Para que serve a cadeira suspensa?

Tempo de Leitura: 4 minutos
cadeira suspensa

A cadeira suspensa faz parte dos equipamentos essenciais para o trabalho diário de muitos trabalhadores que trabalham em diferentes áreas. Isso porque a utilização do equipamento proporciona não só proteção, mas também conforto.

Você provavelmente está cansado de saber que todo trabalho em altura é uma atividade perigosa para o trabalhador que precisa utilizar uma gama de equipamentos para se manter seguro. No entanto, acidentes ainda acontecem ano após ano.

Seja pelo uso de equipamentos errados, produtos de má qualidade, ou até mesmo por falta de responsabilidade (empregador ou trabalhador), essa ainda é considerada a atividade mais documentada de acidentes de trabalho no Brasil.

Portanto, todas as informações são bem-vindas e devem ser entregues. Você pode usar este conteúdo sobre cadeiras elevatórias para compartilhar com sua equipe por meio do DDS ou em treinamento para sua equipe.

Sobre o Trabalho em Altura 

Muitas pessoas ficam confusas e pensam que trabalhar em altura é apenas uma atividade que envolve atividades de grande altitude, como: acima de prédios, limpeza de telhados ou paredes externas de grandes prédios. As atividades também são consideradas dessa forma, porém, a caracterização começa ainda mais abaixo.

De acordo com a NR 35, norma regulamentadora responsável por determinar as boas práticas para trabalho em altura, qualquer atividade acima de 2 metros de um nível inferior já atende a esse termo. Então, você já deve obedecer a lei e usar equipamentos obrigatórios para isso.

Caso contrário, além de aumentar a probabilidade de um acidente de trabalho, você estará expondo sua empresa a riscos legais. Além disso, é responsabilidade do empregador proteger a saúde e a segurança pessoal dos funcionários, e o descumprimento resultará em multas e ações legais.

Por isso, é sempre válido salientar: qualquer atividade desenvolvida acima de dois metros do nível inferior, e que haja risco de queda, é considerada trabalho em altura. 

Para que serve a Cadeira Suspensa?

A cadeira suspensa é um EPC para trabalho em altura. Um dispositivo simples, mas ao mesmo tempo atende a todos os requisitos especificados nas normas regulamentadoras. Proporciona grande conforto e segurança para os usuários realizarem atividades em altura.

Este produto foi desenvolvido para permitir que os profissionais realizem atividades confortavelmente acima de 2 metros do solo. Entre essas atividades, podemos incluir a pintura de exteriores de edifícios, limpeza de janelas, restauração de estruturas elevadas, limpeza de paredes externas e muitas outras atividades semelhantes.

Os trabalhadores sempre precisarão ser suspensos do lado de fora da estrutura para algum tipo de atividade, não sendo possível a colocação de andaimes. Ao trabalhar em altura com cadeira suspensa, o profissional poderá realizar suas tarefas com boa postura sentada e proteção.

Obviamente, além da cadeira suspensa, você também precisará de uma variedade de outros EPI, EPC e itens de proteção. Vamos ver alguns deles a seguir?

Demais EPIs para o Trabalho em Altura

Sabemos que os EPIs são vitais na vida dos trabalhadores. E no trabalho em altura não é exceção! Além dos acessórios necessários para cada atividade específica e do sistema de ancoragem projetado para evitar quedas de altura, equipamentos de proteção individual devem ser adquiridos pelo empregador.

Além disso, o empregador também é responsável por inspecionar regularmente os equipamentos que serão utilizados. Tudo isso para garantir 100% de instalação de EPIs e outros sistemas de segurança para garantir a proteção dos usuários.

Os sistemas de ancoragem devem ser definidos através de uma análise de risco. Tal como acontece com os equipamentos de proteção individual e coletiva, e todas as demais medidas necessárias para proteger os trabalhadores dos riscos presentes na atividade.

Abaixo, listamos os principais EPIs utilizados para trabalho em altura!

Quais outros EPCs para Trabalho em Altura?

Além dos EPIs, também existem outros equipamentos tão importantes quanto para o trabalho em altura. É o caso dos EPCs, e também de outros itens de segurança que não se enquadram na nomenclatura nem de um nem de outro. Vamos explicar abaixo! 

Ao contrário do EPI, o EPC pode proteger mais de um trabalhador quando usado. São complementares aos EPIs, ou seja, um não pode substituir o outro. Por exemplo, é aqui que entra uma cadeira suspensa para trabalhar em altura.

Aqui está uma lista dos EPCs mais comuns nesses casos, juntamente com outros itens que não se enquadram nessa categoria, mas ainda são importantes:

  • Cadeira Suspensa para o Trabalho em Altura; 
  • Conectores;
  • Cordas;
  • Escadas;
  • Polia.

Itens de Segurança:

  • Talabarte de Segurança: Y,  Simples e de Posicionamento;
  • Trava Queda;
  • Trava Queda Retrátil.

Como escolher os produtos para Trabalho em Altura?

A escolha dos melhores equipamentos e outros itens de segurança para o trabalho em altura dependerá de uma análise de risco do ambiente de trabalho. Essa análise deve ser feita por meio de um PGR – Programa de Gerenciamento de Riscos.

Esse processo deve ser feito visitando o local de trabalho para entender melhor como cada atividade a ser realizada é realizada para identificar riscos que possam surpreender os trabalhadores.

Através deste procedimento, será possível identificar, avaliar e analisar todos os fatores ambientais encontrados. Inclua o tempo de exposição e a intensidade para cada risco. Seguindo este processo, será possível desenvolver medidas de controle de risco.

Nestas medidas, serão utilizados equipamentos de proteção individual correspondentes aos riscos listados. Ou seja, para definir os equipamentos necessários, os riscos ambientais devem (e são obrigatórios) ser considerados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima