Blog   EPIs   05 de janeiro de 2022

Luva Química: Veja os principais modelos para a proteção das mãos!

Tempo de Leitura: 6 minutos
Luva Química

A utilização de luva química protege as mãos de trabalhadores de acidentes que possam ocasionar queimaduras e outros danos na pele. Este é um tipo de luva de segurança muito importante para muitos trabalhadores.

Durante a rotina de trabalho, a utilização deste EPI possibilita maior proteção sem minimizar a facilidade de manusear equipamentos e itens necessários para o dia a dia do trabalhador.

Tendo em vista que, a luva química bem ajustada nas mãos, possibilitará boa performance e total praticidade para pegar itens, trabalhar com segurança e evitar acidentes.

Existem diferentes modelos de luvas para proteção química no mercado. Por isso, no artigo de hoje, vamos explicar quais são os modelos para proteção das mãos na rotina de trabalho e suas diferenças.

Luva química: conheça os modelos para proteger suas mãos

Elencamos aqui os principais modelos de luva que estão disponíveis no mercado, possibilitando a proteção das mãos contra agentes químicos. Confira a seguir.

1. Luvas de Neoprene

Luvas de Neoprene são impermeáveis e quando molhadas apresentam facilidade de secar. Esse tipo de luva química possibilita praticidade na rotina de trabalho.

Leves, maleáveis, com diferentes tamanhos para se encaixar bem nas mãos, as luvas de Neoprene possibilitam o manuseio de vários materiais.

Por apresentar alta impermeabilidade, esse tipo de luva é responsável por evitar que os produtos químicos entrem em contato com a pele.

Protegendo o usuário de uma série de lesões e alergias que podem ser ocasionadas em caso de acidente de trabalho.

É importante consultar junto ao fabricante quais são os tipos de produtos químicos que a luva de Neoprene é capaz de oferecer proteção. Tendo em vista que, dependendo dos agentes cáusticos e corrosivos a luva poderá não oferecer a proteção desejada.

2. Luvas de látex

As luvas de látex são usadas como luva química para proteção na higienização de ambientes, bem como no setor agroindustrial.

É importante analisar o uso de produtos químicos de acordo com a capacidade das luvas de látex que podem ser usadas na sua rotina de trabalho. Justamente para comprar um modelo que seja capaz de oferecer conforto e segurança.

As luvas de látex são indicadas para contra produtos químicos à base d’agua.

Ao optar por esse modelo, é interessante identificar junto ao fornecedor se o EPI é o mais indicado para a função executada por seus profissionais. Justamente visando oferecer a máxima proteção ao longo da rotina de trabalho.

Lembre-se que a escolha do EPI deve sempre partir do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, ou então do Programa de Gerenciamento de Riscos, que entrará em vigor em janeiro de 2022. 

3. Luvas nitrílicas

A luva química de material nitrílico é utilizada para proteger o usuário quando em contato com agentes químicos ou biológicos. Além disso, é um material resistente em caso de atividades abrasivas.

O modelo é muito utilizado no agronegócio por trabalhadores que lidam com agrotóxicos e agentes biológicos.

Ao optar por essa luva química, estará com um EPI resistente a óleos, graxas e álcool, possibilitando um equipamento de proteção que também é útil em ambientes de serviços gerais e limpeza.

Além disso, a luva nitrílica é considerada de longa vida útil, tendo um custo benefício interessante por não ser um material descartável.

4. Luvas de PVC

As luvas de PVC oferecem boa resistência contra a ação de produtos químicos, bem como, contra produtos abrasivos e cortes leves.

É muito comum o uso deste tipo de EPI quando o profissional trabalha com lubrificação de peças e possui contato direto com materiais corrosivos, por exemplo.

Essa luva também é interessante por proteger mãos e punhos, cobrindo bem a região para evitar acidentes. Mas por causa do material, a luva de PVC acaba sendo um pouco mais rígida, ocasionando certa perda de maleabilidade.

Essa característica é justamente o que garante eficiência na proteção do profissional contra possíveis danos ocasionados por materiais corrosivos.

Luva química precisa de cuidados

O uso de luva química requer cuidados com a validade, vida útil e qualidade das luvas. Tendo em vista que, luvas inapropriadas podem não ser suficientes para gerar a proteção necessária de acordo com a exposição a produtos químicos.

É indispensável consultar se o produto que é utilizado na rotina de trabalho está de acordo com a luva química escolhida. De modo que, em caso de derramamento de produtos, a luva seja eficiente na proteção das mãos do profissional.

Mesmo uma luva que é tida como impermeável, pode ceder diante de algum agente corrosivo. Por isso, o ideal é sempre consultar o modelo, tamanho e tipo de luva a ser usado de acordo com a necessidade na rotina de trabalho.

Tudo com base sempre no PPRA ou PGR. 

Sobre o tamanho das Luvas Químicas 

É muito importante escolher uma luva química que se adeque ao trabalho executado, bem como, seja no tamanho apropriado para as mãos de seus colaboradores.

Quando a luva química possui tamanho inadequado, ela fica incomodando durante a rotina de trabalho da equipe. Além de causar incômodos, inviabiliza trabalhar com precisão na rotina de trabalho.

Causando dificuldade de fazer uma série de movimentos mais delicados que são necessários no dia a dia.

Portanto, é fundamental que a empresa tenha o cuidado de fornecer bons materiais em tamanhos adequados. Justamente com o objetivo de que o profissional tenha o melhor desempenho e esteja protegido durante toda a rotina de trabalho.

Afinal, quando o EPI utilizado machuca ou incomoda, é natural ter reclamações por parte da equipe, além de perceber resistência em relação ao uso.

Os profissionais tendem a apresentar dificuldade de manter o uso do EPI e isso é ruim para todos os envolvidos na rotina de trabalho.

Diante disso, pesquisar bons fornecedores e ter cuidado na compra da luva química é fundamental para os melhores resultados pretendidos.

Baixe agora o nosso Medidor de Luvas! 

É importante ter atenção para descarte da luva química

A luva química só é eficiente na proteção das mãos quando efetivamente está dentro de sua validade e em boas condições de uso.

Outro ponto é que é importante que o material seja bem higienizado e guardado visando manter toda a durabilidade que a luva química pode ter. Além disso, é fundamental:

  • Observar as orientações de uso das luvas químicas dadas pelo fabricante;
  • Respeitar o prazo de validade;
  • Manter o material de trabalho limpo e bem armazenado quando não está em uso;
  • Adquirir luvas no tamanho adequado para o uso;
  • Escolher o EPI de acordo com os riscos do ambiente (PPRA);
  • Descartar o EPI com responsabilidade.

Nos casos de EPIs contaminados, o descarte é fundamental e deve ser feito de acordo com o tipo de contaminante a que as luvas entraram em contato.

Neste artigo nós falamos exclusivamente sobre o Descarte de EPIs, confira!

Manter os cuidados ideais com as luvas que não são descartáveis é tão importante quanto escolher um bom material.

Afinal, fazer a lavagem com água e sabão neutro, deixar secar na sombra e utilizar novamente somente quando o equipamento estiver seco são cuidados importantes para evitar danos nas luvas.

É indispensável que o produto esteja em boas condições de uso para que seja possível ter bons resultados em relação à proteção individual de cada profissional.

Evitando que a falta de cuidado com os itens acabe gerando problemas em relação à proteção oferecida e em caso de acidente a luva não seja suficiente para garantir que o profissional não sofrerá queimaduras e outros danos.

Como escolher o modelo de luva química ideal?

Na hora de escolher o modelo de luva química ideal para atender as demandas de sua equipe, é preciso considerar uma série de fatores.  

O primeiro cuidado e talvez mais importante, consiste justamente em analisar quais são os riscos aos quais seus profissionais estão expostos. E este trabalho deve se dar através do PPRA, conforme já comentamos, ou do PGR. 

De forma que, essa informação seja utilizada para entender qual modelo ideal de luva para a máxima proteção. O objetivo é escolher uma luva que seja apropriada para a função, garantindo flexibilidade e facilidade de atuar com o EPI na rotina.

Afinal, o profissional precisa ter conforto ao utilizar a luva química, sem abrir mão da proteção necessária para sua rotina de trabalho.

Confira a vida útil na prática

Mesmo que o fabricante garanta vida útil para a luva química de um determinado número de meses, é preciso analisar se na prática o produto continua eficiente.

Tendo em vista que, a forma como os profissionais limpam e armazenam o EPI faz toda a diferença na manutenção de sua qualidade.

Portanto, é preciso que os responsáveis tenham o cuidado necessário em relação a avaliar a qualidade das luvas periodicamente para que os profissionais continuem protegidos.

Caso a equipe não esteja tendo o cuidado necessário é relevante reforçar a cobrança e orientações passando os treinamentos necessários.

Uma vez que, a empresa investe em EPI para que a equipe utilize, esteja bem protegida e a vida útil do produto seja mantida. Sempre visando minimizar o custo e manter todos os benefícios necessários para sua equipe de profissionais.

A segurança é um aspecto indispensável na rotina de trabalho e se faz necessário manter o máximo de eficiência em relação ao uso dos EPIs e também em relação à compra de bons produtos.

Não baseie a escolha somente no preço

É muito importante analisar o custo benefício, mas basear a escolha da luva química somente no preço acaba sendo problemático para a empresa.

Tendo em vista que uma luva de má qualidade não proporcionará uma durabilidade muito interessante e, muitas das vezes, nem o conforto ideal para os usuários.

Isso gera problemas jurídicos para a empresa e o afastamento temporário ou permanente do profissional acidentado. Lembre-se que não há preço que pague pela vida e pela segurança dos trabalhadores da sua empresa.

Aproveite seus novos conhecimentos para escolher a luva química mais indicada para sua equipe.

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.