Blog   EPIs   17 de junho de 2020

O uso de luvas descartáveis: Tudo que você precisar saber!

Tempo de Leitura: 6 minutos
O uso de luvas descartáveis

Sem sombra de dúvidas, dentre as práticas de Segurança do Trabalho mais utilizadas ao redor do mundo inteiro, o uso Luvas Descartáveis ocupa os primeiros lugares. De fato este item é muito comum de se ver por aí, seja na área da limpeza, saúde, estética, ramo alimentício, entre outros. 

Por este motivo, existem diversos modelos e especificações diferentes do EPI, cada um com suas vantagens e desvantagens. Conhecer cada uma das opções permite que você escolha o equipamento mais adequado ao risco e para os seus colaboradores.

Adquirir um produto de forma equivocada pode fazer com que o trabalhador fique em exposição direta ao risco o que pode ocasionar acidentes do trabalho ou doenças ocupacionais. Além disso, você estará colocando a empresa sob risco judicial, podendo receber multas ou processos. 

Portanto, se você deseja conhecer mais sobre o uso das Luvas Descartáveis no dia a dia profissional, fique ligado neste artigo! Iremos mostrar a você os diferentes tipos deste EPI tão importante, bem como onde adquirir, os cuidados a se tomar e muito mais. 

Boa leitura!

Por que o uso de Luvas Descartáveis é tão importante?

O uso de Luvas Descartáveis é muito importante em diversas áreas profissionais e cada uma delas traz consigo motivos diferentes. Na área da limpeza, por exemplo, a luva protege o usuário contra contaminantes que poderiam causar danos à sua saúde.

Já para os profissionais da saúde, as luvas servem para oferecer proteção não somente para o usuário das mesmas, como também para o paciente em questão. Isso porque as nossas mãos podem ser facilmente fontes de contaminantes e podemos, sem querer, passar esses contaminantes para alguém caso não estejamos protegidos.

No ramo alimentício o uso das luvas descartáveis também é imprescindível. Neste caso, o EPI serve também para proteger o alimento que, evitando o contato direto com as nossas mãos, fica mais facilmente livre de contaminantes. 

Como você pode ver, este é um EPI muito versátil e que serve para muitas atividades profissionais. A única necessidade é saber identificar quando deve ser empregado e qual o modelo de luvas que deverá ser utilizado.

Isso porque existem no mínimo 3 tipos diferentes, que podem se diferenciar pelo material de fabricação. Isso é o que nós veremos no tópico seguinte. 

Tipos de Luvas Descartáveis

Independente da área onde forem utilizadas, as Luvas Descartáveis poderão ser encontradas em no mínimo 3 tipos diferentes. A principal diferença entre estes três modelos será o material de fabricação, que traz consigo implicações importantes para o momento de escolha. 

Dessa forma, podemos dizer que atualmente, você poderá encontrar Luvas Descartáveis fabricadas em três diferentes materiais:

Além de poderem conter ou não o amido (talco; pó absorvível). Também podem ser micro texturizadas nos dedos e palma ou não. Dependerá do tipo de característica que o usuário precisa.

Cada um desses modelos possui objetivos diferentes, bem como recomendações diferentes devido às suas características específicas. Conhecer e saber diferenciar os modelos é o primeiro passo para você conseguir identificar qual o melhor para uma determinada atividade ou determinado colaborador.

Vamos ver um pouco mais sobre cada um dos tipos.

Luvas de Látex Natural

Sem dúvidas, este é o modelo mais comum e utilizado dentre as luvas descartáveis. O motivo é o baixo custo de investimento e a versatilidade da luva que pode ser utilizada em diversas atividades. No entanto, essa luva específica tem um problema. 

Muitas pessoas alegam ter alergia à proteína do látex. Ou seja, uma hipersensibilidade, que acaba impedindo a continuidade do uso. Por este motivo, essa opção muitas vezes deve ser descartada. 

As luvas de Látex oferecem bom nível de elasticidade que permite movimentos sem perder a agilidade e nem mesmo a habilidade tátil. É bastante empregada para o processamento de alimentos, área da limpeza ou até mesmo em inspeções de qualidade por exemplo.

Outras áreas que utilizam este tipo de luva descartável são os profissionais de salões de beleza, como manicures, barbeiros, pedicures ou profissionais que lidam com dinheiro por exemplo. São o modelo mais comum que vemos no mercado de EPIs. 

Possuem a opção com ou sem o talco interno, que muita gente não gosta mas outras pessoas preferem. 

Luvas Nitrílicas

As Luvas Nitrílicas são uma excelente opção para aqueles usuários que possuem sensibilidade ou alergia à proteína do látex. Isso acontece porque o nitrilo é uma borracha sintética e hipoalergênica, sendo super segura nestes casos.

Este modelo também é considerado o mais resistente quando se trata de desgaste. Oferecendo proteção, assim, até mesmo contra certos tipos de produtos corrosivos. Já as luvas de látex não oferecem este tipo de proteção. 

No entanto, é válido ressaltar que as Luvas Nitrílicas não são tão flexíveis quanto as de látex pois, tendem a ter muito menos elasticidade.

