Quais são os EPIs para Indústria Madeireira?

Tempo de Leitura: 5 minutos
EPIs para Indústria Madeireira

Os EPIs para a Indústria Madeireira, assim como em todas as outras áreas profissionais, são indispensáveis e obrigatórios para a segurança dos trabalhadores. Esse ramo é de grande importância para a economia de muitas cidades e regiões, sendo responsável pela geração de diversos empregos no Brasil. 

Portanto, não é exagero dizer que atualmente existem milhares de funcionários trabalhando nessa área em todo o país, o que inevitavelmente nos leva a discutir um tema muito sério: a produção segura na indústria da madeira.

Devido à presença de tarefas com determinados riscos ocupacionais no local de trabalho, a indústria madeireira deve aderir a uma série de parâmetros de segurança, cujo principal objetivo é garantir o conforto e a saúde dos colaboradores.

Dentre esses parâmetros, destaca-se o uso adequado dos Equipamentos de Proteção Individual – EPI, pois esta medida (que detalharemos mais adiante) tem impacto direto na redução dos acidentes de trabalho neste setor.

Confira em nosso artigo de hoje, quais são os principais EPIs para a Indústria Madeireira: qual máscara usar para pó de madeira, qual EPI para poeira, como fazer o controle destes EPIs e muito mais. Acompanhe!

Riscos no setor Madeireiro 

Trabalhadores que atuam nas indústrias madeireiras realizam suas atividades enfrentando diversos riscos em sua rotina de trabalho. Por isso, é realizada primordialmente uma análise criteriosa do ambiente de trabalho a fim de identificar e documentar estes agentes. 

Este processo é feito através do Programa de Gerenciamento de Riscos que, também é responsável por desenvolver as medidas de controle de cada um dos riscos. Veja abaixo os riscos mais comuns a serem encontramos nesta área profissional: 

Ruídos

A maioria das máquinas utilizadas nas madeireiras são extremamente barulhentas, o que oferece não somente desconforto, como um risco para a audição do trabalhador. Se este risco não for atenuado, pode-se desenvolver doenças ocupacionais a longo prazo. 

Cortes e Mutilações

Também por culpa do maquinário que é extremamente perigoso, o risco de cortes e mutilações é iminente dentro de uma madeireira. Se observarmos os números de registros de acidentes de trabalho envolvendo esse tipo de problema, veremos que todo o cuidado é fundamental também nesse sentido.

Risco Ergonômico

Muitas vezes, o trabalhador que atua na indústria madeireira acaba desenvolvendo diversas atividades em má postura, o que pode prejudicar sua coluna, por exemplo. Outro fator que implica este risco é o levantamento de cargas pesadas. 

Riscos Respiratórios

Durante o processo de corte, a madeira libera fumos e poeira, que ficam no ar por alguns segundos e podem ser extremamente prejudiciais ao ser humano. Se inaladas, essas substâncias ficam alojadas nos pulmões e vias aéreas do trabalhador, podendo gerar doenças respiratórias graves. 

Os EPIs para Indústria Madeireira

São muitos os riscos neste setor e infelizmente nem todos podem ser eliminados por completo. Por este motivo, os EPIs para Indústria Madeireira são implementados a fim de atenuar aqueles riscos que ainda persistem no ambiente de trabalho. 

Veja quais são eles:

  • Respirador;
  • Protetor Facial;
  • Luva de Segurança;
  • Óculos de Proteção;
  • Protetor Auditivo;
  • Avental;
  • Botina de Proteção;
  • Capacete de Segurança.

Vamos ver rapidamente um pouco mais sobre cada um deles logo abaixo. 

Respirador

Também conhecido como “máscara”, os respiradores são indispensáveis para praticamente todos os trabalhadores de uma madeireira. Isso porque o ambiente de trabalho fica repleto de fumos e poeiras emitidos pela madeira, que podem ser prejudiciais à saúde.

Protetor Facial

O protetor facial, também chamado de viseira ou face shield, é um equipamento que serve para proteger o rosto do trabalhador por completo. Feito geralmente de acrílico, acetato ou injeção termoplástica, evita que respingos ou estilhaços atinjam o rosto do usuário.

Luva de Segurança

As luvas de segurança protegem as mãos do trabalhador contra diversos tipos de risco que podem atingir estes membros. É claro que elas não evitam uma amputação, por exemplo, mas impedem muitos cortes, perfurações e até mesmo que felpas da madeira prejudiquem o trabalhador.

Óculos de Proteção

Os óculos de proteção protegem os olhos do funcionário da madeireira contra respingos e estilhaços de madeira que podem atingir essa região. Geralmente, ele é utilizado em conjunto ao face shield e outros EPIs, fazendo parte dos EPIs para a Indústria Madeireira.

Protetor Auditivo

O ruído excessivo é um dos principais riscos deste setor profissional e, por isso, a utilização de protetores auriculares é fundamental para a saúde dos trabalhadores. Poderão ser empregados tanto no formato plug, quanto no formato tipo concha (aqueles que parecem headphones).

Avental

O avental é responsável por proteger o corpo do trabalhador que atua no setor madeireiro. Também evita o impacto de objetos volantes que possam afetar a sua integridade física.

Botina de Proteção

As botinas de proteção servem para proteger os pés do usuário contra diversos tipos de risco, como: queda de objetos nos dedos, quedas ou escorregões, esmagamento, entre outros. Pode ter diferentes características como a biqueira (aço ou composite); o tipo de solado (monodensidade ou bidensidade); e por aí vai. 

Capacete de Segurança

Sendo um dos EPIs mais utilizados do mundo, o capacete de segurança nunca será demais. Em um ambiente onde há maquinários e produtos pesados, ou mesmo a possibilidade de objetos volantes, é necessário proteger também a cabeça do trabalhador. Por isso, este EPI também é muito empregado.

Qual máscara usar para pó de madeira?

A máscara recomendada para pó de madeira é geralmente a PFF1. Este produto oferece proteção para as vias respiratórias do trabalhador contra diversos tipos de poeiras e névoas e, entre elas, o pó de madeira. 

O Respirador PFF1 é um Equipamento de Proteção Individual obrigatório em muitos ambientes profissionais e deve ser empregado sempre que for detectada a sua necessidade no Programa de Gerenciamento de Riscos – o PGR. 

Qual EPI para poeira?

Já para poeiras no geral, nós geralmente recomendamos a PFF2. Com eficiência mínima de 94% e penetração máxima de 6%, este equipamento se encaixa perfeitamente contra diversos tipos de poeira que podem afetar a saúde do trabalhador.

Este é o mesmo EPI muito recomendado quando o assunto é Covid-19. Por se tratar de uma excelente filtrabilidade, o equipamento é capaz de evitar a inalação não só de poeira, como também de riscos biológicos como vírus e bactérias. 

Como fazer controle de EPI?

O controle de EPI é um processo muito importante e que pode fazer toda a diferença em uma empresa. Seja para a proteção dos trabalhadores, seja para gerar benefícios à empresa, investir nesta área pode realmente ser muito produtivo para todas as partes.

Isso porque o controle de EPI é responsável por contabilizar e documentar tudo que se refere aos equipamentos, como: controle de estoque, entradas e saídas dos produtos, conferir se todos receberam equipamentos, e muito mais.

Pode até parecer um processo complicado, mas com as ferramentas certas é possível otimizar as tarefas e torná-las mais automatizadas. Além de facilitar o dia a dia, você vai deixar tudo documentado, podendo ser consultado a qualquer instante. 

É o caso da Ficha de EPIs e da Planilha de Controle de Estoque. Estes dois modelos são de produção exclusiva da Prometal EPIs, mas nós disponibilizamos inteiramente grátis para você, nosso leitor. 

Gostamos de dizer que não somos somente uma distribuidora de EPIs mas, sim, um verdadeiro parceiro das empresas na luta pela segurança do trabalho. 

Por isso, conte conosco não somente para adquirir ou consultar os EPIs para Indústria Madeireira, como também para adquirir conhecimento, informações, e ferramentas exclusivas. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima