EPIs para Marceneiro – Saiba quais são eles!

Tempo de Leitura: 5 minutos
EPIs para Marceneiro

Os riscos, infelizmente, são muito comuns na grande maioria das profissões e nem sempre é possível eliminá-los por completo. Na marcenaria é a mesma coisa. O profissional que atua neste ramo deve utilizar os EPIs para Marceneiro adequadamente para sua proteção. 

Do contrário, estará exposto aos riscos diariamente durante suas atividades, o que aumenta e muito o grau de probabilidade de um acidente. É preciso lembrar que o nosso país ainda está dentre os 4 com maiores números de acidentes ocupacionais registrados.

Essa informação reforça o alerta de que é preciso mais conscientização e mais segurança do trabalho. E como aqui na Prometal EPIs nós gostamos sempre de dizer, a informação confiável e de qualidade é primordial nestes casos! 

Por isso, no artigo de hoje, trataremos sobre os EPIs para Marceneiro e a importância da utilização com responsabilidade. Você também vai conhecer quais os riscos da profissão e que outros equipamentos são igualmente fundamentais neste âmbito. 

Tenha uma ótima leitura! 

Riscos da Marcenaria 

A Marcenaria é um ambiente cheio de riscos para o trabalhador, já que a profissão envolve todo um maquinário pesado e ferramentas cortantes. Para definir quais riscos são esses é necessário fazer uma análise do ambiente, já que muita coisa muda de um lugar para outro.

No entanto, vamos descrever aqui alguns riscos bem comuns de serem identificados em diversos ambientes do ramo.

Riscos Mecânicos

Riscos mecânicos são aqueles que podem estar relacionados à falta de organização, ambiente inadequado, maquinário desprotegido, etc. Eles configuram uma lista de acidentes que os trabalhadores podem sofrer, geralmente devido à má manutenção de suas ferramentas, falta de EPI ou de treinamento, e por aí vai.

Alguns exemplos de riscos mecânicos: risco de queda; instalações elétricas defeituosas; arranjos físicos insuficientes; máquinas desprotegidas; ferramentas mal conservadas ou defeituosas; incêndio ou explosão; picadas de animais peçonhentos; etc. 

Riscos Físicos

Dentro da marcenaria, o ruído talvez seja o fator prejudicial mais preocupante em termos de risco físico. Não se limitando a problemas auditivos, este risco também pode ter muitos efeitos imediatos no trabalho, como: problemas de comunicação, baixa concentração e baixo desempenho, resultando em desconforto e cansaço, que podem levar a outros tipos de acidentes.

Além dos ruídos, outros riscos físicos podem aparecer neste ambiente, como: variações de temperatura, pressão, umidade, vibração, entre outros. Cada um destes riscos que estamos elencando aqui precisarão ser atenuados através dos EPIs para Marceneiro. 

Riscos Químicos

Os riscos químicos estão relacionados aos efeitos nocivos das interações químicas no corpo. As consequências da exposição do trabalhador ao manuseio dessas substâncias podem ser lesões físicas, como queimaduras e irritações na pele e nos olhos, e até mesmo danos à saúde pela exposição a produtos tóxicos, que podem levar a diversos tipos de doenças, desde respiratórias até alguns tipos de câncer. 

Como principal fator de risco químico, podemos elencar a pintura final, já que são utilizados diversos tipos de verniz na fase de acabamento. 

Riscos Biológicos 

Os riscos biológicos incluem microrganismos vivos que podem contaminar a saúde do trabalhador. Alguns exemplos são: bactérias, vírus, fungos, protozoários, etc. Nesses casos, medidas de proteção como EPI dependerão da patogenicidade do risco e de outros fatores.

Dentro da marcenaria não é muito comum esse tipo de risco, no entanto, é preciso tomar cuidado para que este não venha a ser um problema. Isso porque os vírus e bactérias podem se proliferar em qualquer ambiente, caso não sejam tomadas as medidas higiênicas para evitá-los.

Riscos Ergonômicos

Os aspectos ergonômicos vão desde inadequações antropométricas até análise da jornada, atividades diárias, conforto de roupas e calçados e adaptação ao trabalho. Essa análise leva em consideração a relação dos humanos com as máquinas, com os sistemas e outros elementos que interagem nessa relação. 

