Blog   EPIs   19 de junho de 2020

Filtro para Respirador: Como escolher?

Tempo de Leitura: 5 minutos

Os Equipamentos de Proteção Respiratória são fundamentais para evitar diversos tipos de doenças ocupacionais e acidentes do trabalho. No entanto, para que sejam de fato eficientes, é preciso levar em consideração alguns detalhes como o Filtro para Respirador.

Isso porque alguns tipos de Respiradores não possuem o filtro acoplado, fazendo com que surja a necessidade de adquiri-lo separadamente. É aí que entra a importância do conhecimento pois, a escolha do filtro errado pode acarretar em muitos problemas.

O que acontece é que alguns ambientes de trabalho são cheios de riscos que podem afetar a saúde dos trabalhadores. Por este motivo, os EPIs são utilizados, além de outras diversas Medidas de Controle de Risco. Alguns destes riscos podem ser facilmente inalados, fazendo com que haja a necessidade dos equipamentos de proteção respiratória.

Por este motivo, conhecer cada um dos EPIs existentes no mercado é tão importante quanto conhecer os riscos presentes no ambiente de trabalho. Unindo as duas coisas, você poderá fornecer os equipamentos adequados para a proteção dos trabalhadores.

Portanto, se você deseja saber mais detalhes sobre como escolher o filtro para Respirador, além de conhecer um pouco mais sobre este importante EPI, fique ligado no artigo de hoje!

O que é o Respirador? 

O Respirador é um Equipamento de Proteção Individual que funciona como um verdadeiro filtro para proteger as vias aéreas do usuário. Dessa forma, tem como principal objetivo garantir que as partículas, gases, vapores, excesso de oxigênio (ou deficiência desse) presentes no ar não sejam inaladas. 

Assim, o uso deste EPI evita a contração de diversas doenças além de problemas respiratórios que poderiam ser causados pelos contaminantes. São muitas as atividades profissionais que exigem o uso deste equipamento, bastando existir o risco de poeiras, névoas, fumos, vapores ou gases tóxicos. 

Hoje em dia, podemos dividir os Respiradores em 04 principais tipos:

  1. Respirador Facial;
  2. ¼ Facial;
  3. Semi Facial; e
  4. Respirador Sem Manutenção.

Cada um desses grupos possuem suas características específicas como a necessidade do Filtro para Respirador, entre outras peculiaridades. Todas essas características deverão ser levadas em consideração!

Isso porque o uso incorreto de um Equipamento de Proteção pode colocar o trabalhador frente ao risco de acidente do trabalho. Além disso, a empresa também estará sujeita a multas e processos judiciais.

Quais modelos necessitam o Filtro para Respirador?

Dentre os modelos que mencionamos acima, apenas um deles não possui a necessidade de acoplar o Filtro para Respirador: o Respirador Sem Manutenção. Isso ocorre porque este item em si já é o próprio filtrante. Ou seja, já funciona inteiramente como um filtro.

Já os demais Respiradores, que chamamos de Respirador Facial, Semi Facial e 1/4 Facial, estes necessitam da escolha do filtro à parte. Nestes casos, é importante ressaltar a importância de realizar a troca destes filtros sempre que for necessário.

Como selecionar o Filtro para Respirador certo?

Antes da escolha do Filtro para Respirador, é importante mencionarmos a escolha do EPI. Para que os Equipamentos de Proteção sejam identificados, é preciso que primeiro seja feito o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA.

É através do PPRA que os riscos presentes no ambiente de trabalho deverão ser identificados. Assim, sendo observada a presença de riscos respiratórios, deverá ser implementado o PPR – Programa de Proteção Respiratória

Através destes programas que os EPIs deverão ser implementados pois, ambos possuem como principal objetivo identificar, avaliar e eliminar ou atenuar os riscos presentes no ambiente. Como irão fazer isso? 

Através das Medidas de Controle de Risco! Ao serem implementadas, se mesmo assim forem insuficientes, o uso do EPI se tornará fundamental. Ou seja, os EPIs são a última das medidas de controle de risco a serem implementadas.

