Quando utilizar a luva resistente ao corte?

Tempo de Leitura: 4 minutos
luva resistente ao corte

Os EPIs são obrigatórios e essenciais em diversas situações no cotidiano do trabalhador. No entanto, para que sejam de fato eficientes, é preciso que sejam escolhidos corretamente, a fim de evitar algum acidente de trabalho ou doença ocupacional.

Assim é também com a luva resistente ao corte que, como o próprio nome já diz, oferece proteção ao usuário contra certos tipos de cortes e perfurações. Como você viu, nós dissemos: certos tipos de cortes, ou seja, não são todos! 

E é exatamente por isso que saber quando, como e onde utilizar cada EPI é parte fundamental do processo para a Segurança do Trabalho. E isso deve partir de um programa muito específico: o Programa de Gerenciamento de Risco – conhecido como PGR.

A verdade é que o nosso país ainda está entre os 5 com o maior número de acidentes de trabalho no mundo. Por isso, é necessário fazermos mais pela conscientização de todos para juntos reduzirmos esses índices. E nesse caso, informação de qualidade é primordial.

No artigo de hoje trataremos sobre a luva resistente ao corte! Descubra para que serve, onde deve ser utilizada e quais as melhores dicas para que você faça uma boa compra. Será que este é o EPI certo para o que você está buscando?

É o que você vai descobrir aqui. 

Sobre as Luvas de Segurança 

As luvas de segurança são muito importantes em diversas profissões. Assim é também com a luva resistente ao corte, que oferece proteção para profissionais que lidam diariamente com objetos cortantes, entre outros utensílios.

Mas além da luva resistente ao corte, existem outros tantos modelos de luva de segurança, cada um com suas peculiaridades e importâncias em diferentes áreas. Veja só abaixo: 

  • Luva Anticorte: Proteção a produtos secos, sob temperatura ambiente, que possam causar corte nas mãos
  • Luva de Látex Natural: Grande flexibilidade e boa resistência a muitos ácidos e álcool, são a escolha confortável para proteção contra químico.
  • Luva de Látex Nitrílica: Resistente a saliências e perfurações, abrasões e cortes para uma luva de polímero fino. Ótima proteção contra bases, óleos, muitos solventes, graxas e gordura animal.
  • Luva de Malha: Resistem à riscos de abrasão e contato com farpas de madeiras e outros. Quando são de malha de algodão, proporcionam excelente conforto térmico pois, o algodão tende a absorver o suor das mãos.
  • Luva de PVC: Proporciona boa resistência contra muitos ácidos, cáusticos, bases álcoois e ainda resiste a abrasão.
  • Luva de Vaqueta e Raspa de Couro: São excelentes para resistência à abrasão e por ser couro, possui boa resistência nas atividades de solda. Para atividades onde não exija muita maleabilidade, estão entre as favoritas.
  • Luva Descartável:São luvas de uso único com propósitos específicos; podem ser de Vinil, Latex natural, Nitrílicas, Com amido e Sem amido. Bem conhecidas como luvas de procedimento.
  • Luva para Alta Performance: São luvas com características específicas e, normalmente, com finalidades especiais, como: Maior resistência à corte, maior resistência à impacto, maior resistência à perfuração e outros.
  • Luva para Isolação Elétrica: proteção contra choque e energia elétrica.
  • Luva para Temperatura: Protege contra altas e baixas temperaturas dos diversos tipos de ambientes de trabalho.

O que é a Luva Resistente ao Corte?

A luva resistente ao corte tem como principal característica ser produzida em materiais de alta resistência, que são capazes de oferecer proteção contra objetos cortantes. Por este motivo, é um EPI muito utilizado em diversas áreas profissionais.

Os fios sintéticos que a compõem permite que o usuário manuseie com agilidade e precisão as ferramentas de trabalho, com conforto e segurança. Tudo isso sem perder a habilidade tátil, que muitas vezes é necessária. Por ser um produto versátil, é geralmente utilizado em indústrias automobilísticas, siderúrgicas, aeronáutica, setor alimentício, entre outros.

Atualmente, podemos dividir as luvas resistentes ao corte de duas formas: as utilizadas na cozinha e as industriais. Isso porque os EPIs utilizados na cozinha industrial devem ser bacteriostáticos, ou seja, devem contribuir para evitar a proliferação de bactérias. 

Dessa forma, a luva resistente ao corte utilizada no ramo alimentício é composta por fios sintéticos de alta performance, além dos fios de inox revestidos com polietileno. Esse segundo é responsável pela proteção contra cortes e perfurações.

Agora, se tratando da luva anticorte para o ramo industrial, essas possuem um revestimento diferente, que permite que o usuário tenha boa habilidade manuseando tanto objetos secos quanto com pouco de óleo lubrificante. Estamos falando do revestimento em poliuretano que nem todos os modelos possuem, mas pode ser um diferencial. 

Também existe o modelo com revestimento em nitrilo foam, que é altamente recomendado para o manuseio de produtos molhados ou oleosos; e com revestimento em látex, que oferece uma aderência melhor em ferramentas secas ou molhadas – mas não oleosas.

Quando deve ser utilizada?

A luva resistente ao corte deve ser utilizada sempre que houver a presença de riscos cortantes para as mãos do trabalhador. Por se tratar de um EPI, é um produto obrigatório, que deve ser fornecido gratuitamente pelo empregador ao funcionário.

Os setores profissionais onde a utilização deste equipamento é mais frequente são: 

  • Cozinhas Industriais;
  • Metalúrgicas;
  • Siderúrgicas;
  • Automobilística;
  • Aeronáutica;
  • Fábricas no geral;
  • Açougues e frigoríficos;
  • Entre outros.

Lembrando que todos os EPIs deverão ser definidos após análise e identificação de cada um dos riscos do ambiente de trabalho. Esse processo é feito através do Programa de Gerenciamento de Riscos, o PGR. 

Este programa visa justamente analisar o ambiente de trabalho, bem como as atividades a serem desenvolvidas, para identificar cada um dos riscos presentes. Assim, desenvolve as medidas de controle para serem aplicadas a fim de eliminar ou atenuar os riscos. 

Os EPIs, como a luva resistente ao corte, estão dentro dessas medidas, e por isso são obrigatórios tanto por parte do empregador, que deve fornecê-los gratuitamente aos trabalhadores, quanto por parte do trabalhador, que deve fazer o uso correto.

Onde comprar luva resistente ao corte?

O melhor local para comprar a sua luva resistente ao corte é em uma loja especializada em EPIs. Isso porque somente dessa forma, você terá acesso às melhores marcas do mercado, além de poder comparar diferentes produtos e escolher o melhor custo benefício. 

Outro ponto importante é que este local tenha um atendimento especializado a oferecer. Com a quantidade de novidades no mercado de EPIs todos os dias, pode ser que surjam dúvidas na hora de escolher o seu modelo e, por isso, você precisa ter com quem contar. Uma opinião de confiança e com propriedade no assunto pode fazer toda diferença.

A boa notícia é que aqui na Prometal EPIs você garante tudo isso e muito mais. Além de possuirmos um vasto estoque com mais de 2.500 itens a pronta entrega para você, oferecemos também uma equipe especializada e pronta para oferecer uma experiência completa em segurança do trabalho.

Aqui você encontra luva resistente ao corte das melhores marcas do mercado e com o melhor custo benefício. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima