Blog   EPIs   19 de agosto de 2022

Quais são os EPIs utilizados na cozinha do restaurante?

Tempo de Leitura: 6 minutos
EPIs utilizados na cozinha

Os EPIs utilizados na cozinha de restaurante são essenciais para que os profissionais tenham segurança e bom desempenho. Tendo em vista que, viabilizam proteção em relação a eventuais riscos e acidentes.

Saber quais são os EPIs necessários para sua equipe é indispensável, para que seja possível equipar seus profissionais e oferecer um ambiente laboral agradável e seguro.

Nós vamos te explicar quais são os equipamentos de proteção individual necessários para o cotidiano na cozinha do restaurante. Viabilizando maior segurança para toda sua equipe dentro do restaurante.

Para que o ambiente seja seguro, confortável e adequado possibilita o preparo de alimentos saborosos e que fidelizam os clientes. Além de evitar problemas com eventuais fiscalizações da vigilância sanitária.

4 EPIs necessários para o cotidiano na cozinha profissional

Elencamos os principais EPIs que são necessários para sua rotina de trabalho na cozinha ser mais segura. Veja só:

1. Luvas de segurança

A cozinha profissional é um ambiente naturalmente arriscado, onde se manuseia frequentemente facas muito afiadas.

Portanto, a utilização de luvas de proteção é fundamental para minimizar eventuais riscos de cortar as mãos durante a rotina de trabalho.

É comum o uso de luvas de malha de aço, com o objetivo de proteger as mãos e punhos de eventuais cortes.

No entanto, esse tipo de item de proteção não é indicado para atividade com máquina de serra fita ou corte de carne. Quem atua com temperaturas muito altas, pode recorrer ao uso de luvas térmicas.

Assim como os profissionais que lidam com produtos congelados como parte da rotina de trabalho.

As luvas de látex são indicadas para proteger a mão e parte do antebraço, recomendadas para a utilização durante a limpeza da cozinha. Afinal, esse é um trabalho que demanda o uso de produtos corrosivos.

Já a luva de vinil é importante para quando o trabalhador está em contato direto com o alimento, no processo de seleção ou preparo. Dessa forma, é possível evitar eventuais contaminações.

É possível que alguns profissionais necessitem de dois tipos de luvas, dependendo de quais são as atividades que desempenham.

2. Mangotes ou mangas

Conhecidos como mangas e mangotes, esse equipamento de proteção tem por objetivo proteger o antebraço de seus profissionais. De modo que, não ocorram queimaduras durante o preparo dos alimentos.

É muito comum que seja necessário conscientizar seus profissionais da importância do uso desse equipamento.

Investir em qualidade para que o EPI não cause incômodo é um aspecto que possibilita maior aderência da equipe ao uso da proteção.

3. Calçados de segurança

Os calçados de segurança também são importantes no cotidiano de cozinha para evitar acidentes como tombos e escorregões.

Tendo em vista que, são calçados antiderrapantes e adequados para a realidade de trabalho em cozinha. Possibilitando conforto para o profissional que atua por várias horas em pé.

Os calçados ideais recobrem não só os pés, como também partes do tornozelo, visando a máxima proteção. De modo que o profissional não se exponha ao risco de queda, bem como, possa estar com os pés protegidos caso caia alguma peça afiada sobre seu pé, como uma faca.

Adaptar o chão da cozinha usando um piso apropriado para evitar escorregões também pode ser interessante.

Possibilitando que todos os profissionais transitem pelo local com maior segurança, mesmo caso caia algum respingo de alimento na sua cozinha.

4. Respirador

Em muitas cozinhas industriais, o Respirador também se faz necessário! O motivo é que impede que o profissional aspire substâncias usadas na cozinha como gotículas de óleo quente, por exemplo.

Atenção: o respirador só deve ser utilizado quando há risco respiratório. As máscaras cirúrgicas também são muito utilizadas na cozinha, mas não são consideradas EPIs e servem para proteger o alimento que está sendo manipulado.

Outros itens de proteção para Cozinha de Restaurante

1. Aventais

O tronco é uma região do corpo que fica muito exposta durante o cotidiano de trabalho na cozinha. Por isso, a utilização de avental térmico é indicada.

De modo que, possa proteger o tronco de eventuais acidentes, respingos e contato direto com alimentos quentes. Garantindo a máxima proteção para evitar queimaduras durante o expediente.

Outro aspecto importante é que o avental possibilita proteção em caso de respingos de comida na roupa, evitando que o profissional esteja sempre com peças manchadas ou sujas por causa do constante preparo de alimentos.

Afinal, todos os detalhes são importantes para que o cliente tenha uma ótima experiência em seu restaurante. E perceber profissionais sujos, com roupas manchadas acaba prejudicando a aparência do local e causando a sensação de que o ambiente não é suficientemente limpo.

2. Toucas higiênicas

Não é raro que os clientes encontrem fios de cabelo no alimento. E isso poderia ser evitado com todos os profissionais utilizando touca higiênica no cotidiano de trabalho em cozinha.

A touca tem a finalidade de manter a higiene no ambiente de trabalho, evitando também que os fios fiquem impregnados pelo cheiro de alimento.

O modelo mais usado é o de TNT sanfonado, possibilitando mais higiene no preparo do alimento e menor risco de constrangimento de seu cliente flagrar um cabelo no prato enquanto come.

A utilização de touca higiênica é fundamental no cotidiano da cozinha, devendo ser obrigatória para todos os profissionais que atuam no preparo dos alimentos, com o objetivo de evitar qualquer risco de um fio cair no alimento durante seu preparo.

Forneça todo EPI necessário para a sua equipe de cozinha

É dever da empresa não só prezar por um ambiente de trabalho mais seguro e eficiente, como também fornecer todo o EPI necessário para a equipe.

Tendo em vista que, existem Leis e normas que toda empresa precisa cumprir e o fornecimento de EPIs adequados é justamente uma das normas essenciais.

Visando garantir um ambiente de trabalho sem acidentes e livre de eventuais intercorrências. Afinal, a cozinha é um ambiente repleta de riscos que são naturais de um espaço em que se manuseia itens afiados, fogo, óleo quente e alimentos quentes.

As condições naturais da cozinha acabam possibilitando uma série de acidentes no espaço. Portanto, fornecer equipamento de proteção é indispensável para que todos os profissionais estejam menos expostos aos riscos cotidianos.

Lembre-se que, cada profissional possui uma demanda de acordo com a atividade que desempenha. Por isso é importante analisar esses fatores e comprar EPIs adequados.

Possibilitando um uso confortável e que realmente ofereça aumento da segurança no cotidiano do trabalhador. Evitando que seu corpo sofra queimaduras, cortes ou outros problemas ocasionados pela não utilização adequada de itens de proteção.

É preciso prezar pela qualidade do EPI

Para que os profissionais possam efetivamente aderir ao uso de EPI na cozinha, é fundamental prezar pela qualidade de cada equipamento de proteção.

Oferecendo os itens adequados de acordo com a função que o profissional desempenha em sua cozinha. Por exemplo, as luvas precisam ser adaptadas ao cotidiano de cada trabalhador, enquanto a touca é fundamental para todos.

Quando o EPI escolhido é adequado para a função do profissional e está confortável para o uso cotidiano, a empresa precisa investir menos tempo e esforço na conscientização do profissional para o correto uso.

Portanto, é interessante prezar por boas escolhas. Além disso, existe também o aspecto financeiro, tendo em vista que, bons EPIs são mais duráveis.

Possibilitando que sejam usados por período prolongado de acordo com as boas condições que o equipamento oferece, ao mesmo tempo em que oferecem um ótimo custo benefício.

Diante disso, é interessante sempre analisar o custo benefício de cada peça. Buscando oferecer peças confortáveis, de uso prático e longa vida útil.

Conjunto de fatores que viabilizam um bom investimento e diminui a necessidade de ter profissionais fazendo a reposição constante de novos EPIs.

Além disso, é importante que um dos seus profissionais seja responsável por exigir no cotidiano que todos os componentes da equipe façam o uso correto dos EPIs. Caso contrário o eventual risco de acidente não será minimizado como deveria.

Adapte a cozinha para maior eficiência e minimização de riscos

Outro cuidado fundamental na rotina das cozinhas é a adaptação do local para minimizar potenciais acidentes. Bem como, para garantir que o espaço estará adequado em relação a todas as exigências da vigilância sanitária.

Tendo em vista que, ao longo dos últimos anos, várias atualizações foram feitas no sentido de orientar as empresas a adaptarem o ambiente para a segurança do profissional e não o contrário.

Portanto, é necessário adotar todos os cuidados importantes com o ambiente da sua cozinha, deixando cada equipamento e cada espaço mais adequado.

Dessa forma, seu restaurante estará de acordo com as normas vigentes e os riscos de acidentes serão minimizados no cotidiano. Possibilitando uma equipe que trabalhe com segurança, coesão e eficiência, entregando pratos saborosos com agilidade para seus clientes.

Conte com a Prometal EPIS

Todos os EPIs que a equipe que atua em seu restaurante precisa estão disponíveis na Prometal EPIs.

Além de todos os equipamentos, disponibilizamos também um e-book completo para que possa esclarecer suas dúvidas sobre EPIs utilizados na cozinha do restaurante.

Em nosso site é possível encontrar todos os EPIs necessários para a sua cozinha de restaurante. Garantindo que sua equipe esteja sempre protegida com total eficiência e produtos de qualidade.

Tendo a praticidade de encontrar todos os itens que necessita em um só lugar e contando com a ajuda de nossa equipe para esclarecer dúvidas e guiar sua compra.

Portanto, a Prometal EPIs é sua aliada na adaptação de sua cozinha de restaurante e fornecimento de EPIs de qualidade para toda a equipe.

Garantindo que o ambiente seja mais seguro e a incidência de acidentes seja baixa. Possibilitando um ótimo funcionamento em seu restaurante, com equipe bem protegida e clientes sendo bem atendidos todos os dias.

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.