usando corretamente o capacete, o profissional ainda poderá ser atingido em caso de acidente, mas sem danos significativos em sua saúde. 

Enquanto aquele que não utiliza o capacete corretamente, pode vir a ter danos significativos e até mesmo falecer por causa de algum acidente que não pôde ser evitado.

Qual a cor do capacete do técnico de segurança?

A cor mais utilizada para o capacete do técnico de segurança é a verde. Mas na verdade, tecnicamente, não existe uma cor exata para este EPI.

A utilização de diferentes cores têm como objetivo sinalizar cada profissional e a hierarquia do ambiente. O que facilita o cotidiano de trabalho, já que os profissionais possuem facilidade de se comunicarem uns com os outros sabendo exatamente com quem está falando de acordo com a cor visualizada.

Entretanto, não existe uma regra única que seja seguida por todos os profissionais em todas as obras. Muito embora seja habitual que a cor do capacete do técnico de segurança do trabalho seja verde, não é uma obrigação de toda empresa seguir esse modelo.

É plenamente possível usar outra cor e definir os tons de acordo com o que é mais viável naquele momento para o seu canteiro de obras.

Assim, é possível estabelecer a comunicação visual que é necessária para o ambiente sem abrir mão da segurança de nenhum profissional. Tendo os capacetes disponíveis no período ideal de acordo com a disponibilidade no mercado.

Afinal, não é raro que em algumas épocas a construção civil esteja aquecida e as empresas de EPIs estejam com faltas de capacetes de algumas cores específicas. Portanto, nessas situações é possível e útil substituir as cores conforme a necessidade e disponibilidade.

Qual capacete de segurança escolher para minha profissão?

Além de escolher o capacete de acordo com a cor, é necessário escolher o tipo de capacete de acordo com a função que é desempenhada. Existem diferentes tipos de capacetes de segurança que podem ser adquiridos para atender as diferentes necessidades, como:

1.  Capacete tipo I

Frequentemente usado na construção civil, é um modelo com aba em toda a sua lateral. O objetivo da aba é justamente oferecer proteção para toda a cabeça.

Dessa forma, o capacete oferece também algum sombreamento sobre o rosto e pescoço. Por ser mais eficiente na proteção, é o capacete ideal para diferentes funções.

Justamente para que os profissionais não sejam atingidos com equipamentos que possam eventualmente cair sobre a cabeça deles quando estão circulando no local de trabalho.

2.  Capacete tipo II

Esse modelo é também muito usado nos canteiros de obras, tendo a aba somente na parte frontal. O design lembra um boné.

O modelo é um dos mais usados em todo o país, por proteger a cabeça durante a rotina de trabalho, evitando que algum objeto possa cair e atingir o profissional, representando risco para sua integridade física.

Todo capacete tem ranhuras em seu casco?

Uma curiosidade interessante em relação aos capacetes usados na construção civil e como EPIs é que, todos os modelos atualmente são comercializados no Brasil com ranhuras no casco.

As ranhuras tem como objetivo garantir que a energia de contato com algum objeto que caia no capacete possa ser dissipada.

Dessa forma, é possível minimizar os riscos de danos ao profissional que eventualmente se envolver em algum acidente durante o expediente.

Portanto, as ranhuras são de grande ajuda como item de segurança. O que faz com que estejam presentes em todos os modelos de capacetes comercializados.

Significado das outras cores dos capacetes de segurança

Muito embora não existam as cores corretas para cada capacete, é importante saber que, em geral as cores são usadas da seguinte maneira:

  • branco e cinza: para engenheiros, mestres e encarregados de obra;
  • azul: usado pelos pedreiros;
  • preto: distribuído para os serventes e operários;
  • vermelho: carpinteiros;
  • laranja: usado pelos eletricistas;
  • verde: técnicos de segurança do trabalho;
  • marrom ou amarelo: visitantes.

Cada canteiro de obra é livre para comprar as cores de capacetes e estabelecer a hierarquia que for mais conveniente. Mas em geral, o praticado são as cores citadas.

Portanto, é algo que sua equipe deve definir na hora de comprar os EPIs e analisar quais são os profissionais que vão receber cada capacete.

O ideal é apenas ter o devido cuidado para que as cores não se misturem visando evitar confusão entre os profissionais no dia a dia de trabalho.

Uma vez que, as cores são uma importante sinalização de hierarquia, em especial, nos casos de obras maiores.

A escolha do capacete ideal é importante na proteção

Com diferentes tipos de capacetes no mercado, é importante não só se atentar a cor do capacete fornecido, como também, o grau de proteção que ele oferece para cada colaborador.

De modo que, seja possível garantir uma equipe com atuação eficiente e que trabalhe sem acidentes. Justamente para que seu ambiente de trabalho seja o mais produtivo possível, com profissionais motivados e que sabem que podem trabalhar com segurança dentro do canteiro de obras.

Afinal, mesmo em caso de algum acidente que era inevitável, os profissionais estão corretamente protegidos com os materiais de mais qualidade do mercado e que são adequados para a demanda comum do dia a dia deles.

Portanto, é fundamental fazer a melhor escolha de equipamentos de proteção para sua equipe. Oferecendo o modelo de capacete que é compatível com a função de cada profissional.

Não se prenda apenas a cor do capacete, escolha a opção viável por tonalidade e também pelo modelo que cada colaborador precisa usar.

Conte com a Prometal EPIs

Agora que já sabe mais sobre a cor do capacete ideal para seu técnico de segurança do trabalho e demais profissionais, conte com a Prometal EPIs para comprar todos os itens necessários para sua equipe.

Aproveite para manter contato, esclarecer suas dúvidas sobre os capacetes para sua equipe e cotar os preços com a equipe Prometal EPIs.

Nossos profissionais prestam atendimento especializado para te auxiliar a garantir todos os EPIs necessários para sua equipe.

Dessa forma, é possível garantir que seus profissionais vão trabalhar com a máxima segurança e os acidentes poderão ser evitados ou os danos de acidentes inevitáveis serão minimizados.

Encontre tudo que precisa em um só lugar com preços justos, qualidade e a máxima eficiência na entrega para que sua equipe esteja sempre bem protegida o ano inteiro.

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.