Blog   EPIs   04 de outubro de 2023

Óculos para Soldador: Conheça os modelos no mercado de EPIs!

Tempo de Leitura: 6 minutos
Óculos para Soldador

A utilização de óculos para soldador é um cuidado fundamental na rotina de trabalho do profissional que lida com solda. 

Isso porque o equipamento é considerado um Equipamento de Proteção Individual (EPI), item obrigatório que protegerá os olhos do profissional, evitando que acidentes possam ocasionar cegueira ou outras complicações.

Existem vários modelos de óculos de segurança para soldador disponíveis no mercado. Por isso, é essencial que o profissional saiba como comprar o ideal, visando a máxima proteção do trabalhador, durabilidade e qualidade do produto.

Diante da necessidade, nós vamos te dar algumas dicas sobre as principais questões que envolvem o EPI e o que fazer para que sua compra seja assertiva! Boa leitura.

O que é óculos para Soldador?

Os óculos de proteção para soldador funcionam como um item de proteção, ou seja, é um equipamento de trabalho essencial e imprescindível na rotina dos trabalhadores.

Tem como principal objetivo visar que nenhum tipo de faísca possa atingir o olho do profissional. Bem como, os raios ultravioletas que podem ocasionar danos na visão do soldador que trabalha diariamente executando essa função.

Muito já vimos, inclusive, alguns questionamentos sobre o uso de óculos solares para desempenhar essa atividade. No entanto, devemos sempre ter atenção ao fato de que é necessário ter proteção eficaz, específica para tais riscos.

O uso de óculos solar convencional definitivamente não é recomendado, pois não oferecerá a proteção esperada. O óculos para soldador, além de ser considerado um EPI, ou seja, é mais fechado que os óculos escuros comuns, oferecendo uma proteção ainda maior. 

Lembrando que todos os EPIs devem ser fornecidos gratuitamente pelo empregador a todos os trabalhadores e, por isso, devem ser escolhidos corretamente através de programas de gerenciamento de riscos.

A proteção dos olhos na rotina de trabalho

O profissional que atua com solda está exposto a uma série de riscos da função. Um dos principais, é o risco de ficar cego por causa da constante exposição a faíscas.

Além disso, sem a devida proteção, o profissional está constantemente olhando para raios ultravioletas, possibilitando que isso ocasione danos em sua visão. Mas estes não são os únicos riscos que assolam os trabalhadores destes ambientes.

Existe também o risco de que alguma faísca atinja o rosto durante o trabalho, entre outros. Por isso mesmo, o ideal é que o profissional sempre utilize máscara de proteção facial e os óculos em conjunto.

Assim, terá como principal objetivo proteger os olhos e também o rosto de todos os potenciais riscos, minimizando os efeitos negativos da função em sua própria saúde.

O uso de EPI para o trabalho é uma obrigação, visando que o profissional esteja corretamente resguardado durante toda a rotina de trabalho. O que faz com que a empresa seja obrigada a fornecer todos os equipamentos de segurança para sua equipe de soldadores.

Caso o profissional trabalhe por conta própria, é fundamental entender a importância de se proteger para evitar danos significativos em sua visão e saúde em geral.

Riscos no Trabalho com Solda

O trabalho com solda expõe o profissional a uma série de riscos, aumentando a probabilidade de desenvolver várias doenças caso o trabalhador não utilize os EPIs necessários. Entre os riscos, aparecem com frequência os físicos e químicos. 

Por estarem presentes no ambiente de trabalho, acabam por colocar os trabalhadores em risco de contrair diversas doenças consideradas então ocupacionais. Dentre elas, vemos:

  • Desenvolver asma;
  • Ter ulcerações nas narinas e na pele;
  • Sofrer com problemas de fertilidade;
  • Desenvolver alergia e dermatites alérgicas pelo constante contato com produtos químicos;
  • Desenvolver câncer de pulmão.

Esses riscos estão associados à profissão por causa da constante exposição aos materiais que podem ser inalados, ocasionando problemas respiratórios.

Bem como, materiais que podem respingar nas mãos e braços se o profissional não estiver com a proteção adequada.

Muito embora o uso de máscara e óculos em conjunto possa parecer desconfortável, essa proteção é necessária para minimizar riscos.

Sempre com o objetivo de preservar a saúde do profissional e evitar que problemas mais graves possam se manifestar por causa da falta de proteção preventiva.

Isso porque, é claro, a exposição diária aos fatores de risco é, sem dúvidas, algo preocupante e que pode ser evitado com o uso correto de bons EPIs fornecidos pela empresa. Portanto todos devem fazer a sua parte.

Tipos de Óculos de Proteção para Soldador

Entendido a necessidade de utilizar óculos de proteção para soldador, é preciso conhecer os modelos disponíveis no mercado para que o profissional possa trabalhar com conforto.

Atualmente, existem várias opções de modelos, cores de lentes e até mesmo os óculos automáticos. Por isso, vamos explicar detalhadamente quais são as características de cada um dos produtos mais conhecidos.

O objetivo é que você compreenda quais são os diferenciais de cada um, para que possa fazer as melhores escolhas para sua equipe de soldadores ou para si mesmo.

