Blog   EPIs   13 de setembro de 2022

EPIs para o trabalho em Silos

Tempo de Leitura: 4 minutos
EPIs para o trabalho em silos

Você conhece os EPIs para trabalho em Silos?

O trabalho realizado em espaços confinados é um grande desafio para trabalhadores, empregadores e técnicos em segurança do trabalho. Isso porque estes não são ambientes para permanência humana, o que já demonstra uma série de riscos.

Justamente por este motivo, conhecer os EPIs para o trabalho em Silos é tão importante. Os Silos são aqueles reservatórios cilíndricos, que servem para armazenar produtos agrícolas, sejam eles em grãos, farelos, entre outros.

Mesmo não sendo para permanência humana, é inevitável que alguns reparos e ajustes sejam feitos em sua parte interna, configurando um trabalho de espaço confinado. Por este motivo, todos os cuidados são necessários para garantir a segurança do trabalhador. 

Se você tem dúvida sobre quais são os Equipamentos de Proteção utilizados em Silos, e por que essa lista pode variar bastante, fique de olho neste artigo. Iremos mostrar a você tudo que precisa saber para a segurança do trabalho nestas situações.

Perigos do trabalho em Silos

Todo trabalho que inclui a industrialização de alimentos acontece com o recebimento, armazenamento, transporte e finalmente o descarregamento dos produtos. Um silo é uma construção essencial na agricultura, pois a etapa de armazenamento de grãos afeta diretamente a qualidade e o preço da mercadoria. 

Todas essas etapas do curso apresentam muitos perigos e riscos aos trabalhadores. A primeira refere-se ao potencial de determinadas condições de causar qualquer tipo de dano à saúde de um indivíduo, enquanto a segunda refere-se a ameaças conhecidas em um determinado ambiente. 

O setor de armazenagem tem alto potencial de acidentes graves por ser considerado um espaço confinado. Por este motivo, se enquadra na NR 33 (Segurança e Saúde do Trabalho em Espaço Confinado). 

Aqui estão algumas ameaças potenciais se não forem tomadas as medidas de segurança certas, como os EPIs para o trabalho em silos: 

Risco de Explosão e Incêndio

Caminhões graneleiros descarregam sementes em tremonhas que, nas condições certas, podem criar enormes nuvens de poeira que podem causar explosões. Isso ocorre quando as superfícies de pó de grãos são aquecidas a ponto de liberarem gases de combustão, que podem pegar fogo quando entram em contato com uma fonte de energia (eletricidade estática). 

O processo de desintegração das sementes também produz gases altamente inflamáveis, como metanol, propanol e butanol, principalmente quando a umidade do grão é superior a 20%. Além dos riscos de explosão e incêndio, esse pó agrícola pode causar sérios problemas respiratórios e oculares, por isso a necessidade de EPIs. 

Riscos físicos

Quando as condições de armazenamento de alimentos são inadequadas, as oportunidades de reprodução de fungos, bactérias, insetos e ácaros aumentam muito. Devido à alta carga de trabalho da agricultura industrial, a frequência aumenta a capacidade de absorção de produtos biológicos. 

Outros perigos incluem danos físicos causados ​​por ruído e vibração excessivos dissipados pelas máquinas que fazem parte do sistema de produção e calor excessivo do forno. O manuseio de máquinas também podem desencadear vários acidentes. 

Questões Ergonômicas 

O risco ergonômico para os trabalhadores é o tamanho muito pequeno de entrar em um ambiente confinado, que exige certa torção do corpo e é de difícil resgate em caso de acidente. Além disso, lesões na coluna (incluindo discos esmagados), entorses e dores lombares podem ocorrer se os trabalhadores não forem bem instruídos ao ensacar grãos. 

Trabalho em Altura 

Os armazéns variam em tamanho dependendo de sua finalidade, mas, independentemente de sua finalidade, são estruturas geralmente muito altas. Por isso, ingressam na NR 35 (Segurança no Trabalho em Altura) e é necessário tomar as devidas precauções. 

Soterramento 

O interior do silo é um local perigoso e hostil. Sem cinto de segurança e os demais EPIs e itens necessários, há um alto risco de soterramento e asfixia quando os funcionários entram sozinhos no espaço e tentam andar sobre os grãos, por exemplo.

Como você pode ver, existem muitos perigos que devem ser eliminados do ambiente ou atenuados. Alguns deles são impossíveis de eliminar e, por este motivo, devem ser atenuados com a utilização de Equipamentos de Proteção Individual.

EPIs para o Trabalho em Silos

A escolha dos EPIs irá depender sempre de análises minuciosas do ambiente de trabalho e das atividades a serem desenvolvidas. Por este motivo, é importante levar em consideração exatamente o que diz o Programa de Gerenciamento de Riscos – PGR.

É através deste programa que os riscos do ambiente serão identificados, para que assim seja possível definir os EPIs necessários. No entanto, por se tratar de um trabalho em Espaço Confinado, é possível elencarmos uma série de EPIs comuns nesta atividade.

Confira: 

Capacete de Segurança

Um dos EPIs mais utilizados no mundo, o capacete de segurança deve ser utilizado para o trabalho em silos. Se for um trabalho em altura, pode ser utilizado o capacete com jugular. Serve para proteger a cabeça do trabalhador de todo tipo de impacto.

Botina

As botinas de segurança também são muito importantes nestes ambientes. Pode-se escolher o tipo da biqueira (se vai ser composite ou de aço), ou ainda se não vai ter biqueira. Além disso, é possível escolher o tipo de solado, se é bidensidade ou monodensidade.

Respirador

Os Respiradores são imprescindíveis para o trabalho em silos. Protegem as vias aéreas do trabalhador contra a inalação de diversos tipos de contaminantes. Entre elas, as poeiras, muito encontradas neste ambiente de trabalho.

Cinto de Segurança

O Cinto de Segurança é um EPI necessário para o trabalho em altura. É obrigatório sempre que a atividade for realizada a mais de 2 metros do nível inferior, e que haja risco de queda. É utilizado em conjunto com outros itens, como: trava-quedas, talabarte, etc.

Luvas de Proteção

As Luvas de Proteção também são utilizadas em diversas atividades profissionais, incluindo o trabalho em silos. Aqui deve-se verificar os outros tipos de risco para identificar o modelo mais adequado, mas geralmente é muito utilizada. 

Procurando EPIs para o trabalho em Silos?

Chegou ao lugar certo! 

Aqui na Prometal EPIs você encontra a linha completa para o trabalho em espaço confinado, como também para o trabalho em altura! Além disso, enviamos para todo o Brasil e oferecemos as melhores condições de pagamento. 

Entre em contato! 

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.