Bem, se depois de tudo isso for detectada a necessidade do Respirador Facial, Semi Facial e 1/4 Facial, então o próximo passo será averiguar o Filtro para Respirador.

Escolhendo o Filtro para Respirador

Como você já viu, o Filtro para Respirador protege contra riscos que podem ser divididos em duas formas:

  • Partículas sólidas ou líquidas: poeiras, fumos e névoas;
  • Substâncias gasosas: gases e vapores.

Tendo identificado os riscos do ambiente de trabalho, você poderá escolher um filtro que proteja contra um destes contaminantes ou contra um grupo deles. Geralmente o Filtro para Respirador é identificado por cores que indicarão para qual contaminante oferece proteção.

Veja na tabela abaixo a referência de cores dos filtros e suas indicações, segundo a Norma Europeia EN 14387:

Classes de filtros – como diferenciar?

Além das especificações separadas por cores que você viu acima, ainda existem os Filtros Químicos, que pertencem às classes 1, 2 ou 3. A principal diferença entre essas classes está na concentração de contaminante em que o filtro pode ser utilizado.

Classes de Filtros contra Partículas, por exemplo, determinam o quão eficiente é o modelo para a retenção de aerossóis sólidos e líquidos. Veja na segunda tabela abaixo, como se dá essa distribuição de concentração. 

P1 = 80%, P2 = 94%, P3 = 99,95 %.

Cartucho Químico ou Filtro?

Muitas pessoas não conhecem os cartuchos químicos e por isso é importante salientarmos. O cartucho químico também é utilizado em Respiradores e é geralmente produzido com carvão ativado que pode oferecer proteção contra gases e vapores presentes no ar.

No entanto, é fundamental ressaltar que este modelo não deve ser utilizado para a proteção contra riscos particulados. Ou seja, poeiras, névoas e fumos. Isso porque não oferece a devida proteção, deixando o trabalhador exposto ao risco. A não ser que seja um filtro combinado com filtro mecânico pois, existe essa opção, onde o filtro mecânico vem combinado internamente no cartucho. 

A vida útil do cartucho químico irá variar de acordo com o tipo de contaminante a que for exposto, sua concentração, umidade do ar e cuidados com o equipamento. Além disso, é preciso seguir as recomendações do fabricante para eventuais trocas e substituições, sempre que o usuário sentir cheiro ou gosto diferentes ou identificar um esforço maior que o habitual para o movimento de respiração.

E os Filtros Mecânicos? O Filtro para Respirador é geralmente produzido com uma malha de microfibras sintéticas que são eficientes para proteger contra os riscos particulados. Ou seja, poeiras, névoas e fumos, não sendo recomendada a utilização para gases e vapores.

O tempo de duração deste produto também depende de acordo com as mesmas variáveis do cartucho químico: tipo de contaminante a que for exposto, sua concentração, umidade do ar e cuidados com o equipamento. Deverá ser substituído sempre que o usuário notar alguma diferença na usabilidade do produto, bem como se houver danos  etc.

Onde adquirir Filtros para Respirador?

Adquirir Equipamentos de Proteção Individual é uma atividade muito importante. Além de estar lidando diretamente com a vida dos trabalhadores, você deve estar atento a uma série de leis e normas de segurança para manter a empresa em dia com a legislação.

Por este motivo, é fundamental que você tenha um parceiro com quem contar. Assim, ao optar por uma Loja de EPIs para adquirir os produtos, seja o Filtro para Respirador ou qualquer outro item, leve em consideração os pontos abaixo:

  • Qualidade do Atendimento;
  • Variedade de Marcas;
  • Condições exclusivas;
  • Parcerias com as melhores marcas do mercado;
  • Custo-benefício;
  • Capacitação da equipe de atendimento;
  • Condições de pagamento.

Levando em consideração estes detalhes, você terá uma experiência completa em segurança do trabalho e poderá contar com um parceiro de verdade. 

Precisando de Filtro para Respirador? 

Conte com a Prometal EPIs. Confira as nossas opções!

Continue a sua leitura com Face Shield: Veja a importância deste EPI!

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.