1. Óculos verde de soldador

O modelo de óculos verde é um dos mais tradicionais, que certamente a maior parte dos profissionais já conhece e já usou.

A lente verde protege os olhos dos raios infravermelhos e da solda em si, possibilitando uma lente confortável e agradável de usar.

2. Óculos de proteção amarelo

Os óculos de proteção com as lentes amarelas são excelentes para ambientes nublados, dias chuvosos ou espaços de trabalho com baixa iluminação. No entanto, não podem ser utilizados durante o processo da soldagem.

Esse modelo possibilita a maior captação de luz, para que o profissional consiga trabalhar enxergando mais detalhadamente tudo que precisa fazer.

Dessa forma, além de proteger os olhos, os óculos possibilitam uma performance mais eficiente na rotina de trabalho com a solda.

3. Óculos fumê

O modelo fumê é, sem dúvidas, um dos mais vendidos, sendo preferência de muitos profissionais por ser confortável de usar.

A solda acaba proporcionando raios UV que incomodam durante o trabalho mesmo utilizando a máscara, quando se está utilizando óculos comuns de lente incolor.

Por isso, muitos profissionais abrem mão dos modelos anteriores em prol de adquirir um modelo de óculos fumê visando ter conforto durante o expediente e boa visibilidade.

No entanto, é importante que os óculos sejam usados em ambientes nos quais a iluminação natural possibilita a visão perfeita de cada detalhe de trabalho. Não podendo ser utilizados durante a soldagem!

4. Óculos para soldador automático

Não é raro que os profissionais que trabalham com solda precisem utilizar diferentes lentes, ocasionando a compra de vários modelos de óculos para soldador.

Diante da necessidade de comodidade, os profissionais acabavam investindo em um modelo de óculos fumê e um de lente incolor, com o objetivo de trabalhar em diferentes ambientes com a proteção adequada.

Isso fez com que o mercado desenvolvesse um modelo automático, que escurece de acordo com a necessidade do profissional.

O modelo é mais moderno, possibilitando que o profissional tenha a máxima segurança e proteção, sem precisar ficar trocando de óculos conforme sua necessidade naquele instante.

O que obviamente aumenta a segurança por usar uma peça o tempo inteiro protegendo os olhos e evitando riscos durante a remoção para troca de óculos.

Muito embora tenha um investimento mais elevado, o modelo desenvolvido oferece total comodidade e proteção, proporcionando um bom custo benefício para o profissional que trabalha com solda.

5. Óculos com proteção anti-risco

Os óculos com proteção contra riscos são uma ótima opção para que o profissional tenha um EPI de maior qualidade.

Tendo em vista que, os riscos e sujeiras acabam comprometendo a visão durante a rotina de trabalho. O ideal é que o profissional compre um EPI de maior qualidade para que seja mais durável ao longo do período de uso.

Os óculos com esse tipo de proteção possibilitam que o profissional tenha visão apurada durante toda a rotina de trabalho, evitando que os riscos comprometam sua capacidade de visualizar detalhes e ter uma boa performance de trabalho.

Portanto, vale a pena adotar esse cuidado e investir em EPI de maior qualidade visando a durabilidade ao longo de 12 meses, que é o tempo de uso ideal para óculos de proteção. Após o período, a peça deve ser substituída.

Óculos para utilizar durante a solda

Para as atividades de solda, geralmente se utilizam lentes verdes, com tonalidades que variam de 5 a 14. De 5 a 8, chamamos de lentes ”maçariqueiro”, que são redondas e utilizadas nos óculos pois, são para soldas oxi-acetilênicas (as mais ”frias”).

Para atividades com TIG e MIG/MAG entram as lentes com tonalidades 10, 12 e 14. Nestes casos, já se torna ideal utilizar a máscara de solda, que cobre todo o rosto do trabalhador.

Cuidados e manutenção dos óculos de segurança para solda

Os óculos de proteção para soldador não são um EPI descartável. Portanto, é importante que o profissional higienize periodicamente seus óculos e tenha cuidado para evitar arranhões na peça.

Guardar corretamente todos os EPIs, limpos e em boas condições de uso é uma das obrigações dos profissionais que recebem esses itens de proteção da empresa.

Sendo necessário oferecer treinamento para que todos os profissionais utilizem os óculos para soldador e saibam como limpar e guardar.

De modo que, a empresa possa oferecer bons EPIs e ter uma equipe protegida durante toda a rotina de trabalho, com produtos de qualidade e que ofereçam eficiência.

Ao utilizar óculos riscados, danificados ou até mesmo quebrados, os profissionais estão expostos a riscos desnecessários. Tal qual se não estivessem utilizando proteção.

Portanto, é fundamental que a empresa adote uma postura vigilante, observando se os profissionais seguem os protocolos solicitados.

Bem como, os profissionais tenham consciência em relação aos cuidados necessários para manter a própria proteção.

Dessa forma, todo o investimento na compra de bons EPIs dará retorno, dando a proteção suficiente para os profissionais e para a empresa.

Que poderá trabalhar com toda a sua equipe sem acidentes significativos e com risco diminuído de problemas trabalhistas.

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.