Quais são os EPIs para o trabalhador rural?

Tempo de Leitura: 4 minutos
EPIs para o trabalhador rural

A cultura agrícola envolve uma série de riscos que podem afetar a saúde do profissional e por isso conhecer os EPIs para o trabalhador rural torna-se primordial neste momento. A verdade é que a lista poderá variar de acordo com as análises feitas, mas é possível elencar uma lista de produtos que se repetem na maioria das situações.

Os EPIs são equipamentos imprescindíveis para a segurança física dos trabalhadores, além de aumentarem a produtividade e manterem a empresa em dia com a legislação. No entanto, ainda vemos muitos acidentes e doenças do trabalho que poderiam ter sido evitadas.

Muitas vezes, o trabalhador não sabe das suas responsabilidades, e o mesmo ocorre com o empregador. Quanto o assunto é EPI, todos têm que fazer a sua parte para zelar pela segurança do trabalho dentro da companhia. Por isso que a NR 6 deixa tão claro quais os deveres de cada parte no que se refere a estes produtos.

Bem, se você tem dúvidas sobre os EPIs para o trabalhador rural, bem como o uso de EPI na agricultura, as responsabilidades de cada um quanto a eles, fique de olho neste artigo! Iremos elencar a você a lista completa dos possíveis EPIs para a área, e muito mais.

Boa leitura!

O que diz a NR 31?

A NR 31 é a norma regulamentadora responsável pela segurança e saúde no trabalho na agricultura, pecuária, silvicultura, silvicultura e aquicultura. 

Desta forma, além de propor as medidas de segurança que devem ser implementadas e os requisitos necessários para proporcionar aos trabalhadores boas condições de trabalho, é também responsável por determinar as obrigações dos empregadores e dos trabalhadores. 

Isso é fundamental porque, apesar dos avanços tecnológicos, casos de acidentes de trabalho ou doenças ocupacionais ainda são comuns no meio rural, principalmente devido às condições de trabalho oferecidas aos funcionários. 

Ao longo dos anos, a falta de fiscalização adequada tornou esse ambiente de trabalho perigoso para os trabalhadores exercerem suas atividades. Por isso, a extinta Secretaria do Trabalho aumentou as fiscalizações e exigências para tornar esse ambiente mais seguro para os funcionários.

Assim, a NR 31 nasceu para proporcionar aos trabalhadores boas condições de trabalho, higiene e conforto. A norma exige medidas de segurança adequadas para proteger a saúde e o bem-estar dos trabalhadores rurais. 

Os empregadores devem fornecer um ambiente de trabalho seguro, realizar avaliações de risco e tomar as medidas necessárias para garantir a segurança de todas as atividades, locais de trabalho, máquinas, equipamentos, ferramentas e processos de produção. 

Além disso, informar os trabalhadores de todas as medidas de proteção implementadas nas áreas rurais e treiná-los também são cruciais para manter a saúde e prevenir acidentes de trabalho.

EPIs para o Trabalhador Rural: veja quais são eles!

Os equipamentos de proteção mais importantes que os trabalhadores rurais devem usar são: 

1- Máscara de Proteção

Quando se trata de agrotóxicos, a primeira coisa que vem à nossa mente é a nossa respiração. As máscaras nos protegem da respiração de substâncias extremamente nocivas à nossa saúde. Eles oferecem a proteção ideal que você precisa para o seu trabalho.

2- Luvas de proteção

As luvas são, obviamente, para proteger as mãos. Sua construção possui materiais impermeáveis ​​que não deixam passar nada, além de serem protegidos de agrotóxicos que não entram em contato com a pele. 

3- Óculos de segurança 

Os óculos de segurança não apenas protegem os olhos dos pesticidas, mas também de detritos de outros objetos que podem atingir a área e, até certo ponto, também protegem os olhos da luz. Esses vidros são comumente conhecidos na construção civil, mas no meio rural apresentam algumas diferenças. 

4- Macacão de segurança 

Não é qualquer tipo de macacão que os trabalhadores rurais podem usar. Existe um modelo específico, facilmente encontrado em lojas de EPIs, que foi feito exatamente para este ramo. Com tecido impermeável grosso, pode proteger o corpo de várias lesões acidentais, como lesões, além da exposição a produtos químicos e dejetos. 

5- Touca árabe

As toucas árabes são aqueles bonés sem aba, mas que possuem um tecido caído ao redor, que protege também o pescoço do usuário. São características de quem trabalha no meio rural. Além de proteger o topo da cabeça, o tecido se estende até os ombros, cobrindo o pescoço, as laterais e as orelhas para evitar queimaduras solares. 

6- Avental

O avental geralmente é utilizado por cima do macacão do trabalhador. É resistente a produtos químicos e é facilmente encontrado em uma variedade de materiais e de revestimentos, até mesmo de PVC. 

7- Bota ou Botina de Segurança

Podemos encontrá-lo de várias formas, das quais o PVC é o mais comum, no entanto, estes não são os melhores. Os mais seguros são feitos de materiais mais duráveis, garantindo a proteção correta dos pés.

Onde Comprar EPIs para o Trabalhador Rural? 

O melhor local para comprar os seus EPIs para o trabalhador rural, será em um distribuidor especializado em EPIs. O motivo é simples: eles podem lhe dar acesso às principais marcas do mercado. Além disso, eles fornecem orientação se você ficar em dúvida.

Outro ponto muito importante, o CA. Vamos relembrar novamente a NR 6, que diz no segundo parágrafo: 

6.2 Os equipamentos de proteção individual de fabricação nacional ou importados somente poderão ser vendidos ou utilizados sob a orientação de um Certificado de Aprovação – CA emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego do Estado, órgão responsável pela segurança e saúde no trabalho. 

Dito isto, não compre EPI sem a identificação do CA! Aqui na Prometal EPIs, todos os EPIs possuem Certificado de Aprovação, ou seja, foram fabricados corretamente para oferecerem a melhor proteção. 

Também oferecemos as melhores marcas do mercado e o melhor custo benefício. Não perca mais tempo. Venha conferir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima