Blog   EPIs   11 de setembro de 2019

Tonalidade das Lentes nos Óculos de Proteção

Tempo de Leitura: 5 minutos
tonalidade das lentes

Os óculos de proteção são um dos EPIs mais utilizados no mundo inteiro. No entanto, existem diversas especificações que diferenciam um modelo do outro. Um exemplo disso é a cor e tonalidade das lentes, você saberia escolher a melhor entre todas elas?

Cada uma das características de um Equipamento de Proteção Individual deve ser levada em consideração. Isso porque os produtos são fabricados estrategicamente, para proteger o usuário de tipos específicos de riscos. 

Escolher um EPI errado, ou com as características erradas, pode acabar resultando em dois problemas: exposição dos trabalhadores ao risco, já que terão uma falsa segurança com o equipamento errado; e assumir o risco de multas e processos judiciais que poderão surgir. 

Portanto, sempre que você for adquirir um equipamento, fique atento a cada uma das especificações que variam de um para o outro. No artigo de hoje, nós falaremos sobre as cores e Tonalidade das Lentes nos Óculos de Proteção.

Se você tem dúvidas quanto a isso, acompanhe o texto e tenha uma boa leitura! 

O que são os Óculos de Proteção?

Óculos de Proteção são Equipamentos de Proteção Individual fabricados especialmente para a Proteção Ocular. É um item indispensável nas mais variadas atividades profissionais e, por isso, é um dos EPIs mais utilizados em todo o mundo. 

Os olhos são uma das partes do corpo mais sensíveis e essenciais para o nosso dia a dia. Assim sendo, a proteção ocular é fundamental. Seja para uso comercial ou industrial, são diversas as atividades em que são obrigatórios. 

Claro que esta não é a única maneira de proteger os olhos do trabalhador contra qualquer tipo de acidente. No entanto, é a última das Medidas de Controle de Risco a serem tomadas. Ou seja, a utilização de EPI é última estratégia de proteção para o trabalhador.

As hastes dos óculos podem ser fabricadas em polietileno, plástico, borracha, neoprene, nylon ou, ainda, uma composição de alguns dos materiais. Já as lentes, geralmente possuem o policarbonato como matéria-prima, por ser um material resistente, leve e que oferece menos riscos.

No Brasil ainda não existe uma norma específica para a Proteção Visual. Dessa forma, fica à cargo da Fundacentro realizar todos os testes para as certificações de segurança dos equipamentos. A entidade utiliza como base os critérios técnicos de uma Norma Americana (AN), a ANSI Z87. 

Dentre os testes realizados, estão os que preveem a resistência contra: 

  • Impactos;
  • Perfurações;
  • Quebra;
  • Inflamabilidade; e 
  • Transmitância de luz. 

O último item é correspondente à tonalidade das lentes nos óculos de proteção pois, cada tom irá permitir mais ou menos transmissão de luz. Após esses testes, os equipamentos receberão as devidas certificações que indicam que o produto está apto para o uso. 

Tonalidade das Lentes nos Óculos de Proteção

São inúmeras as características que um EPI pode ter, depende basicamente do objetivo pelo qual ele foi fabricado. Assim é também com a cor das lentes nos óculos de proteção. Se o dispositivo foi produzido para atenuar a passagem de luz intensa, por exemplo, a lente tende a ser mais escura, mas nem sempre segue este padrão. 

No entanto, não é só este o fator decisivo entre uma cor e outra. Existem também as vantagens e desvantagens quanto à necessidade de um maior contraste em ambientes mais escuros, por exemplo. Por isso, fique atento às nossas dicas abaixo! 

Cinza 

Óculos de proteção com a tonalidade das lentes cinza é muito utilizada pelos trabalhadores responsáveis por serviços a céu aberto. Isso porque são ótimos para a proteção de altas luminosidades, e por isso também protegem contra os raios solares. 

Amarelo 

As lentes amarelas aprimoram a visão do trabalhador em dias nublados ou com pouca visibilidade por conta de neblinas, por exemplo. São recomendadas para ambientes com deficiência de luminosidade pois, aumentam a acuidade visual. Outra característica interessante é que as lentes amarelas destacam as cores verde e vermelho. Não é recomendada para fortes luminosidades ou dias ensolarados.

Verde 

As lentes da cor verde possuem diversos níveis de tonalidade e, por isso, possuem diversas utilidades. É muito recomendada para uma luminosidade de nível médio, ou quando o tom de verde é mais escuro, pode ser utilizada até mesmo na área de solda. Esta lente geralmente filtra os raios UV e IR em cerca de 99%. 

Laranja 

Quando a tonalidade das lentes nos óculos de proteção é laranja, então este óculos é muito parecido com os de lentes amarelas. A principal diferença, é que pelo laranja ser mais escuro, este modelo pode ser utilizado em dias ensolarados, com iluminação mais intensa. 

Incolor 

Os óculos de proteção cujas lentes são incolores não possuem proteção contra a luminosidade! Mas sim, contra partículas volantes e etc. São muito utilizados por farmacêuticos, químicos, médicos, dentistas, motociclistas, entre outros.

Azul e Rosa

As cores azul e rosa são geralmente utilizadas para o descanso do usuário. Isso porque são cores que trazem relaxamento, ao mesmo tempo que podem ser utilizadas tanto em dias ensolarados quanto em atividades com iluminação moderada. 

IN-OUT

IN-OUT é a tonalidade das lentes que possuem um efeito espelhado. São muito recomendadas para os trabalhadores que atuam em ambientes internos, mas de maneira intermitente. Dessa forma, garante que ao se deslocar de ambiente com diferentes luminosidades, o colaborador não terá sua visão afetada. 

Marrom

As lentes marrons cumprem um papel muito similar às lentes cinza pois, servem para ambientes ou atividades com excesso de luminosidade. O grande diferencial é que, com a diferença de luminosidade ao longo do dia ou na atividade, o estresse visual é bem menor do que com lente cinza.

Por este motivo, inclusive, que até os óculos de grife já utilizam as lentes nas tonalidades de marrom para seu óculos de sol. Justamente por ela proporcionar um excelente conforto visual e menos fadiga.

Dicas para Escolher a Melhor Tonalidade 

Como você viu, cada uma das tonalidades das lentes nos óculos de proteção possuem suas recomendações específicas. Para escolher a melhor entre elas, é necessário seguir alguns fatores fundamentais que irá dar a certeza de que está decidindo pelo produto certo.

O primeiro passo a levar em consideração é o ambiente de trabalho e para qual atividade o óculos será necessário. Respondendo a essas questões, o profissional responsável poderá identificar qual a tonalidade mais adequada: se a mais escura, mais clara, etc.

Se houver pouca luminosidade, deverão ser empregados óculos de proteção que favoreçam o contraste, como por exemplo o amarelo. Quando a luminosidade não é um problema ou o usuário necessita de muita clareza na visão, os óculos incolores podem ser uma boa alternativa. 

Outro fator importante é verificar se o produto foi fabricado de acordo com que recomenda a legislação. Para isso, verifique se o EPI possui CA. CA é a sigla para o Certificado de Aprovação emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego. 

Além de possuir o número do CA em seu registro, também é preciso que este esteja dentro do prazo de validade (que não é o mesmo do EPI!). Se você não deseja precisar se preocupar com essas coisas, pode resolver todas essas questões adquirindo seus produtos em um distribuidor de EPIs confiável

Comprar equipamentos em uma loja da sua confiança faz com que você se sinta seguro para seguir uma orientação em caso de necessidade. Assim, você não precisa se preocupar verificando todos os itens de segurança, pois o vendedor poderá fazer isso para você.

É o caso aqui da Prometal EPIs. Somos considerados o distribuidor de EPIs da confiança de muitos clientes queridos. Portanto, se você precisar, tiver alguma dúvida ou gostaria de uma orientação, pode sempre contar com o nosso apoio

E então, já sabe como escolher o seu? 

Escolher a tonalidade das lentes do óculos de proteção não é tarefa difícil, mas é de extrema importância. Um erro nesse sentido pode colocar o trabalhador em situação de risco, aumentando as chances de acidentes de trabalho e/ou doenças ocupacionais.

Por isso, mantenha sua empresa e a equipe sempre bem informadas para que todos possam cuidar da Segurança do Trabalho! Esperamos que você tenha gostado da leitura. Se sim, compartilhe com seus colegas.

Continue a sua leitura com Respirador – entenda tudo sobre este EPI!

Você também poderá gostar de:

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.