Blog   Segurança do Trabalho   07 de janeiro de 2020

Ficha de EPI: Por que a sua empresa precisa de uma?

Tempo de Leitura: 5 minutos
ficha de epi

A Ficha de EPI é um documento de extrema importância tanto para os profissionais da Segurança do Trabalho quanto para os empreendedores. Isso porque através dela, você consegue ter documentado todo o registro quanto ao fornecimento dos EPIs dentro da sua empresa. 

Esse registro é fundamental e traz benefícios como a redução significativa de multas e processos judiciais relacionados aos equipamentos. Por exemplo, em caso de Acidente do Trabalho, se o colaborador não estiver utilizando o EPI adequado, será necessário verificar se o empregador fez a sua parte fornecendo o produto, o que é obrigatório.

Caso a empresa não consiga comprovar que arcou com suas responsabilidades entregando o Equipamento de Proteção ao colaborador, poderá ser autuada. Portanto, a Ficha de EPI torna-se um aliado do empresário e do profissional da Segurança do Trabalho.

Além disso, os colaboradores também serão beneficiados pois dessa maneira fica mais fácil averiguar que todos possuam os equipamentos corretos para um trabalho mais seguro. Se você deseja saber mais sobre a Ficha de EPI e a importância deste conteúdo para a sua empresa, fique ligado neste artigo! 

Ah, outra coisa: no final da leitura deixamos um presente para você. Um modelo prontinho e gratuito desta ferramenta para você baixar e utilizar. Aproveite!

Ficha de EPI: o que é e como funciona?

Ficha de EPI é o nome dado a um documento que serve para registrar a entrega e o recebimento dos Equipamentos de Proteção Individual necessários em um ambiente de trabalho que oferece riscos. Esta ferramenta é fundamental para a rotina diária, tendo igual importância tanto para o trabalhador quanto para a empresa.

Para o colaborador, a ficha contribui para sua segurança durante as atividades pois, desta forma, tem-se certeza de que o empregador fez a sua parte fornecendo gratuitamente os EPIs adequados. Assim, a equipe poderá desenvolver as suas atividades em segurança.

Do mesmo modo que, para o empregador, é vantajoso pelo mesmo motivo. Em caso de Acidente do Trabalho, será preciso comprovar que o colaborador possuía o EPI adequado ao risco e, portanto, não utilizou ou utilizou de maneira incorreta e acabou resultando no acidente. Assim, evita-se multas e processos judiciais para a empresa.

Para utilizar a Ficha de EPIs é muito simples: basta adquirir um modelo pronto (no final deste leitura nós disponibilizamos um, gratuitamente, para você); e preencher sempre que um Equipamento de Proteção Individual for entregue ou devolvido ao colaborador.

Simples, não é mesmo? E muito vantajoso. 

Ter este controle é imprescindível caso você preze por manter a sua empresa sempre em dia com a legislação. Segundo a NR 6 — a Norma Regulamentadora dos EPIs, fornecer os equipamentos gratuitamente é uma obrigação do empregador. Bem como utilizá-los durante as atividades e com responsabilidade é um dever do colaborador.

Através da Ficha de EPI você consegue documentar que ambas as partes estão cumprindo com seus deveres perante a NR 6, o que poderá ser muito útil também em casos de Auditorias Fiscais. Dessa forma, você terá tudo registrado para apresentar para o auditor. 

Como baixar a sua Ficha de EPI 

Existem diversos modelos de Ficha de EPI. No entanto, percebemos que muitos eram complicados, desorganizados e acabavam dificultando a agilidade deste processo. Pensando nisso, nós decidimos desenvolver o nosso próprio exemplar.

Depois de muito avaliar quais seriam os pontos cruciais a se colocar na Ficha de EPI, desenvolvemos o modelo exclusivo da Prometal EPIs. Desde 2016, ano da criação, viemos aperfeiçoando e otimizando o material para que correspondesse às necessidades dos empregadores.

ficha de epi

Como você pode observar na imagem acima, a Ficha de EPI é muito simples e objetiva de se utilizar. Bastará o profissional responsável preencher no momento da entrega do equipamento com os seguintes dados: 

  • Nome do Funcionário;
  • Nº de Registro;
  • Função;
  • Setor;
  • Nome da Empresa;
  • Data; 
  • Descrição do EPI;
  • Fabricante do produto;
  • CA; 
  • Atenuação;
  • Quantidade;
  • Assinatura;
  • Data de Devolução.

Cada uma dessas colunas deve ser preenchida, pois esses dados serão fundamentais em caso de Auditorias Fiscais ou Acidentes do Trabalho. Perceba que além dos campos que mencionamos, existe na Ficha de EPI uma declaração que será aceita no momento em que o colaborador assina o documento.

Declaração de Responsabilidade

A Declaração de Responsabilidade existente na ficha de EPI da Prometal EPIs é mais uma estratégia de conscientização das equipes para com a Segurança do Trabalho. Lembre-se que o Brasil ainda é um dos 5 países do mundo com o maior número de acidentes ocupacionais e, por isso, todo processo de conscientização dos riscos é válido. 

Nessa declaração consta: 

A – Declaro haver recebido, nesta data, para o meu uso e proteção pessoal, em serviço, os equipamentos abaixo descritos, os quais me comprometo a utilizar de acordo com orientações técnicas que me foram dadas quanto ao seu uso, tarefas e locais determinados.

B – Responsabilizo-me também pela guarda e conservação dos equipamentos, respondendo pelo eventual desaparecimento e/ou danos causados por descuido ou mau uso – NR 6 da Portaria SIT nº25, de 15 de Outubro de 2001. Publicada no DOU em 17 de Outubro de 2001.

C – Comprometo-me ainda a apresentar para troca, todo o equipamento que no decorrer do uso apresentar defeitos ou desgastes naturais da utilização, tão logo estes forem constatados.

D – Declaro também, estar ciente, de que o não uso dos equipamentos abaixo discriminados, constitui ato faltoso cabível a aplicação de medidas disciplinares, por parte da Empresa, conforme a lei 6514 de 22.12.77, artigo 158, parágrafo único e NR 6 item 6.7.

Tendo a Ficha de EPIs totalmente preenchida e assinada pelo colaborador, este poderá fazer a retirada do Equipamento de Proteção para a realização das atividades. Dessa forma, você poderá manter documentado quais equipamentos estão com qual funcionário, etc. 

Benefícios da Ficha de EPI para a sua empresa

Como você viu até agora, os motivos pelos quais a Ficha de EPI é de suma importância para a sua empresa são muitos. No entanto, vemos que muitas companhias ainda não possuem este registro documentado e, por isso, acabam recebendo multas e processos judiciais que poderiam ter sido evitados. 

Por este motivo, vamos rever neste capítulo as principais razões para você baixar a Ficha de EPI e colocar essa atividade em prática na sua empresa agora mesmo: 

Controle a entrega de EPIs

Através da Ficha de EPI, você tem nas suas mãos o controle da entrega dos Equipamentos de Proteção Individual necessários para o trabalhador da sua empresa. Assim, você pode ficar tranquilo pois estará ciente de que todos terão os equipamentos adequados para realizar suas atividades em segurança. 

Saiba com quem estão os Equipamentos

Muitas vezes os empreendedores relatam gastar muito dinheiro em reposição de equipamento, pois muitos somem e não se encontra de jeito nenhum. Sabemos que o empresário no Brasil já tem muitas contas a resolver, não vamos criar mais uma, não é mesmo? Através da Ficha de EPI você terá documentado qual colaborador ficou com quais equipamentos, o que facilita na hora de procurar saber onde está um determinado EPI.

Fiscalização

Em caso de Auditoria Fiscal, você terá tudo que precisa para apresentar ao auditor comprovando que a sua empresa esteja agindo dentro da legislação. Essa informação é importante para o Ministério do Trabalho que volta e meia realiza essas fiscalizações.

Proteja a sua empresa de ações trabalhistas

Tendo todos os processos de fornecimento de EPIs registrado e documentado, você poderá garantir que o profissional recebeu os equipamentos de segurança considerados essenciais na jornada de trabalho. Assim, será mais simples comprovar que a sua parte foi feita, bem como determina a NR 6.

Economia para a sua empresa

Com a diminuição dos gastos em reposição de equipamentos e redução significativa de multas e processos judiciais, você estará gerando mais economia para a sua empresa! Por isso, a Ficha de EPI acaba sendo importante até mesmo na parte financeira da companhia.

Baixe agora a sua Ficha de EPI 

Bem, conforme prometido, aqui está o seu presente: a Ficha de EPI exclusiva da Prometal EPIs, para você baixar e começar a utilizar agora mesmo. E o melhor de tudo: ela é totalmente gratuita e você só precisará baixar e imprimir. 

>> Baixe agora mesmo a sua Ficha de EPI. (abre numa nova aba)”>>>> Baixe agora mesmo a sua Ficha de EPI.

Continue a sua leitura com Equipamento de Proteção Coletiva (EPC): O que é?

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.