Blog   EPIs   23 de agosto de 2022

Qual a diferença entre a luva nitrílica com forro e sem forro?

Tempo de Leitura: 5 minutos
luva nitrílica com forro e sem forro

A escolha de luva nitrílica com forro e sem forro deve ser pautada pela análise de uma série de fatores. Sempre visando identificar qual é o EPI que poderá atuar melhor em relação a proteção de sua equipe.

Portanto, é interessante compreender quais são os benefícios de cada modelo, para que possa adequar a rotina de trabalho, oferecendo equipamentos de proteção individual de qualidade para seus profissionais.

Garantindo total eficiência em relação ao uso dos equipamentos ao fornecer material resistente e adequado para cada atividade executada. Este é mais um dos diversos modelos de Luva de Segurança que temos no mercado.

Nós vamos te explicar qual é a principal diferença entre luva nitrílica com forro e sem forro, para que possa ser assertivo em suas aquisições.

Entendendo o que é uma luva nitrílica com forro e sem forro

A luva nitrílica é um equipamento de proteção individual que foi popularizado na área da saúde, mas que posteriormente foi substituído por luvas de látex.

Ao utilizar uma luva nitrílica o profissional está protegido de perfurações, cortes e produtos químicos, além de ser um tipo de luva com menos potencial de causar reações alérgicas quando comparado ao uso de luvas de látex.

O nitrilo é um material até 3 vezes mais resistente a perfurações quando comparado ao látex. No entanto, o nitrilo com forro é mais espesso e naturalmente diminui a sensação tátil.

Portanto, profissionais que precisam de tal sensação para otimização de sua rotina de trabalho devem fazer uso do modelo sem forro caso não exista uma elevada chance de sofrer perfurações em sua rotina de atuação.

Quando se fala em luva nitrílica com forro e sem forro, a principal diferença entre os modelos está no aspecto da espessura. Possibilitando que o modelo com forro seja mais resistente e consequentemente mais durável.

Enquanto o modelo sem o forro possibilita melhor resultado tátil, garantindo maior facilidade de executar algumas funções como parte da rotina.

Luva nitrílica com forro e sem forro: compreenda os componentes

A luva nitrílica com forro absorve melhor o suor, geralmente é fabricada com camada fina de algodão flocado. E o material possibilita conforto para o uso nas mãos, viabilizando absorção do suor e uma camada extra de proteção para o dia a dia.

Aspecto que possibilita uma luva mais resistente em caso de acidentes, evitando que agentes químicos e outros produtos venham a entrar em contato direto com as mãos.

Já o modelo sem forro é mais fácil de colocar nas mãos e de higienizar. O que possibilita um uso mais prático no dia a dia e é indicado para profissionais com menor risco de acidentes graves.

Tendo em vista que, haverá uma camada de proteção a menos, fazendo com que as mãos estejam mais expostas em caso de acidentes.

Profissionais da indústria que atuam com solventes agressivos, por exemplo, ficam mais protegidos ao utilizar a luva nitrílica com forro.

Uma vez que o material é mais resistente e espesso, evitando com maior eficiência a corrosão da luva em caso de acidente com derramamento do produto químico.

Para escolher quais luvas oferecer aos seus profissionais, é sempre importante analisar as normas vigentes, bem como, conversar com a equipe.

Atender as demandas de seus profissionais identificando se precisam de mais sensibilidade, se a luva causa incômodo e outros fatores importantes relacionados ao uso dos EPIs, possibilita maior adesão aos equipamentos.

Uma vez que, é possível oferecer peças de mais qualidade e que verdadeiramente possibilitam conforto durante a rotina de uso. Garantindo que o profissional não tenha dificuldade em se manter com o uso do EPI durante o expediente.

Quais são as áreas de atuação que usam luva nitrílica?

A utilização de luva nitrílica com forro e sem forro, é muito comum em atividades que envolvem:

Indústria automotiva e química;

  • Serviços de limpeza;
  • Área da saúde;
  • Profissionais que manuseiam tintas e solventes;
  • Quem atua com produtos alimentícios e agrícolas.

O uso correto da luva nos ramos citados possibilita eficiência na proteção, garantindo que as mãos e punhos estejam cobertos em caso de acidente envolvendo algum dos produtos usados no dia a dia laboral.

É importante ter cuidado com o uso da luva nitrílica

A luva nitrílica com forro e sem forro são modelos utilizados em diversas áreas, onde os profissionais possuem contato direto com agentes contaminantes.

Isso faz com que seja extremamente importante ter cuidado ao manusear a luva, higienizar e armazenar, para manter a durabilidade e eficiência de proteção da peça.

A equipe precisa ser orientada não só em relação aos cuidados de higienização e manutenção da peça, como também em relação ao passo a passo para retirar as luvas sem se contaminar.

Cuidados com o uso da luva nitrílica

É preciso ter cuidado ao colocar e remover a luva nitrílica para evitar que a peça sofra pequenos furos que possam vir a causar danos na peça, deixando a pele mais vulnerável.

Ter unhas bem cortadas e lixadas minimiza o risco de danos em sua luva, que pode acabar sendo perfurada de dentro para fora pelas unhas causando pequenos danos diários até que a luva perca eficiência e o próprio usuário não perceba o problema.

Com relação ao momento de remover as luvas, é importante ter cuidado seguindo os passos descritos:

1.   Aperte a luva em sua parte externa, na região da dobra;

2.   Vá retirando a luva dobrando-a ao avesso, para evitar contato dos produtos da luva com a sua pele;

3.   Puxe a luva até remover completamente de suas mãos e segure a peça do avesso;

4.   Na sequência repita o procedimento com a outra mão.

Tendo as luvas do avesso em suas mãos, é hora de fazer a higienização adequada e deixar o material secando em área ventilada e livre de incidência direta de raios solares.

Justamente para que a peça não fique com cheiro ruim, não contamine suas mãos ao remover suas luvas de proteção e possa ter longa vida útil com total eficiência e segurança de uso.

Conte com a Prometal EPIs

Precisa de EPIs de qualidade para toda sua equipe? A Prometal EPIs é a especialista ideal para te ajudar! Nossa equipe é treinada para auxiliar e esclarecer dúvidas durante o processo de compra.

Além disso, nosso site oferece uma grande variedade de opções de modelos de luvas para proteger cada profissional.

Viabilizando eficiência em todo o processo de proteção de sua equipe. O que é importante para que cada membro esteja com os EPIs adequados, garantindo minimização de riscos na rotina.

Aproveite a variedade de modelos de EPIs disponíveis em nosso site para fazer uma compra prática e eficiente. Possibilitando que toda a sua equipe esteja protegida usando os materiais necessários para cada função.

Ter praticidade na aquisição de seus equipamentos de proteção é muito importante, por isso, a Prometal disponibiliza linha completa de produtos com variações de tipos de EPIs, cores e tamanhos para se adequar a sua necessidade.

Viabilizando que sua equipe sempre possa contar com a segurança de usar equipamentos de qualidade, que geram conforto durante o uso e viabilizam eficiência na rotina de trabalho.

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.