Blog   EPIs   15 de novembro de 2022

Para que serve a Luva Amarela?

Tempo de Leitura: 5 minutos
Luva Amarela

A luva amarela, que pode ser produzida tanto em látex quanto em nitrila, é um tipo de Luva de Segurança importante em algumas áreas de atuação.

Tendo em vista que, suas características possibilitam segurança durante a rotina de uso, ao mesmo tempo que viabilizam ótima sensação tátil para que o profissional possa atuar com eficiência em sua rotina de trabalho.

Usar o modelo de luva correto para sua rotina de trabalho é fundamental, com foco em possibilitar otimização de sua performance e garantia de eficiência na rotina de trabalho.

Nós vamos te explicar mais detalhes sobre o uso da luva amarela no cotidiano de trabalho de sua equipe. Viabilizando maior segurança e eficiência na rotina.

Luva amarela: entenda a composição

A luva amarela mais comum existente no mercado hoje é a de látex, produzida com o uso de borracha natural que permite maleabilidade e conforto durante o uso.

Acessível em preço, essa luva é confortável, possibilita boa capacidade de manutenção da sensação tátil e é bastante segura em relação ao uso.

O material em látex é menos resistente que a luva de material nitrílico, no entanto, cada modelo cumpre uma função importante como equipamento de proteção individual.

Possibilitando que os profissionais estejam resguardados em suas funções, viabilizando total segurança dentro da rotina de trabalho.

Escolher corretamente o modelo de luva utilizado por seus profissionais é de suma importância. Para que cada um deles possa ter conforto e boa performance associado a segurança necessária para suas rotinas de trabalho.

Atualmente o mercado disponibiliza vários modelos de luvas de látex, mas a amarela é diferente das demais. Sendo um modelo eficiente, prático de usar, fácil de lavar e que tem resistência para atuar nos principais nichos de mercado.

Viabilizando total praticidade para o profissional que usa a peça e eficiência no processo de proteção. E não tenha nenhuma perda de produtividade por causa do EPI.

Afinal, ter uma luva que é compatível com a sua demanda de trabalho diária é importante para que seja possível atingir ótimos resultados em relação ao processo de proteção.

Luva amarela de látex: quais profissionais utilizam?

A luva de látex é indicada para trabalhos leves, podendo proteger o trabalhador de riscos comuns no cotidiano de:

  • Profissionais de limpeza;
  • Quem atua com jardinagem e paisagismo;
  • Pessoas que atuam na construção civil.

Dessa forma, as mãos e punhos ficam protegidos durante o expediente, evitando o contato direto com materiais que possam machucar as mãos ou os punhos.

Além disso, a luva é resistente e durável, possibilitando uso por período prolongado enquanto o material estiver na validade.

Em caso de acidente que danifique a luva é imprescindível notificar a empresa para que a substituição imediata ocorra.

Justamente para que o profissional não fique com mãos e punhos expostos a eventuais riscos causados pela rotina de trabalho com uma peça que não o protege efetivamente.

Luva amarela nitrílica

A Luva amarela nitrílica é utilizada praticamente pelos mesmos profissionais que fazem uso das luvas amarelas de látex, que você viu no trecho anterior. No entanto, ela tem um diferencial muito importante, que é justamente não ser feita de látex natural.

Isso acontece porque muitas pessoas alegam ter uma certa intolerância à borracha natural, o que acaba fazendo com que optem pela borracha sintética, como o nitrilo. Este modelo também acaba sendo um pouco mais resistente que o modelo anterior. 

Quais são as vantagens relacionadas ao uso da luva?

A luva amarela é repleta de benefícios e vantagens para quem a adquire, como:

  • É uma luva flexível e elástica, que é confeccionada em látex oferecendo total mobilidade para as mãos;
  • Tem baixo custo, por ser uma peça lavável e reutilizável, que aumenta o ciclo de uso da luva;
  • Tem formato anatômico, evitando a fadiga das mãos por causa do uso de EPI;
  • É antiderrapante, permitindo a aderência mesmo quando utilizada com objetos molhados, sendo uma peça que também apresenta resistência a abrasão;
  • É confortável em relação ao uso em dias quentes, absorvendo bem o suor.

Portanto, o modelo é interessante para o uso cotidiano, proporcionando conforto necessário para que os profissionais de diferentes áreas atuem com total proteção de suas mãos e punhos.

Não é raro que os profissionais manifestem alergias ao látex, nesse caso, é preciso fornecer ao seu trabalhador outro material como a luva nitrílica ou de material que não cause alergia. Justamente para que o colaborador possa ter um bom desempenho durante a rotina de trabalho.

Ter uma luva muito rígida ou que é incompatível com a atividade executada no dia a dia dificulta a manutenção do desempenho. Fazendo com que muitos profissionais busquem remover as luvas e trabalhar correndo riscos.

Ao observar que a equipe apresenta dificuldade de usar algum EPI é sempre importante analisar e conversar sobre o que está acontecendo, para uma compra mais assertiva na próxima aquisição de EPIs.

A luva amarela não é obrigatoriamente descartável

As luvas amarelas são resistentes e duráveis quando bem utilizadas. O ideal é que após a rotina de trabalho usando o EPI o profissional higienize corretamente a luva e deixe secando em local de sombra e ventilado.

A higienização e uso adequado da luva amarela viabilizam os cuidados necessários para que a peça dure mais, possibilitando redução de custo e manutenção da eficiência da proteção.

No entanto, é sempre importante checar a integridade da luva antes de fazer o próximo uso da peça. Com o foco de manter total qualidade em sua proteção.

Afinal, em caso de algum pequeno furo ou rasgo na peça o ideal é substituir a peça imediatamente para que a luva nova possa ser eficiente em sua proteção.

Justamente para evitar o contato direto das mãos do profissional com algum agente químico que possa causar problemas de saúde ou machucados nas mãos.

A lavagem da luva que não é descartável deve ser feita com água em abundância e sabão neutro. Para que a peça não acumule cheiro de suor e possa ser reutilizada várias vezes.

Os cuidados de lavagem e armazenamento são importantes para que a luva amarela possa ser durável, sem deixar de proteger com a mesma eficiência de quando o primeiro uso foi feito.

Como escolher as uvas ideais para minha equipe?

É importante perceber que a luva ideal para seus profissionais é o modelo que atende as demandas das normas de EPI e que oferece qualidade, durabilidade e conforto.

Para tal, é importante considerar a atividade desempenhada por cada profissional. Bem como, é essencial escolher um tamanho de luva adequado para cada colaborador.

Tendo como objetivo que o material fique com boa adesão nas mãos, evitando que a luva escorregue e seja responsável por expor a pele aos riscos de contaminação.

Portanto, é interessante adotar todos os cuidados possíveis para que a luva adequada seja fornecida aos profissionais. Bem como, orientar e cobrar a utilização correta do modelo que cada colaborador precisa usar.

De modo que a empresa possa ter riscos de acidentes minimizados, bem como, possa oferecer um ambiente confortável de trabalho.

Quando o EPI é de qualidade, está de acordo com a função executada e o funcionário é bem orientado, é natural que o uso faça parte do cotidiano sem qualquer dificuldade relacionada ao material de proteção.

Luva amarela de qualidade é na Prometal EPIs

A sua equipe pode contar com EPIs de qualidade, praticidade na compra e durabilidade! A Prometal EPIs conta com profissionais qualificados para auxiliar na compra de materiais de proteção.

Possibilitando que cada colaborador de sua equipe esteja bem preparado para a própria rotina de trabalho, possibilitando eficiência nas aquisições e total praticidade de encontrar todos os EPIs necessários em uma única página.

Além da luva amarela, a Prometal disponibiliza outros modelos de luvas, viabilizando eficiência e facilidade de adquirir todos os EPIs necessários em um único lugar.

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.