Blog   EPIs   25 de outubro de 2023

EPIs para o Trabalho com Lixadeiras

Tempo de Leitura: 4 minutos
EPIs para o Trabalho com Lixadeiras

O trabalho com lixadeiras expõe o profissional a uma série de riscos ambientais, que precisam ser eliminados ou atenuados. Por isso, é necessário fazer uso dos EPIs para o trabalho com lixadeiras para que possa ter uma rotina de trabalho mais segura.

Visando minimizar os riscos de acidentes e garantir a máxima proteção para o profissional caso algum acidente inevitável ocorra, o empregador é quem deve fazer o fornecimento dos produtos aos trabalhadores.

Para auxiliar em sua segurança, elencamos uma série de informações úteis sobre o uso de EPIs para trabalho com lixadeiras, confira a seguir.

Quais os EPIs para o Trabalho com Lixadeiras?

A lixadeira é um disco abrasivo que pode se romper durante o uso. O equipamento atua a 8500 rotações por minuto, algo parecido com 288 km/h.

Portanto, sua alta velocidade e característica abrasiva são fatores que fazem com que o equipamento possa cortar praticamente tudo que está em sua frente quando a lixadeira rompe. Para evitar acidentes, é preciso usar:

1.  Protetor auricular

A lixadeira é um produto que emite ruído elevado. Portanto, é necessário fazer uso do protetor auricular, com o objetivo de proteger a audição de eventuais danos causados pelo ruído.

2.  Avental de raspa

O avental de raspa é uma peça que pode ou não ser utilizada, dependendo de cada tipo de trabalho que o profissional irá desempenhar com a lixadeira.

Portanto, sempre cabe a avaliação sobre o EPI em questão, tendo como objetivo resguardar o profissional sem dificultar sua mobilidade.

3.  Respirador

O respirador protege o profissional, evitando que inale partículas pequenas dos produtos lixados. Possibilitando que todo o seu sistema respiratório seja protegido.

É muito comum que os profissionais evitem usar o respirador junto com óculos de proteção por relatarem embaçamento. Entretanto, a composição de EPIs é essencial para que a proteção obtida com as peças seja a mais elevada possível.

4.  Óculos de segurança ou face-shield

Não é raro que o uso de lixadeira desencadeia a projeção de partículas em direção ao rosto do profissional. Portanto, é necessário proteger os olhos para que possa evitar danos.

Assim, é possível garantir que sua visão não seja comprometida por algum eventual pó ou partícula que possa atingir os olhos durante o expediente.

Além disso, é importante que o profissional não use roupas frouxas quando estiver manuseando o equipamento. Tendo em vista que, a peça de roupa frouxa pode vir a ser puxada pela lixadeira sem que o profissional perceba a tempo, ocasionando um acidente.

Quais os riscos de uma lixadeira?

A lixadeira é um equipamento que expõe o profissional que faz seu manuseio a uma série de riscos, como:

  • Rompimento da lixadeira ocasionando cortes e tudo que estiver na frente do disco;
  • Aspirar partículas do produto lixado;
  • Ter partículas acidentalmente projetadas para os olhos;
  • Sofrer cortes com o equipamento;
  • Risco ergonômico;
  • Risco relacionado ao manuseio de um equipamento que causa vibração no corpo.

Portanto, é um trabalho que expõe o profissional a diferentes riscos no dia a dia. Sendo importante estar corretamente protegido de acordo com todos os riscos que forem identificados na análise previamente feita, aos quais estará exposto.

Usar somente uma parte dos EPIs necessários não é o suficiente para que o profissional tenha uma rotina de trabalho segura. É fundamental fazer uso de todos os produtos que efetivamente minimizem os riscos e que são necessários para que o cotidiano de trabalho não seja um fator de risco para a saúde do profissional.

Isso porque acidentes com lixadeiras podem ser fatais e causar amputações. O ideal é sempre estar bem protegido justamente para que possa minimizar os riscos.

Quando o profissional atua de forma consciente, está concentrado em sua demanda e faz uso de todos os equipamentos de segurança necessários, é possível garantir os melhores resultados em seu expediente. Evitando que acidentes de trabalho com lixadeiras façam parte de sua rotina.   

Como usar lixadeira com segurança?

O ideal para usar a lixadeira com segurança é evitar bater a peça contra o chão, por exemplo, para garantir que a ferramenta não sofra danos na fixação da parte móvel.

Afinal, é justamente quando a lâmina quebra e se solta que o acidente mais perigoso pode ocorrer com o uso deste equipamento.

Além disso, é importante armazenar a lixadeira corretamente, evitando que sofra contato direto com a umidade. Aspecto que acaba fragilizando a fixação da peça, podendo diminuir de forma muito significativa a sua vida útil e aumentar as chances de quebra ocasionando acidente durante o uso.

Fazer higienização adequada da peça também garante que o produto esteja em boas condições para que possa usar frequentemente. Manter todos os cuidados importantes de manutenção é um cuidado importante para com sua própria segurança.

Tendo como principal objetivo que nenhum acidente venha a ocorrer em sua rotina de trabalho, não é só o correto manuseio da peça que importa. O correto cuidado também deve ser mantido ao guardar o produto e limpar. Prolongando a vida útil da lixadeira.

Nunca retire a proteção

A proteção, também conhecida como coifa, é uma capa da lixadeira que evita a projeção de partículas provenientes do corte ou lixamento de peças.

Dessa forma, as partículas não são projetadas para o corpo do operador, possibilitando minimização de riscos.

Outro ponto importante sobre a coifa é que, mesmo em caso de quebra do disco usado, a coifa atua evitando que o disco seja lançado contra a pessoa que está manuseando o equipamento.

Isto posto, é possível evitar cortes e acidentes mais severos no caso de o disco ser rompido durante o uso. Afinal, o disco atua em altíssima velocidade como já citamos e sem a coifa, ele pode ser lançado em direção ao operador da lixadeira ocasionando acidente significativo.

Portanto, uma das melhores maneiras de se proteger ao longo do expediente é sempre usar a ferramenta de trabalho conforme ela foi projetada para funcionar.

E além disso, evite distrações ao longo do expediente. Ouvir música ou fazer qualquer atividade que tire sua atenção do trabalho desempenhado aumenta os riscos da função.

Como evitar acidentes com lixadeiras?

Ter atenção ao manuseio adequado do equipamento é fundamental, assim como, é importante fazer uso de todos os EPIs necessários para desempenhar sua profissão.

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.