Blog   EPIs   17 de fevereiro de 2021

Luva Nitrílica: Como está a situação mundial da fabricação do EPI?

Tempo de Leitura: 5 minutos
Luva Nitrílica

Não é de hoje que vemos comentários por todos os lados sobre os exacerbados preços das Luvas Nitrílicas. De fato o produto nunca antes, na história da Segurança do Trabalho, esteve com um preço tão elevado.

E com razão. Fabricadas em Nitrilo, estas luvas descartáveis sempre foram muito populares em diversas profissões: desde o ramo hospitalar, passando por esteticistas, tatuadores, cabeleireiros, entre muitos outros ramos. 

Por ser antialérgica, atrai consumidores de todas as áreas, já que é a melhor alternativa para aquelas pessoas que possuem sensibilidade à proteína do látex. Agora, mesmo esse produto sendo tão comum e procurado, como pode estar tão caro?

A verdade é que tudo começou em 2020 – o ano mais atípico para a Segurança do Trabalho, ou quem sabe para a maioria da população. Com a chegada da pandemia, aconteceram muitas mudanças, alterações e situações específicas que nós nunca antes tínhamos testemunhado.

Um dos fatos mais marcantes foi a escassez de EPIs no mercado, que fez com que os preços também sofressem graves alterações. E este é um dos motivos pelos quais a Luva Nitrílica está na situação que vemos hoje.

Mas por que será que se deu essa escassez? Por quais motivos os EPIs começaram a sumir do mercado? Isso aconteceu só com as Luvas Nitrílicas? Essas são algumas perguntas que iremos responder neste artigo.

Então se essas questões também incomodam você, tenha uma boa leitura! 

O que é a Luva Nitrílica?

Existem muitos tipos de luvas nitrílicas. No entanto, é importante ressaltar que neste artigo estamos nos referindo às Luvas Descartáveis Nitrílicas.

Dessa forma, podemos afirmar que este modelo de EPI é resistente a saliências e perfurações, abrasões e cortes, além de ser uma ótima proteção contra bases, óleos, muitos solventes, graxas e gordura animal.

Por serem desenvolvidas com borracha sintética, são hipoalergênicas, o que significa que são uma ótima opção para aquelas pessoas que possuem reações alérgicas ao Látex. Além disso, o Nitrilo é um material muito resistente, até mesmo comparado ao látex natural. 

É muito utilizada por diversas áreas profissionais, como: estéticas, cabeleireiros, maquiadores, profissionais de pet shop, farmacêuticos, profissionais da saúde, tatuadores, chefs de cozinha, profissionais que lidam com alimentos, entre muitos outros.

Antes da pandemia, era considerado um dos EPIs com melhor custo-benefício, já que possui alta resistência ao desgaste enquanto possuía um valor bem acessível. Porém, hoje, não se pode dizer o mesmo. 

Depois do início da pandemia, em março do ano passado, os preços da Luva Nitrílica começaram a subir devido a uma série de fatores. Entre eles, o próprio Coronavírus que afetou as próprias fábricas de produção.

Tudo isso gerou uma escassez geral das Luvas Nitrílicas no mercado, fazendo com que o valor do produto subisse rapidamente. Hoje, você encontra uma precificação bem diferente do que via em um passado recente, o que é uma péssima notícia para empregadores e usuários de todo o país.

Notícias sobre a escassez da Luva Nitrílica

Logo no início de 2020, começo da pandemia, uma das principais fábricas do mundo no quesito Luvas Descartáveis já previa a futura escassez que estava por vir.

Na época, a Associação de Fabricantes de Luvas do país, onde os membros faziam 3 de cada 5 luvas do mundo inteiro, alertou para uma provável escassez crônica do produto. O motivo era a pandemia do Coronavírus, que fez com que as fábricas fossem obrigadas a reduzir o número de colaboradores devido ao risco de contágio.

Dessa forma, a Top Glove, maior fabricante mundial de Luvas Descartáveis, comentou que a demanda dos EUA, Europa e de outros países ultrapassaria a capacidade de produção da fábrica e que, por isso, os pedidos já estariam com 4 meses de atraso. 

Lembre-se: isso tudo ainda em março de 2020! 

Foi quando chegou o final do ano e as previsões se confirmaram. Até hoje, não temos novidades e o preço das Luvas Nitrílicas que antes era 20 reais, ainda passa de 100. 

Como o país é o principal fornecedor mundial deste equipamento em específico, o fechamento das fábricas já indicava um possível caos futuro. 

O que aconteceu é que o governo da Malásia anunciou o fechamento de 28 fábricas da Top Glove. Isso aconteceu logo após identificarem um grande aumento no número de casos da contração da doença por entre os funcionários da empresa. 

A fábrica, que contava com 5.794 funcionários, teve 1.889 casos positivos para Covid-19. A medida foi adotada após uma avaliação de riscos feita pelo Ministério da Saúde, que comprovaria que, se continuasse suas atividades, ainda mais pessoas acabariam por se contaminar.

A redução da produção do EPI mais a busca exagerada pelo mesmo produto ao redor do mundo inteiro fez com que os preços aumentassem e o produto realmente se tornasse escasso no mercado. 

Mas será que isso aconteceu apenas com a Luva Nitrílica?

Outros EPIs em escassez por causa da pandemia

Além da Luva Nitrílica, outros Equipamentos de Proteção Individual ficaram escassos no mercado depois do começo da pandemia. Os motivos, além das fábricas trabalharem com carga reduzida, podem também ser pela alta procura dos produtos. 

Este é um problema muito grave, uma vez que profissionais precisem utilizar determinados EPIs durante o ano inteiro para realizar suas atividades, e não somente durante a pandemia. Por isso, com a escassez, esses colaboradores também foram prejudicados.

Dentre os EPIs que ficaram em falta no mercado, estão:

  • Luva Nitrílica (como já mencionamos);
  • Óculos de Proteção Hospitalar;
  • Protetor Facial;
  • Respiradores PFF2.

Foi por conta da falta de respiradores PFF2, por exemplo, que o Governo brasileiro prolongou a vida útil deste equipamento e também liberou o uso das máscaras caseiras de tecido por toda a população.

Foi um meio de fazer com que as pessoas comuns parassem de procurar pelo EPI que deveria ser utilizado pelos profissionais da linha de frente, por exemplo, ou aqueles que já utilizavam para o dia a dia durante suas jornadas profissionais.

Onde encontrar Luva Nitrílica e Respirador PFF2?

Mesmo em escassez, ainda é possível encontrar Luvas Nitrílicas, bem como Respiradores, Face-shields, entre outros EPIs em escassez. A diferença talvez você vá encontrar no preço dos produtos, que estão acima do que éramos acostumados.

No entanto, aqui na Prometal EPIs, você ainda tem a chance de garantir o melhor custo-benefício, além de produtos a pronta entrega para você. Pois entendemos que, muitas vezes, precisamos do equipamento em cima da hora, e a Segurança do Trabalho não pode esperar. 

Portanto, conte sempre conosco! O seu parceiro na busca por um país mais seguro para os trabalhadores.

Continue sua leitura com Qual é o profissional que faz a indicação do EPI correto?

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.