Blog   EPIs   08 de julho de 2020

EPIs para Estética: veja os principais equipamentos!

Tempo de Leitura: 5 minutos
EPIs para Estética

Pode não parecer, mas o trabalho realizado pelos profissionais esteticistas possui riscos que afetam a saúde dos trabalhadores, podendo trazer doenças ocupacionais, complicações, entre outros. Por este motivo, é extremamente recomendado o uso dos EPIs para Estética. 

Além disso, também existem outras diversas condutas de biossegurança para que este seja um ambiente seguro para os trabalhadores. O conceito de biossegurança na estética traz a justamente a ideia de prevenção de doenças ou contaminações no local de trabalho. 

Tem como principal intuito adotar as medidas de segurança visando eliminar os riscos à saúde e promovendo o bem-estar. Este conceito é definido, inclusive, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa.

Se você deseja saber mais sobre este tema, fique ligado neste artigo! Além de mostrarmos a você os principais EPIs para Estética, iremos abordar as principais informações sobre Biossegurança, cuidados com os procedimentos e tudo mais que envolva a Segurança do Trabalho nestes locais. 

Boa leitura! 

Quais são os EPIs para Estética? 

Segundo a NR 6, os EPIs são “todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho”. Ou seja, equipamentos fundamentais para a proteção dos trabalhadores perante os riscos de uma atividade ou local de trabalho.

São de uso obrigatório por parte do colaborador e quem deve fornecer é o empregador. Além dos EPIs, alguns tipos de Equipamentos de Proteção Coletiva também deverão ser empregados. Mas isso veremos mais adiante no texto. 

Os principais EPIs para Estética são:

Além destes produtos, outros itens são fundamentais e, mesmo não sendo considerados EPIs, também são importantes para a proteção do trabalhador. Alguns exemplos são:

  • Jaleco;
  • Touca;
  • Máscara Cirúrgica;
  • Avental;
  • Etc.

Abaixo você confere um pouco mais sobre cada um destes produtos, tantos os EPIs quanto os itens abaixo. 

Luva Descartável de Segurança 

Esteticistas estão sujeitos à exposição direta ou indireta a sangue, secreções, excreções ou objetos visivelmente contaminados com fluidos corporais dos clientes. Esse tipo de contato pode causar contaminações indesejadas e, por isso, o uso de Luvas de Segurança pode ser fundamental para evitar qualquer problema futuro.

É importante lembrar que as luvas deverão ser utilizadas em todos os procedimentos e ser descartadas ao final de cada um deles, pois são de uso único. 

Óculos de Segurança 

O Óculos de Segurança é um dos EPIs para Estética e deverá ser utilizado pelo profissional que está exposto a partículas volantes, por exemplo. Protegem os olhos do usuário evitando respingos que podem causar irritação ou até mesmo uma contaminação.  

Além disso, podem ser usados para proteger os clientes, também, contra raios infravermelhos ou luminosidade intensa de algum aparelho.

Veja aqui um exemplo de óculos para esteticista

Calçado de Segurança 

O Calçado de Segurança nem sempre é utilizado em estéticas, mas deverá ser empregado sempre que houver a necessidade. Como por exemplo, chão escorregadio, perigo de cair e se machucar, entre outros. 

Vale lembrar que quando falamos de calçado de segurança, não necessariamente mencionamos aquelas botas pesadas que todo mundo pensa em primeiro lugar. Existem os Sapatos de Segurança que possuem o cano baixo e são muito confortáveis para profissionais de estética que buscam conforto por trabalhar de pé. 

Vale lembrar que os calçados podem ser adotados por uma empresa, não por questões de risco, mas sim, para uniformizar os trabalhadores; para que obtenham um padrão de apresentação.

Jaleco

Existem os Jalecos que são considerados EPIs, no entanto, os que são utilizados por esteticistas geralmente são aqueles modelos brancos, tradicionais, que não recebem esta nomenclatura. O motivo é simples: não possuem Certificado de Aprovação pois, são uniformes comuns e não vestimentas de proteção, aos olhos da fiscalização.

