Blog   EPIs   06 de setembro de 2022

Quando utilizar a Luva de Alta Tensão?

Tempo de Leitura: 4 minutos
luva de alta tensão

A Luva de Alta Tensão é um Equipamento de Proteção Individual que, como o próprio nome já diz, é utilizado quando o profissional tem contato com altas tensões durante a rotina de trabalho. É imprescindível para garantir a segurança do profissional e evitar acidentes. 

Por este motivo, deve ser escolhida com sabedoria, já que não existe somente uma opção deste tipo de EPI. Hoje em dia no mercado, você encontra mais de um modelo disponível a fim de atender às necessidades das mais variadas situações.

Mas como saber diferenciar as diferentes luvas existentes? É isso que você vai ver neste artigo. O uso de um EPI inadequado pode acarretar em problemas sérios para o trabalhador e, consequentemente, para a empresa que “deixou” a situação acontecer.

Dessa forma, busque sempre se informar e informar os seus colaboradores sobre as principais características de cada tipo de luva, para que essa responsabilidade seja compartilhada com aqueles que também devem ficar atentos.

Bem, se você deseja saber mais sobre a luva de alta tensão e quando utilizar, vai gostar deste artigo! Tenha uma boa leitura!

O que é a Luva de Alta Tensão?

A Luva de Alta Tensão é considerada um EPI, ou seja, equipamento de proteção individual obrigatório para todos os trabalhadores que enfrentam o risco elétrico de alta tensão em seu ambiente de trabalho. O fornecimento deve ser feito pelo empregador aos trabalhadores.

É muito utilizada por eletricistas que lidam com o arco elétrico, por exemplo, oferecendo proteção completa a esse tipo de risco, atenuando o impacto do mesmo no trabalhador. Nestes casos, o EPI torna-se obrigatório, pois é a última das medidas de proteção a serem tomadas para a segurança de todos. 

Porém, não é todo profissional que lida com riscos elétricos que precisará utilizar este produto. A escolha dos equipamentos de proteção necessários vai depender do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), responsável por analisar o ambiente e as atividades a serem desenvolvidas a fim de identificar os riscos do local.

Depois disso, os profissionais responsáveis poderão determinar as medidas de controle de risco para eliminar ou atenuar os riscos daquele ambiente. Dentre essas medidas está a utilização de EPIs, como a última dentro da hierarquia de risco. 

Por este motivo, os equipamentos de proteção como a luva de alta tensão são tão importantes. Pois são a última alternativa do trabalhador para atenuar o impacto dos riscos em sua saúde e segurança física. 

Um ponto interessante a destacar é que, além da NR 6, a Luva de Alta Tensão, ou Luva Isolante de Borracha, como também é conhecida, também segue as normas específicas ASTM D120/NBR 10622. Falaremos sobre ela mais embaixo.

Agora, veja na tabela abaixo as diferentes classes que um EPI como este possui: 

Classes de Luva de Alta Tensão

O que você precisa saber sobre a NBR 10622

Para que um EPI seja eficiente para a proteção do trabalhador, é preciso que ele tenha seguido uma série de regras na sua fabricação. O Certificado de Aprovação, por exemplo, só é dado após a análise que comprova que o produto foi fabricado corretamente.

Sendo assim, podemos afirmar que a NBR 10622 é aplicável tanto à luva de alta tensão, quanto à luvas isolantes de proteção, que são normalmente usadas em conjunto com luvas de proteção vestidas sobre as luvas isolantes  para prover proteção mecânica e também às luvas isolantes de proteção sem divisão para os quatro dedos, utilizáveis sem as luvas de proteção.

Este texto tem como objetivo fixar todas as condições mínimas exigíveis para as luvas isolantes de borracha de proteção contra choques elétricos que possam atingir os eletricistas, quando em contato com condutores ou equipamentos elétricos energizados.

Quando a luva de alta tensão deve ser utilizada?

A Luva de Alta Tensão deve ser utilizada sempre que for constatada a presença de risco elétrico de alta tensão durante a atividade do trabalhador. Esse risco deverá ser previamente identificado e avaliado pelo Programa de Gerenciamento de Riscos.

Assim, este EPI é utilizado em diversas atividades, podendo ser de diferentes modelos, como a Luva Antiestática e a Luva Isolante de Borracha, por exemplo. Além disso, existem também acessórios que facilitam para utilizar este EPI com segurança.

Luva Alta tensão é um Equipamento de Proteção Individual essencial para realizar tarefas com eletricidade. Por isso, é recomendado a utilização da luvas isolante de borracha e luva de cobertura, respeitando as medidas de segurança e a classificação para a escolha do EPI correto. 

Seguindo todos os passos corretamente, bem como indica o PGR, você estará fazendo tudo certinho pela segurança do trabalho na sua empresa. 

Demais equipamentos contra o Risco Elétrico

  • Capacete de Segurança classe B;
  • Botina de segurança: calçados adequados para atividades com eletricidade 
  • Para estar 100% seguro é preciso um equipamento dielétrico, capaz de isolar a eletricidade. Algumas botinas de segurança com essas características, são:
    • Botina Bidensidade
    • Botina com bico de composite
    • Botina Monodensidade
    • Botina com protetor de metatarso e bico de composite
    • Botina Nobuck com Bico de Composite
    • Tênis de segurança
  • Luva de Segurança: aqui entra a Luva de Alta Tensão, dentre outras opções a depender das atividades profissionais. O recomendado é a utilização de duas luvas: Uma luva isolante de borracha e a luva de couro, que é sobreposta para proteger a integridade da luva isolante. Veja alguns exemplos:
    • Luva Isolante de Borracha (Luva de Alta Tensão)
    • Luva Couro de Proteção para Luva Isolante
    • Luva de proteção tipo condutiva
    • Luva de vaqueta
    • Manga Isolante de Borracha
  • Cinto de Segurança: quando há eletricidade no Trabalho em Altura, o cinto de segurança deverá ser empregado! Neste caso, há um cinto específico para proteger o trabalhador de riscos elétricos. 
  • Protetor Facial Contra Arco Elétrico
  • Vestimentas Especiais: Camisas e calças especiais contra agentes térmicos provenientes do arco elétrico.

É importantíssimo ressaltar que as luvas de couro não possuem nenhuma aprovação contra risco elétrico e nem são recomendadas para serem utilizadas de forma avulsa, em razão disso.

Luva de Alta Tensão? É na Prometal EPIs

Aqui na Prometal EPIs você encontra Luvas de Alta Tensão, Luvas de Borracha e Luvas de Cobertura das melhores marcas do mercado. Isso dá a você o direito de escolha, de poder optar por aquela marca que oferece as características específicas que você está buscando.

Além disso, conseguimos oferecer a você o melhor custo benefício do mercado, para que você tenha uma compra assertiva, durável e de confiança. Isso faz toda a diferença para a saúde financeira da empresa no final das contas.

Portanto, lembre-se sempre: luva de alta tensão ou luva de cobertura, é na Prometal EPIs.

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.