Blog   EPIs   28 de junho de 2023

EPIs para Indústria Metalúrgica

Tempo de Leitura: 5 minutos
EPIs para Indústria Metalúrgica

Infelizmente, acidentes de trabalho ocorrem no cotidiano de trabalho em diversos setores industriais. Na indústria metalúrgica, isso não é exceção – lesões de funcionários não são incomuns. Portanto, é necessário tomar medidas para reverter essa situação, e o uso de EPIs para a Indústria Metalúrgica é um bom exemplo.

A produção de metal inevitavelmente exige que os funcionários assumam riscos baixos e altos. No entanto, deve-se notar que, uma vez que todos os funcionários (individual e coletivamente) usem os equipamentos de proteção corretamente e recebam treinamento adequado do departamento de segurança do trabalho, o risco pode ser completamente controlado.

Por isso, aqui na Prometal EPIs gostamos de dizer que a proteção começa pela informação de qualidade. Sem informação e sem conhecimento, não é possível combater os riscos e atenuar os agentes presentes no ambiente.

Se você tem dúvidas sobre os EPIs para Indústria Metalúrgica, fique de olho no artigo de hoje e, se precisar de algum destes EPIs, é só enviar uma mensagem.

Os Riscos do trabalho em Metalúrgicas

As metalúrgicas são ambientes muito perigosos para os trabalhadores. Isso porque existe todo um maquinário pesado envolvido nas atividades, além de substâncias que podem prejudicar a saúde do trabalhador se não forem tomadas as devidas providências.

Dentre os principais riscos neste ambiente, podemos citar:

  • Ruídos excessivos;
  • Temperaturas extremas;
  • Ergonomia;
  • Vibrações;
  • Intoxicação; e 
  • Radiação.

Vamos ver um pouco mais sobre cada um deles a seguir. 

Ruídos excessivos

As máquinas utilizadas na indústria metalúrgica são extremamente ruidosas e por isso é preciso tomar cuidado. Uma exposição prolongada aos ruídos, sem os EPIs necessários, pode provocar lesões ao trabalhador e, muitas vezes, a longo prazo. 

Além disso, os ruídos ocasionam o estresse, diminuem a produtividade e a capacidade de concentração, e podem até mesmo causar dores. Por este motivo, é indispensável tomar as medidas de segurança adequadas, incluindo os EPIs para a Indústria Metalúrgica.

Temperaturas extremas

Dentro de uma metalúrgica existem alguns profissionais que precisam lidar diretamente com metais em temperaturas elevadíssimas, ocasionando o risco de sofrer queimaduras. 

Além disso, lidar diretamente com o calor, além de ser desconfortável, também pode causar mais danos à saúde. É preciso prezar por um ambiente com boa ventilação e barreiras isolantes térmicas para evitar que os riscos afetem os trabalhadores, além do uso de EPI. 

Ergonomia

O risco ergonômico também é muito visto em metalúrgicas, já que os profissionais muitas vezes atuam em posturas inadequadas; baixa iluminação; levantamento de cargas pesadas; entre outros. Todos esses fatores podem desencadear doenças ocupacionais. 

Vibrações

Assim como os ruídos, as vibrações são provenientes das máquinas e equipamentos utilizados na indústria metalúrgica. São muito prejudiciais à saúde se não forem tomados os devidos cuidados através das medidas de controle de risco.

As vibrações podem causar desde alterações neurovasculares nas mãos e até outras doenças ocupacionais, podendo chegar à osteoporose. 

Intoxicação

Os profissionais desta área também estão suscetíveis à pneumoconiose, uma doença causada por poeira inorgânica. Isso ocorre porque a maioria das substâncias dessa poeira são tóxicas se forem inaladas.

Sua toxicidade depende do tipo de substância a partir da qual é produzida. Pode causar envenenamento grave, sem mencionar o potencial de irritação quando entra em contato com os olhos, pele, boca e nariz.

Radiação

Existe muita atividade de soldagem dentro de uma metalúrgica e, tendo soldagem, sabemos que tem também todos os riscos que envolvem esta atividade. Como por exemplo, as radiações que, se absorvidas pelo organismo, podem gerar diversos problemas à saúde.

Nesses casos, é necessário um isolamento da fonte do risco, como o uso de um biombo protetor (específico para tal), por exemplo, e é claro o uso de EPIs. 

EPIs para Indústria Metalúrgica

Como você pode conferir, são muitos os riscos que vemos neste ambiente. E isso que nós só apontamos alguns – a definição final deverá vir do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), que irá inspecionar o local e elaborar as medidas para cada risco.

O PGR também é responsável pela definição dos EPIs. No entanto, podemos elencar aqui os mais comuns de serem necessários na indústria metalúrgica. 

1. Óculos de Segurança 

O uso de óculos de segurança é fundamental para os trabalhadores da metalúrgica, principalmente para os que atuam com solda, devido à sua exposição a altas taxas de radiação e à presença de fumaças e aerossóis. 

Por se tratar de uma área muito sensível e úmida, a exposição do olho humano à radiação sem proteção pode sofrer graves consequências, causando danos irreversíveis à saúde.

Vale ressaltar também que existem diversos tipos de óculos, porém, os mais comuns são aqueles que protegem contra a radiação infravermelha e ultravioleta.​​​ 

2. Botina de Segurança

O calçado também é um importante item de segurança, pois sua função vai além da proteção dos pés. As solas antiderrapantes são imprescindíveis para os funcionários que atuam no setor metalúrgico, pois uma simples queda pode ocasionar graves acidentes de trabalho em determinados ambientes e situações.

Uma das principais funções das botinas, geralmente encontradas em couro, é garantir a qualidade da movimentação do funcionário – isso inclui não apenas proteção, mas também conforto durante a prática das atividades.

Além disso, as botinas de segurança também podem ter biqueiras feitas em aço ou composite, o que também evita muito acidente que poderia ocorrer com os dedos dos pés.

3. Proteção Auditiva

A alta poluição sonora em ambientes metalúrgicos é inevitável, justamente por causa dos ruídos que mencionamos acima. Devido ao funcionamento de máquinas de grande porte, existem diversos processos que acabam gerando altos níveis de ruído. 

Por isso, usar um equipamento para proteção auditiva sem dúvidas é essencial dentro dos EPIs para Indústria Metalúrgica. Dependendo do nível de isolamento acústico, a proteção auditiva pode ser realizada com itens simples, como protetores auriculares, ou itens mais abrangentes, como aqueles protetores do tipo concha. 

4. Capacete de Segurança

Os capacetes de segurança também são equipamentos de proteção individual essenciais para quem trabalha na indústria metalúrgica. Todo equipamento de segurança tem sua devida importância, porém, por proteger a área da cabeça, este é considerado um dos principais.

Seja para proteção contra quedas de objetos ou mesmo qualquer tipo de impacto (aqueles dentro dos níveis de proteção do capacete), o EPI se faz necessário em todas as ocasiões.

5. Luva de Segurança

Mesmo que alguns funcionários não usem luvas por causa de alguma queixa de desconforto ou por não acharem que as tarefas que executam representam risco para as mãos, o uso deste EPI é, na maioria das vezes, obrigatórios nestes ambientes..

Seja para o carregamento de peças aquecidas ou manuseio de objetos cortantes, a luva de segurança poderá evitar muitos acidentes com as mãos do trabalhador. E utilizando o EPI adequado, ele não implicará em desconforto nem perda da mobilidade.

6. Avental

As altas temperaturas são características da maioria dos ambientes de trabalho na indústria metalúrgica. No entanto, o problema com esse fator não está relacionado apenas às consequências físicas que ele causa no corpo humano.

Isso ocorre porque os funcionários expostos ao calor e não protegidos adequadamente podem sofrer uma grave perda de concentração, o que pode levar a distrações que podem levar a lesões no local de trabalho.

Nesse sentido, o avental ajuda protegendo a área do tronco do trabalhador contra as altas temperaturas, como também contra respingos de materiais, por exemplo. 

Onde comprar EPIs para Indústria Metalúrgica

Por ser um ambiente onde existem diversos campos profissionais, com diferentes riscos e diferentes equipes de trabalho, é importante adquirir os EPIs em uma loja especializada. Muitos distribuidores oferecem condições extremamente vantajosas para atender às empresas que buscam uma quantidade maior de equipamentos.

É o caso da Prometal EPIs. Aqui em nossa loja, além de você contar com um grande estoque de produtos à pronta entrega, poderá contar com condições exclusivas que atendem perfeitamente às necessidades da sua empresa. 

Também oferecemos um atendimento especializado, feito por profissionais muito bem informados, capacitados, e prontos para oferecer a você uma verdadeira experiência em Segurança do Trabalho. 

Não perca mais tempo procurando seus EPIs para Indústria Metalúrgica em qualquer lugar. Você já encontrou o lugar certo. 

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.