Blog   EPIs   27 de setembro de 2022

Conheça os EPIs para o trabalho com óleos e graxas

Tempo de Leitura: 6 minutos
EPIs para o trabalho com óleos e graxas

O trabalho com óleos e graxas requer a utilização de alguns EPIs específicos, visando a proteção da pele do profissional.

Tendo em vista que, esses óleos e graxas podem conter agentes químicos danosos à saúde quando em contato com a pele, bem como, podem estar aquecidos.

Aspectos que acabam prejudicando a saúde de quem trabalha em contato direto com essas substâncias.  O que demanda o uso de EPIs adequados para sua rotina de trabalho, visando a manutenção de um ambiente saudável..

Nós vamos esclarecer quais são os principais EPIs usados em trabalho com óleos e graxas, para que possa atuar preventivamente com sua equipe, proporcionando um ambiente adequado.

EPIs necessários para o trabalho com óleos e graxas

O profissional que atua em trabalho com óleos e graxas está sujeito a uma série de situações arriscadas, por isso, é interessante fazer uso de alguns EPIs, como:

1.  Avental de proteção

Com avental de proteção, é possível proteger o tronco durante o manuseio de óleos e graxas. Normalmente o profissional que trabalha em oficina mecânica, por exemplo, usa avental de raspa, que protege do contato com o líquido.

O uso de avental é obrigatório para trabalhos que envolvem soldagem e podem resultar no contato de óleos ou graxas quentes respingando no corpo do profissional.

Dessa forma, o uso do EPI atua justamente para evitar queimaduras, danos ou acidentes mais graves durante a jornada de trabalho.

Protegendo todo o tronco do profissional, bem como, realizando a proteção do uniforme de trabalho. Afinal, é fundamental evitar que respingos caiam na roupa causando manchas e danos.

O ideal é fazer uso de um avental apropriado para a função executada, de modo que a proteção possa ser a mais eficiente possível na rotina de trabalho.

2.  Luvas nitrílicas

Atualmente o mercado de EPIs oferece uma série de modelos de luvas, para o cotidiano de diversos profissionais ser mais adequado e seguro.

A luva nitrílica é o modelo ideal para quem atua em trabalho com óleos e graxas, justamente por ser uma luva de borracha sintética, que não permitirá o contato da pele com agente químico.

Dessa forma, a luva atua garantindo a integridade física do trabalhador, que poderá manusear maquinários e produtos líquidos sem risco de eventuais acidentes em sua pele.

O material da luva nitrílica é resistente, evitando furos e abrasões. Além disso, possibilita total conforto e segurança para o profissional fazer todos os movimentos necessários em sua rotina de trabalho.

Garantindo que as mãos fiquem livres para atuação, mesmo em situações que requerem um movimento mais refinado. Justamente por ser um modelo confortável que adere bem na pele e evita dificuldades no uso.

As luvas nitrílicas devem ser testadas e aprovadas para o uso na rotina de acordo com os agentes químicos aos quais o profissional estará exposto em sua rotina de trabalho com óleos e graxas.

3.  Respiradores

No cotidiano de trabalho, o profissional que atua com óleos e graxas, precisa fazer uso contínuo de respiradores purificadores. Tendo em vista que, muito embora não cause reações imediatas, inalar as substâncias químicas presentes no ambiente é prejudicial para a saúde.

O ideal é que o profissional faça uso constante de respiradores purificadores de acordo com o grau de exposição aos agentes químicos disponíveis no ambiente.

Sempre aliando a máxima proteção respiratória ao cotidiano de trabalho, justamente para evitar o comprometimento da saúde a longo prazo.

Uma vez que, mesmo parecendo inofensivo, o contato prolongado com óleos, graxas e outros agentes químicos pode causar danos significativos para a saúde respiratória do profissional.

4.  Protetor auricular

A proteção auditiva é extremamente importante no cotidiano de trabalho, visando a manutenção da saúde.

Os níveis de ruídos do ambiente podem não causar danos imediatos, mas são causadores de danos cumulativos em sua saúde.

Com o passar dos anos negligenciando o uso de protetor auricular, o profissional poderá ter acentuada perda auditiva. Causando ruídos, desconfortos de diversos tipos e perda da capacidade de compreender sons mais baixos.

Portanto, é muito importante utilizar o protetor auricular na jornada de trabalho, possibilitando abafar os ruídos e garantir a manutenção da saúde auditiva no curto e longo prazo.

5.  Creme de proteção para mãos

A utilização de cremes é essencial para profissionais que trabalham em oficina mecânica.

Muito embora o cuidado na utilização de cremes desengraxantes não faça parte da rotina de todos os profissionais, é importante adotar essa medida.

De modo que, as mãos não fiquem ressecadas, manchadas ou danificadas de alguma forma pelo contato direto com a graxa.

O ideal, inclusive, é atuar com luvas adequadas na medida do possível, para que a mão não entre em contato direto com a graxa do veículo.

Esse cuidado evitará danos nas suas mãos, garantindo um uso eficiente da proteção para evitar danos nas mãos no longo prazo.

Investir em sabonetes hidratantes com boa capacidade de limpeza, também é uma alternativa importante para o profissional. Tendo como principal objetivo manter a integridade de sua pele no curto e longo prazo.

Por último, também existem os cremes contra graxas e óleos, que funcionam de maneira  que a pele não absorva esses contaminantes. 