Os principais riscos ergonômicos encontrados na marcenaria estão relacionados à má postura e ao transporte manual de cargas.

Como você pode perceber, existem muitos riscos nesta atividade que precisam ser eliminados ou atenuados com os EPIs para Marceneiro. Vamos falar mais sobre eles a seguir. 

EPIs para Marceneiro

A escolha de quais EPIs serão necessários depende unicamente do Programa de Gerenciamento de Riscos. Independente do tamanho da empresa, realizar este programa é fundamental para identificar quais equipamentos serão necessários.

Isso porque é através do PGR que análise do ambiente, que mencionamos anteriormente, será realizada. Após essa análise, será possível desenvolver as Medidas de Controle de Riscos que buscarão eliminar ou atenuar os agentes do ambiente de trabalho.

Assim, os EPIs para Marceneiro mais comuns de serem utilizados, são:

  1. Óculos de Proteção: equipamento utilizado para proteger os olhos do trabalhador contra objetos volantes.
  2. Protetor Auditivo: evitar ao máximo os ruídos é a medida necessária para evitar problemas no aparelho auditivo futuramente.
  3. Luva Antiderrapante ou de Raspa: as luvas têm o objetivo de proteger as mãos do trabalhador contra estilhaços e cortes, mas também promove uma aderência melhor da mão do trabalhador à peça que está sendo trabalhada.
  4. Respirador: os riscos respiratórios também estão presentes neste ambiente através das poeiras e vapores que podem ser inalados. Por isso, é importante a prevenção.
  5. Calçados de Segurança: as botinas de segurança protegem os pés do trabalhador e, neste caso, podem possuir biqueira de aço ou de composite a fim de fortalecer o sistema de proteção nos dedos. 
  6. Capacete de Segurança: o uso de capacete também é necessário nessas ocasiões, já que protege a cabeça do trabalhador contra quedas de objetos, estilhaços volantes, entre outros.
  7. Avental de Raspa: o avental de raspa é um equipamento de proteção individual que oferece proteção ao corpo do trabalhador. 

Havendo a incidência de outros tipos de risco, haverá a necessidade de outros tipos de EPI. Portanto, lembre-se que o importante é realizar de fato a análise do ambiente, só assim será possível fornecer a segurança necessária no ambiente e nas atividades.

Além dos EPIs: EPCs para Marcenaria

Além dos equipamentos de proteção individual, há também a necessidade da utilização de EPCs – os Equipamentos de Proteção Coletiva. Existem uma série de EPIs necessários, mas dois em principal que falaremos um pouco mais sobre. São eles:

Sistema para Detecção e Combate de Incêndios

Alguns sistemas automatizados servem apenas como alarmes de incêndio, mas há outros no mercado que podem iniciar a ação de combate a incêndios, como sprinklers (componentes que descarregam água quando um incêndio é detectado) e unidades de dióxido de carbono. Também é importante o uso de extintores de água e gás para incêndios envolvendo detritos ou resíduos de madeira, extintores de dióxido de carbono e pó químico para acidentes envolvendo equipamentos elétricos e líquidos inflamáveis.

Coifa de Proteção

Este é um dispositivo de segurança usado para evitar que o conector toque acidentalmente na lâmina de serra. Para isso, deve ser composto por um material resistente ao desgaste que retenha qualquer parte da lâmina que possa ser projetada no profissional. Este equipamento de proteção coletiva é fundamental para proteger os trabalhadores de estilhaços, objetos volantes, entre outros.

Outros EPCs importantes são:

  • Equipamentos para ventilação;
  • Exaustores;
  • Tela para proteção;
  • Placa de Sinalização;
  • Sensores de máquinas;
  • Fitas antiderrapantes para escadas.

EPIs para Marceneiro? É na Prometal EPIs

Aqui na Prometal EPIs você garante os melhores tipos de EPIs para Marceneiro com excelentes condições de pagamento e custo-benefício. Além disso, dispomos de uma equipe especializada e pronta para oferecer a você um atendimento de confiança.

Por isso, não perca mais tempo procurando onde comprar os EPIs necessários. Entre em contato direto com a Prometal EPIs!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima