Blog   EPIs   01 de junho de 2020

Luvas descartáveis: Conheça os tipos no mercado de EPIs

Tempo de Leitura: 6 minutos

As Luvas Descartáveis são um dos itens de proteção mais comuns de se ver por aí. São muitas as suas utilizações: seja para atividades profissionais na área da saúde, limpeza e estética, até mesmo a manipulação de certos produtos químicos. 

No entanto, não existe apenas um modelo e por isso é bom você conhecer as opções bem como suas vantagens e desvantagens. Atualmente, você poderá encontrar Luvas Descartáveis que se diferenciam principalmente pelo seu material de fabricação.

Ou seja, materiais de uso único que podem ser fabricados em Nitrilo, Vinil ou mesmo Látex Natural. Cada uma dessas luvas possui um objetivo diferente, assim como recomendações e não recomendações de uso que são importantes de serem seguidas para uma proteção mais adequada. 

Conhecer e saber diferenciar as principais características de cada modelo será importante para você identificar qual o mais adequado para determinada situação. As variáveis deverão ser o próprio usuário, os riscos do local e da atividade e a proteção esperada. 

Por isso, se você tem dúvidas quanto às Luvas Descartáveis, temos certeza de que esse artigo chegou em boa hora para você! Tenha uma boa leitura e lembre-se sempre de contar com a Prometal EPIs

Para que servem as Luvas Descartáveis

As Luvas Descartáveis são utilizadas nas mais diversas áreas profissionais: desde a estética até a área da saúde. O que diferencia é o tipo da luva e para que atividade ela deverá ser empregada. 

Se tratando de profissionais da saúde, as luvas são utilizadas para a realização do manuseio de equipamentos ou produtos que possam oferecer riscos. Sejam esses riscos para o profissional ou para o paciente. 

Já na área da estética, as luvas servem para proteger o usuário contra os produtos químicos que muitas vezes são utilizados. No ramo alimentício as Luvas Descartáveis são utilizadas por dois motivos: para proteger o trabalhador, obviamente, mas também para proteger o alimento que está sendo manuseado.

O que irá diferenciar qual luva será a ideal para o momento será o material em que é feita e os riscos existentes durante a atividade. Por este motivo, no momento da compra, você irá se deparar com questões como qual material escolher: látex natural, vinil ou nitrila? 

Além disso, você também deverá levar em consideração o tamanho da luva. Se precisar, você pode baixar aqui o nosso medidor de Luvas de Segurança gratuitamente para evitar todo tipo de erro no momento da aquisição. 

Comprar uma luva descartável de maneira irresponsável pode colocar o profissional em risco de segurança. Por isso, é fundamental conhecer cada uma das suas finalidades e características principais. 

Mas antes, vamos responder uma questão rápida: as Luvas Descartáveis são consideradas EPIs? Ou seja, são obrigatórias?

Luvas Descartáveis são consideradas EPI?

Saber se as Luvas Descartáveis são consideradas EPI é fundamental para o empregador pois, dependendo dessa resposta, ele saberá se o fornecimento do produto é obrigatório. Essa parte é importante para manter a empresa dentro da lei, além de oferecer proteção para os trabalhadores. 

Dessa forma, vamos dar uma olhada na NR 6 (legislação que regulamenta o uso do EPI), item 6.3, onde consta que o empregador é obrigado a fornecer aos seus trabalhadores todos os EPIs adequados ao risco.

Veja o trecho abaixo: 

6.3: A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento, nas seguintes circunstâncias:

a) sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais e do trabalho;

b) enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas; e,

c) para atender a situações de emergência.

Portanto, se forem consideradas EPI, as Luvas Descartáveis serão de fornecimento obrigatório. Para confirmar se podem ser consideradas dessa forma, vamos ver o que diz a NR 6. 

Segundo esta Norma Regulamentadora, EPI é todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.

No entanto, não é só isso.

Para que o produto, no caso as Luva Descartáveis, sejam consideradas Equipamentos de Proteção Individual elas precisam, necessariamente, possuir o CA – Certificado de Aprovação. Para isso, você pode consultar nesse site.

Concluindo, podemos confirmar que sim, as Luvas Descartáveis podem ser consideradas Equipamentos de Proteção Individual pois atendem a todos os requisitos que mencionamos acima. Dessa forma, torna-se dever do empregador fornecer este produto, sempre que houver necessidade, para cada um dos colaboradores.

Tipos de Luvas Descartáveis

Cada uma das Luvas Descartáveis possui características específicas e uma finalidade correta para a qual oferece segurança e proteção. Por isso, é importante que essas características sejam respeitadas, para que o produto seja eficiente como você espera que ele seja.

Os principais tipos de Luvas Descartáveis são:

Vamos ver um pouco mais sobre cada uma delas? 

Luvas Descartáveis de Nitrila

LUVA NITRÍLICA PRETA DESCARTÁVEL

As Luvas Descartáveis de Nitrila são uma ótima opção para aqueles usuários que possuem alergia à borracha natural do látex. Isso acontece porque o nitrilo é uma borracha sintética e hipoalergênica, sendo super segura para pessoas que possuem essa sensibilidade. 

Outro dado interessante é que este modelo é considerado o tipo mais resistente ao desgaste que você irá encontrar no mercado atualmente. Oferece proteção até mesmo contra produtos corrosivos — diferentemente das luvas de látex por exemplo.

As Luvas Nitrílicas podem ser encontradas nas cores azul, roxo, branca, preto, rosa, etc.

Comparando com outros modelos de luvas descartáveis, esta opção é a que necessita de um maior investimento inicial. No entanto, se tratando da segurança do trabalhador lembre-se que preço não deve ser levado em consideração.

Luvas Vinílicas

LUVA PROCEDIMENTO VINIL PLUS AZUL

As Luvas Vinílicas são produzidas em resina vinílica (um material sintético) e também é uma excelente alternativa para aquelas pessoas que possuem sensibilidade ao látex. Recomendada para atividades de intensidades leves a medianas, é muito utilizada em indústrias cosméticas; estéticas e alimentícias por exemplo.

Este modelo também é mais resistente do que as luvas descartáveis de látex natural, tanto no quesito de proliferação de bactérias (por isso são muito utilizadas na indústria alimentícia) como quanto a rasgos e perfurações leves. É o modelo intermediário entre a luva nitrílica e a luva de látex (menos resistente).

Luvas Descartáveis de Látex Natural

Sendo o modelo mais conhecido das Luvas Descartáveis, o único problema deste tipo é que muita gente possui alergia ao material. Por outro lado, é o tipo “mais em conta”, ou seja, que necessita um investimento menos por parte do comprador. 

Oferecem bom nível de elasticidade que promove a agilidade do movimento do usuário sem perder a habilidade tátil. É muito utilizada no processamento de alimentos, limpeza ou até mesmo em inspeções de qualidade por exemplo.

Este modelo é também muito utilizado por profissionais da estética como manicure e pedicure, profissionais que manipulam dinheiro diariamente, entre diversas outras áreas de atuação. São muito versáteis e úteis no dia a dia do trabalhador.

Você também poderá encontrar variações com ou sem o talco interno. 

Luvas Descartáveis – Uso Único!

Nunca se esqueça de que as Luvas Descartáveis jamais deverão ser reutilizadas! Depois de utilizar uma vez, devem ir diretamente para o lixo pois não irão oferecer mais a mesma proteção desejada. Por isso, são vendidas em caixas com várias unidades. 

É muito  importante respeitar as finalidades de cada um dos tipos das Luvas Descartáveis que vimos neste artigo. Assim, você terá a certeza de estar fornecendo o produto adequado e mantendo sua empresa em dia com a legislação. 

Aqui na Prometal EPIs, você encontra todos tipos de Luvas Descartáveis com as melhores vantagens e opções de negociação. Se você tiver alguma dúvida, é só chamar o nosso vendedor aqui no chat do canto direito da tela.

Continue a sua leitura com Luvas de Procedimento x Luvas Cirúrgicas!

Registre-se
Notify of
guest
2 Comentários
Novos
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.