6.  Calçados de Segurança

Dependendo da função executada pelo profissional, pode ser necessário o uso de calçado antiderrapante para o cotidiano de trabalho.

Garantindo que nenhum acidente envolvendo óleo ou graxa que respingou no piso possa ser grave ou fatal. Afinal, o trabalho torna o piso escorregadio.

Portanto, é necessário que todos os profissionais atuem com calçados adequados, visando a minimização de eventuais acidentes.

Nesses casos geralmente são empregadas as Botinas ou Botas de Segurança.

Observe a demanda de cada profissional que atua com trabalho com óleos e graxas

É importante perceber que, o profissional que trabalha em oficina mecânica tem necessidades diferentes de um profissional que é responsável pela fritura de batata frita em fast-food.

Ambos trabalham com óleos, mas em contextos diferentes. Portanto, cada profissional deverá ter sua demanda atendida especificamente em relação ao seu cotidiano de trabalho com óleos e graxas.

Garantindo a compra de EPIs adequados para a sua função, visando a máxima proteção do corpo do profissional. Justamente para evitar queimaduras, lesões de pele, contato com agentes químicos nocivos e até mesmo problemas auditivos pelos ruídos diariamente gerados no ambiente.

Fazer o uso correto de todos os EPIs é obrigação do profissional, que deverá ser cobrado por um colega que seja o responsável pela distribuição de EPIs na empresa.

Justamente por ser uma exigência para que a empresa esteja com o funcionamento regular. Ter todos os profissionais com o uso correto de EPIs minimiza o risco de acidente.

Possibilitando, inclusive, que os profissionais estejam melhor preparados em caso de acidente, evitando que seja fatal ou muito grave.

Forneça EPIs confortáveis para o cotidiano

Uma das formas de garantir que os profissionais que atuam em trabalho com óleos e graxas vão efetivamente utilizar os EPIs necessários, é justamente oferecer itens de qualidade.

Tendo em vista que, as peças de boa qualidade são responsáveis por proporcionar o máximo de conforto para o profissional no cotidiano.

Viabilizando um uso que possibilita segurança para cada colaborador, ao mesmo tempo que não aperta, arranha ou incomoda durante o expediente.

Ter todos os produtos de qualidade para sua equipe proporciona o uso adequado, que é importante para que a empresa não precise enfrentar o desgaste cotidiano de cobrar o uso adequado.

Além disso, investir na qualidade de seus EPIs possibilita que eles sejam mais duráveis. Fazendo com que sua equipe poupe esforços na busca constante por equipamentos novos para substituir aqueles que estão defeituosos.

Bem como, diminui o custo envolvido no processo de aquisição dos produtos. A qualidade é um fator importante na análise de custo benefício de cada peça.

Conheça bem as normas regulamentadoras

Antes de efetuar a compra de seus equipamentos de proteção, observando detalhadamente as necessidades de cada profissional, é indicado estar por dentro do que dizem as Leis trabalhistas.

Para que saiba como comprar, como fiscalizar o uso e quais EPIs são exigidos para cada atividade. Tendo em vista que, as exigências são pautadas de acordo com os riscos de cada profissional.

Portanto, acompanhar a NR6/MTE é importante para o profissional que ficará responsável pela compra dos EPIs. O profissional que conhece a norma consegue compreender as obrigações da empresa, bem como as obrigações da equipe. Garantindo que todos possam efetivamente cumprir seus papéis.

Outra norma importante é a Norma Regulamentadora NR 15, que determina quais são os “os procedimentos obrigatórios, em operações ou atividades consideradas insalubres (executadas acima dos limites de tolerância previstos)”.

Portanto, é fundamental conhecer cada detalhe de ambas as normas antes de iniciar o processo de compras de EPI.

Compre EPIs com o certificado correto

Os EPIs são materiais fabricados e testados para proteger de algumas situações específicas. Por isso, cada um deles é destinado para uma função e apresenta certificado de qualidade, bem como, prazo de garantia.

Ambos os fatores precisam ser analisados pelo responsável pelas compras. Que precisa adquirir o EPI com certificado válido para a função executada pelo profissional.

Bem como, precisa garantir que o produto em uso está em boas condições para proteger o profissional e que a peça apresenta a certificação adequada.

Dessa forma, a empresa estará atuando conforme as leis trabalhistas. O que evita eventuais problemas em relação a fiscalizações e até mesmo em caso de acidente envolvendo sua equipe.

Justamente por ser um equipamento adequado, que diminui a gravidade do acidente e garante que a empresa não seja autuada por estar agindo em desconformidade com a regulamentação vigente no país.

Conte com a Prometal EPIs para escolher os equipamentos de sua equipe

Precisando de EPIs de alta qualidade para profissionais que atuam com trabalho com óleo e graxa? Então conte com as soluções da Prometal EPIs.

Nossa equipe está preparada para atender todas as suas demandas. Viabilizando a compra de equipamentos de proteção individual para seus profissionais atuarem com a máxima eficácia e segurança.

Além de disponibilizar os principais EPIs necessários e com a máxima qualidade, nossos profissionais atuam também esclarecendo suas dúvidas durante a compra. Tudo para que o processo seja mais prático.

Aproveite toda a nossa variedade de opções e a praticidade de encontrar tudo que precisa em nossa página, para que possa efetuar a compra de EPIs de sua equipe.

Garantindo produtos resistentes, duráveis e com a qualidade ideal para atender seus profissionais no cotidiano. Evitando que ocorram acidentes com óleos e graxas em seu estabelecimento.

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.