A medicina do trabalho é uma especialização que atua na prevenção de doenças associadas à rotina de trabalho desempenhada por cada profissional. Por este motivo, é uma área especificamente importante para a segurança do trabalho.
Além disso, o profissional que realiza atividades nesta área também atua no controle dos riscos ambientais. Possibilitando, assim, que a empresa proporcione um ambiente mais saudável e seguro para sua equipe.
Extremamente importante, a medicina do trabalho tem como foco a promoção e a manutenção da saúde do trabalhador. Para isso, requer a atuação de um especialista, para que toda a equipe tenha a máxima performance e segurança em seu ambiente laboral.
Nós vamos te explicar mais sobre a relação entre medicina do trabalho e a saúde do colaborador nas empresas, confira a seguir!
Medicina do Trabalho e Medicina Ocupacional: são a mesma coisa?
A medicina do trabalho e a medicina ocupacional são sinônimos. O objetivo da medicina do trabalho é atuar na prevenção e tratamento de todas as doenças que estão intimamente relacionadas à atividade que o profissional executa em sua rotina laboral.
A prevenção de doenças ou complicações relacionadas ao cotidiano ocupacional é um direito do trabalhador previsto na Constituição.
Além disso, ter especialistas em medicina do trabalho atuando junto à sua equipe possibilita que os profissionais tenham melhora significativa na produtividade. Aspecto que é importante para garantir que a empresa tenha bons resultados.
Minimizando ausências da equipe na rotina de trabalho causadas por adoecimentos constantes, essa rotina também contribui para que os profissionais se sintam valorizados pela empresa.
Dessa forma, o investimento em medicina do trabalho minimiza os custos da empresa. Uma vez que, garante bom desempenho para os profissionais. Ao mesmo tempo em que viabiliza sensação de bem-estar para o profissional atuar em sua máxima performance.
Qual é a importância da Medicina do Trabalho nas empresas?
A medicina do trabalho implementa cuidados para a saúde do trabalhador ao mesmo tempo em que analisa sua rotina laboral.
Um especialista em medicina do trabalho é capaz de indicar o uso de equipamentos de proteção individual (EPI) para que a equipe trabalhe com maior segurança.
Além disso, seguir as normas de medicina do trabalho presentes na CLT é fundamental para que a empresa não sofra eventuais sanções legais durante as fiscalizações.
Cabe ao médico seguir as normas previstas na legislação. A portaria N.º 3.214, DE 08 DE JUNHO DE 1978, previa 28 normas regulamentadoras para a área. Atualmente já existem 37 que devem ser intimamente conhecidas pelo médico ocupacional.
De modo que, o profissional possa seguir todas as normas e orientar as empresas em relação à correta atuação. Possibilitando a minimização de danos causados pela rotina de trabalho para a equipe.
Aspecto que é fundamental, inclusive, para minimizar o risco de que profissionais demitidos pela empresa processem o antigo local de trabalho após o desligamento.
Oferecendo tudo que a legislação exige, a empresa protege a equipe, ao mesmo tempo em que protege a si mesma de eventuais problemas legais.
Funções do médico do trabalho
O médico do trabalho deve ter residência na área, que demonstre habilidade para desempenhar a função.
A partir disso, o profissional deverá ser contratado pelas empresas com o objetivo de atuar no cotidiano, oferecendo uma integração eficiente entre a legislação vigente e o que ocorre no cotidiano laboral.
Possibilitando que os profissionais tenham acesso aos EPIs necessários, bem como, tenham um ambiente de trabalho mais saudável.
O médico do trabalho consegue observar até mesmo a ergonomia de atuação de cada profissional que atua no escritório, sugerindo ajustes para o cotidiano.
Portanto, uma das atividades do profissional da área é justamente conhecer de modo aprofundado a rotina de cada funcionário.
Entendendo quais são os riscos que ele está exposto, para que possa adotar medidas preventivas de futuros problemas.
É dever do médico do trabalho desenvolver alertas sobre riscos de adoecimento físico ou mental, para que a empresa possa atuar preventivamente.
O trabalho também deve ser desenvolvido com foco em orientar os profissionais da companhia, transmitindo conhecimento médico para que eles estejam em melhor condições de cuidarem de si mesmos.
Lesões por esforço repetitivo e distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho, são algumas das questões que podem ser menos frequentes na saúde dos colaboradores. Desde que exista uma atuação mais efetiva por parte do médico do trabalho.
O médico do trabalho pode pedir exames específicos?
Sim! Uma das tarefas desenvolvidas pelo profissional responsável pela equipe é solicitar exames, como:
- Eletrocardiograma em repouso;
- Audiometria;
- Acuidade visual;
- Raio-X de tórax OIT;
- Espirometria ocupacional;
- Eletroencefalograma ocupacional;
- Exames de laboratório caso o médico julgue necessário.
Esses são os exames mais básicos que habitualmente o médico do trabalho solicita como rotina, visando gerar registros do acompanhamento do colaborador.
Além disso, tais exames possuem a finalidade de identificar se a rotina ocupacional está gerando danos para a saúde do profissional.
Avaliar o estado de saúde dos colaboradores requer alguns exames, para que seja possível indicar precauções a serem tomadas que são realmente efetivas.
Bem como, é necessário que o médico saiba exatamente quais são os riscos que cada membro da equipe está exposto no dia a dia. Transparência em tal relação é fundamental para que a atuação possa ser eficiente.
Toda empresa requer a atuação de um profissional de medicina do trabalho?
Sim! Para que a contratação e demissão sejam legalizadas, é preciso que o profissional passe por exames médicos.
Seja o admissional ou o demissional, é preciso ter um médico do trabalho envolvido. Portanto, se a dúvida é quem faz parte do público atendido pelo médico especialista na área ocupacional, saiba que o especialista deve atender toda a equipe.
De modo que, possa garantir boas condições de saúde de acordo com as normas vigentes. Sempre possibilitando que a empresa tenha uma boa reputação no mercado.
E possa promover um ambiente adequado para que sua equipe desenvolva um trabalho de excelência.
Afinal, independentemente de qual seja a atividade executada pelo profissional, sempre existem riscos envolvidos.
E o médico poderá avaliar a saúde, como a rotina laboral está impactando a saúde do colaborador e atuar de forma preventiva.
A orientação do médico do trabalho também é um fator importante para a melhora da qualidade de vida.
Por isso, os exames são solicitados periodicamente para que toda a equipe esteja sempre bem acompanhada.
Periodicidade de exames ocupacionais
Um ponto importante a ser avaliado é que, deve existir regularidade em relação aos exames de sua equipe, o ideal é acompanhar as normas que regulam da seguinte forma:
- Exames bienais: são obrigatórios para os colaboradores com idade entre 18 e 45 anos, e que atuam sem exposição direta a fatores de risco;
- Exames anuais: devem ser feitos a cada ano para avaliar a condição de saúde de profissionais que estão expostos a fatores de risco ou que são portadores de doenças crônicas;
- Exames semestrais: têm como objetivo acompanhar o estado de saúde do funcionário, através de monitoramentos biológicos.
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