No entanto, nem por isso não são importantes ou deixam de ser uma obrigação para o empregador de fornecê-los. Geralmente o mais utilizado é o Jaleco Branco de mangas longas. Os jalecos de tecidos devem ser lavados e trocados diariamente, sendo utilizados somente nos espaços de atendimento e contato com o cliente.

Touca

A utilização da touca pelo profissional da estética previne a contaminação cruzada de micro-organismos presentes no cabelo. Além disso, também protege contra a queda de cabelo do profissional durante as atividades. 

Máscara Cirúrgica

Muitas vezes as estéticas possuem ambientes onde há muito vapor e gases químicos devido aos procedimentos ali realizados. Nesses casos, é recomendado o uso de máscaras cirúrgicas para proteção das vias aéreas do usuário. 

Além disso, as máscaras também protegem o cliente de qualquer gotícula que saia da boca do trabalhador enquanto realiza uma maquiagem, por exemplo. Lembre-se que as máscaras são descartáveis e, portanto, devem ser descartadas ou trocadas a cada 2 horas.

Avental 

Os Aventais de TNT (ou descartáveis) também são muito utilizados, apesar de não configurarem um dos EPIs para Estética. Mesmo não sendo considerados desta forma, protegem o profissional e sua roupa contra respingos, etc. 

Quais as responsabilidades sobre os EPIs e demais itens? 

Segundo a NR 6, fornecer os EPIs para Estética adequados é uma responsabilidade do empregador, que deve fazer isso gratuitamente. Veja abaixo quais são essas responsabilidades, segundo a Norma Regulamentadora responsável. 

6.6.1 Cabe ao empregador quanto ao EPI :

a) adquirir o adequado ao risco de cada atividade;

b) exigir seu uso;

c) fornecer ao trabalhador somente o aprovado pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho;

d) orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação;

e) substituir imediatamente, quando danificado ou extraviado;

f) responsabilizar-se pela higienização e manutenção periódica; e,

g) comunicar ao MTE qualquer irregularidade observada. h) registrar o seu fornecimento ao trabalhador, podendo ser adotados livros, fichas ou sistema eletrônico. (Inserida pela Portaria SIT/DSST 107/2009)

6.7 Responsabilidades do trabalhador. 

6.7.1 Cabe ao empregado quanto ao EPI:

a) usar, utilizando-o apenas para a finalidade a que se destina;

b) responsabilizar-se pela guarda e conservação;

c) comunicar ao empregador qualquer alteração que o torne impróprio para uso; e,

d) cumprir as determinações do empregador sobre o uso adequado.

E a Biossegurança, o que é?

Podemos dizer que Biossegurança “é o conjunto de ações voltadas para a prevenção, proteção do trabalhador e\ou paciente, minimização de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e operacional e amplia-se para a proteção ambiental e a qualidade”.

Está basicamente centrada na prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais em ambientes que apresentam riscos à saúde dos trabalhadores. Por este motivo, os EPIs para Estética são uma das Medidas de Controle de Risco de Biossegurança a ser tomadas nestes ambientes de trabalho.

Além dos EPIs, a biossegurança também envolve Equipamentos de Proteção Coletiva – EPC, recomendações e exigências de higiene, treinamento dos funcionários, entre outros. O objetivo principal é eliminar ou atenuar os riscos presentes nas Estéticas para que os trabalhadores possam realizar suas atividades em segurança.

Isso irá não somente diminuir os índices de Acidentes do Trabalho e Doenças Ocupacionais, como também aumentar a produtividade das equipes. Já que as estratégias de biossegurança interferem, também, na qualidade de vida dos colaboradores dentro da empresa.

Portanto, invista em Biossegurança! 

Continue a sua leitura com 15 Dicas para Economizar na Compra do EPI

Precisando de EPIs para Estética? Conte com a Prometal EPIs.

Registre-se
Notify of
guest
2 Comentários
Novos
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.