Se formos comparar com os outros modelos, este é o que necessita um maior investimento. No entanto, lembre-se que o preço do EPI neste caso não deve ser levado em consideração e, sim, o valor que ele possui, que é impagável já que faz referência à proteção do usuário.

Você poderá encontrar Luvas Nitrílicas nas cores azul, roxo, branca, preto, rosa, entre outros.

Luvas de Vinil

As Luvas descartáveis de Vinil são produzidas em resina vinílica, um material sintético que  também se torna uma excelente alternativa para aquelas pessoas que possuem alergia ao látex. Não é tão resistente quanto as luvas nitrílicas, porém mais do que as luvas de látex natural.

É recomendada para atividades cuja intensidade seja leve ou mediana, sendo muito empregada também em salões de beleza, limpeza, produtos químicos leves, entre outros. Este modelo também é muito utilizado no ramo alimentício, já que oferece uma proteção maior quanto à proliferação de bactérias e também pequenos rasgos e perfurações.

Armazenagem das Luvas

As condições de armazenamento das luvas descartáveis podem comprometer suas propriedades físicas e, assim, a sua capacidade de proteção. Por este motivo, é fundamental que você instrua seus colaboradores a cuidar do EPI.

Com vistas a evitar que luvas sejam contaminadas em situações em que a sua armazenagem não é segura ou devido a condições inadequadas de temperatura e ambiente, os estoques devem ser controlados de forma a atender a demanda de uso do serviço.

Luvas tornam-se fracas e quebradiças quando expostas ao calor ou luz ultravioleta. Estresses químicos e físicos podem também afetar consideravelmente a habilidade do material da luva de prover barreira de proteção contínua.

O que diz a Anvisa? 

A ANVISA, alinhada às políticas de Segurança do Paciente da OMS e do Center for Disease Control and Prevention (CDC), recomenda as seguintes orientações quanto ao uso de Luvas Descartáveis:

  • Luvas devem ser usadas somente quando indicado;
  • Devem ser utilizadas para a proteção individual, nos casos de contato com sangue e líquidos corporais e contato com mucosas e pele não íntegra de todos os pacientes;
  • Para reduzir a possibilidade de os microrganismos das mãos do profissional contaminar o campo operatório (luvas cirúrgicas);
  • Para reduzir a possibilidade de transmissão de microrganismos de um paciente para outro nas situações de precaução de contato;
  • As luvas devem ser trocadas sempre que o profissional entrar em contato com outro paciente;
  • As luvas devem ser trocadas durante o contato com um mesmo paciente ao mudar de um sítio corporal contaminado para outro, limpo, ou quando estas estiverem danificadas;
  • O profissional, quando com luvas, não deve tocar desnecessariamente superfícies e materiais (tais como telefones, maçanetas, portas);
  • O mesmo par de luvas não deve ser usado novamente ou lavado;
  • A higienização das mãos não pode ser substituída pelo uso de luvas.

Luvas Contaminadas – Como Descartar? 

Luvas Contaminadas, como por exemplo as que são utilizadas durante a pandemia do Coronavírus, deverão ser manejadas com muita segurança e responsabilidade, já que o contaminante pode se manter por um tempo nessas superfícies. 

Por isso, a nossa principal recomendação é seguir as determinações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Seguem algumas delas:

  1. A luvas contaminadas deve ser acondicionadas em sacos de cor branca leitosa. Estes devem ser impermeáveis, e produzidos em material resistente à ruptura. O material também deve ser resistente a ponto de evitar vazamentos contidos no interior.
  2. Devemos respeitar o limite de peso nesses sacos brancos para descarte, pois a ruptura poderia causar um problema.
  3. Quando atinge 2/3 de sua capacidade ou pelo menos 1 vez a cada 48 horas, os mesmos devem ser substituídos. Além disso, os sacos onde contém as Luvas Contaminadas também devem ser identificados com o símbolo da substância infectante, com rótulos de fundo branco, desenho e contornos pretos.
  4. Durante as etapas de gerenciamento deste descarte, os sacos deverão permanecer guardados em recipientes acondicionados e com tampa. Esses contentores deverão ser laváveis e resistentes ao vazamento, ruptura e tombamento. 
  5. Durante toda etapa de gerenciamento os sacos devem permanecer dentro de recipientes de acondicionamento e tampados. O material desses contentores devem ser do tipo lavável, resistente à ruptura, vazamento e tombamento.
  6. Outro ponto importante é que a empresa deverá determinar um ambiente específico para que estes resíduos como as Luvas Contaminadas sejam guardados até o recolhimento. Esta é uma especificação da RDC/ANVISA nº 222/2018.

Luvas Descartáveis? É na Prometal EPIs!

Aqui na Prometal EPIs você tem a oportunidade de adquirir as luvas descartáveis das melhores marcas do mercado e com condições exclusivas.

Portanto, precisando de Luvas Descartáveis? Confira agora mesmo as nossas opções, deixe seu comentário ou nos chame no chat que fica aqui no canto da tela.

Continue a sua leitura com Luva de Procedimento: tudo que você precisa saber!

Leia também: Como a Anvisa impacta na escolha das Luvas de Proteção?

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.