Blog   EPIs   06 de julho de 2020

Quais são os tipos de EPIs mais utilizados?

Tempo de Leitura: 4 minutos

EPI é a sigla para Equipamento de Proteção Individual, um dispositivo fundamental para a proteção dos trabalhadores ao redor do mundo inteiro. Se você tem curiosidade para saber sobre os EPIs mais utilizados do mercado, fique de olho neste artigo! 

Todo mundo sabe que os Equipamentos de Proteção são imprescindíveis para assegurar a saúde e a segurança física dos trabalhadores. No entanto, porque ainda ocorrem tantos acidentes e doenças ocupacionais? Isso ainda acontece, na nossa visão, pela falta de conscientização, tanto dos empregadores, quanto dos profissionais, os usuários do EPI.

Por este motivo, nós gostamos de diariamente compartilhar conteúdos que ajudem os empresários e técnicos de Segurança do Trabalho a levar essa conscientização para dentro de suas empresas. Através de Diálogos Diários de Segurança ou mesmo Treinamentos e Reuniões, é possível relembrar da importância dos EPIs no dia a dia de cada um. 

Dessa forma, no artigo de hoje trazemos os tipos de EPIs mais utilizados do mercado para que você possa ter mais este material para compartilhar com a sua equipe. E aí, você arriscaria dizer quais são os modelos mais utilizados por aí?

Boa leitura! 

EPI: por que é tão importante? 

Alertar sobre a importância do uso do EPI é muito simples: basta uma rápida olhada ao Anuário Brasileiro de Proteção que traz dados sobre os Acidentes do Trabalho no país e no mundo. Ainda neste ano, os números mais recentes ainda são alarmantes. 

Em casos que resultam em mortes, o Brasil ocupa o 3º lugar no ranking mundial, ficando atrás apenas de Estados Unidos e China. Se mencionarmos os números de acidentes do trabalho no geral, a notícia é um pouco melhor mas ainda preocupante: ocupamos o 5º lugar, depois de México, França, Alemanha e Estados Unidos. 

A maioria dessas situações poderia ter sido evitada se o uso de EPIs tivesse sido feito de maneira adequada. Lembre-se que a NR 6 estabelece com determinação as obrigações de cada um para com os equipamentos, seja fabricante, empresa ou colaborador. Se todos fizerem sua parte com atenção e cuidado, estes números podem diminuir daqui para frente.  

Por isso, é sempre válido conscientizar sobre a importância do uso do EPI, a importância de conhecer cada um dos riscos, as boas práticas com o equipamento ou com a atividade desenvolvida. 

Agora, vamos ver quais os EPIs mais utilizados ao redor do mundo? É válido lembrar que as normas não são as mesmas e por isso os equipamentos também podem sofrer alterações de país para país. No entanto, aqui iremos elencar os principais e mais comuns deles. 

Capacete de Segurança 

Sem dúvidas, o Capacete de Segurança é o EPI mais conhecido e utilizado no mundo inteiro. Isso porque a cabeça é uma das áreas do corpo humano que mais precisa de proteção. Dessa forma, este EPI é responsável por oferecer proteção ao crânio do usuário contra impactos e, dependendo do modelo, choques elétricos. 

O seu uso é essencial em diversas atividades trabalhistas como em obras,indústrias, serviços de eletricidade e manutenção.

Luvas Descartáveis

Existem muitos tipos de Luvas no Mercado de EPIs, mas podemos dizer que as Descartáveis configuram o modelo mais utilizado ao redor do mundo. Além de serem muito versáteis, possuem um investimento relativamente baixo.

Dentre as luvas descartáveis existem modelos diferentes e cada um deles garante uma proteção específica. Por este motivo, é fundamental conhecê-los bem como conhecer os riscos do ambiente de trabalho para saber como escolher.

Você irá encontrar Luvas Descartáveis de Látex Natural, Vinil e Nitrila. 

Óculos de Proteção

Os  Óculos de Proteção protegem os olhos do trabalhador contra partículas volantes, faíscas, respingos de produtos químicos, iluminação excessiva, radiações, entre outros. São muito utilizados nas mais variadas atividades, já que possuem dezenas de modelos diferentes abrangendo uma ampla gama de riscos aos quais oferecem proteção.

Calçado de Segurança – Botinas 

Os Calçados de Segurança no geral são um dos EPIs mais utilizados no mundo todo. Mas se formos ser mais específicos, podemos mencionar de antemão as Botinas de Segurança. Muito utilizadas em obras e indústrias, este calçado é geralmente feito em couro e pode possuir inclusive uma biqueira de aço ou outro material resistente. 

Protegem o usuário contra quedas de materiais, perfurações, cortes, escorregões, picadas de insetos, choques elétricos, entre outros. 

Calçado de Segurança – Bota de PVC

Outro Calçado de Segurança muito utilizado são as Botas de PVC – aquelas que geralmente são brancas e possuem o cano da altura do meio da canela para cima. Este EPI tem a função de proteger os pés do profissional contra umidade, contaminações, escorregões, entre outros. É muito utilizada por açougueiros, agricultores e jardineiros entre outros. 

Protetor Auditivo

A Proteção Auditiva também é um dos EPIs mais utilizados no Mercado de Trabalho, tendo em vista a quantidade de atividades profissionais que possuem ruídos exacerbantes. Assim, o uso de Protetores Auriculares por exemplo tem sido fundamental para evitar doenças ocupacionais futuras.

Demais EPI

A NR 6 disponibiliza uma lista completa dos EPIs existentes no mercado para a proteção do trabalhador. Você poderá encontrar no anexo I da NR, que organiza os equipamentos de acordo com a área do corpo em que oferece proteção. Veja abaixo essa divisão: 

  • Proteção Da Cabeça: capacete de segurança; capuz / balaclava… 
  • Olhos e Face: óculos de segurança; máscara de solda…
  • Auditiva: protetor auricular; protetor auditivo…
  • Respiratória: respirador; máscara respiratória…
  • Proteção Do Tronco: avental; vestimentas…
  • Proteção Dos Membros Superiores: luvas de segurança; mangas; braçadeiras…
  • Membros Inferiores: calçados de segurança; meia; calça…
  • Proteção Do Corpo Inteiro: macacão; vestimenta de corpo inteiro…
  • Proteção Contra Quedas Com Diferença De Nível: cinturão de segurança… 
  • Veja aqui o Anexo I da NR 6 para conferir a lista completa dos EPIs organizados por pastas. 

Precisando de EPIs? Conte com a Prometal EPIs! 

Aqui na Prometal EPIs, você pode contar com mais de 5 mil itens em estoque, aguardando a sua encomenda, a pronta entrega. Porque nós sabemos que na Segurança do Trabalho, a agilidade é primordial. 

Além disso, você é sempre atendido por uma equipe especializada que está apta a oferecer a você a melhor orientação e atendimento de qualidade.

Por este motivo, se você estiver precisando de EPI, sabe muito bem com quem contar, certo?

Continue a sua leitura com A importância do Uso do EPI e a conscientização

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.