Blog   EPIs   04 de dezembro de 2018

Descubra os EPIs corretos para Mecânico

Tempo de Leitura: 4 minutos

Se você tem carro, moto, caminhão ou conhece alguém que possui, com certeza já deve ter precisado de um mecânico. E se você é um profissional da área sabe que a atividade exige cuidado e atenção redobrada. Mas, você sabe quais são os EPIs para Mecânico? Como garantir a segurança desses profissionais?

Se você está em busca de tornar o seu dia a dia como mecânico ainda mais seguro, este artigo foi feito para você. Para ter segurança total, os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para mecânico são essenciais. Por isso, todo o trabalhador tem que estar protegido, principalmente, quando o risco de acidentes é grande. Afinal, estamos falando da saúde, da vida de cada trabalhador, não é mesmo?

 

Conscientização das medidas de proteção

A profissão possui muitos desafios e garantir a segurança do trabalho durante as atividades é um dos principais. Atualmente, existem diversos cursos de profissionalização e especialização para mecânicos exercerem as tarefas com segurança, conhecimento e proteção.

Primeiro de tudo, é importante observar e perceber a evolução deste setor, principalmente, em relação a utilização dos EPIs e conscientização da importância das medidas de segurança para prevenir os acidentes de trabalho. Por outro lado, a falta de conscientização e de conhecimento ainda é grande! E por mais que instituições como INSS estejam de olho, a atividade ainda tem pouca procura pelo EPI correto. Ou seja, muitos profissionais estão executando as atividades do dia a dia sem nenhuma proteção.

Como a nossa maior missão é oferecer segurança aos trabalhadores, vamos falar dos riscos encontrados e dos equipamentos mais importantes para a rotina do mecânico. Você está pronto para saber mais sobre o assunto?

 

Riscos da rotina profissional: como identificar e minimizar danos

Lidar com equipamentos pesados e muitas ferramentas é um grande risco para o mecânico. Além disso, o esforço físico é grande e a principal ferramenta se torna a força do próprio profissional. O risco de desgaste é grande e todo mecânico tem que estar atento.

Uma das formas de minimizar os dados é sempre manter o ambiente organizado e limpo. Ferramentas pesadas, se estiverem fora do local, podem gerar danos físicos aos mecânicos ou até mesmo aos clientes da oficina. Mantenha sempre as ferramentas fora de alcance de crianças e em locais que não vão cair ou ter risco de quebrar outros espaços.

Os pontos de risco para os mecânicos ainda são maiores se pensarmos na exposição aos produtos químicos e tóxicos em diferentes procedimentos, inclusive no processo de soldagem. Neste caso, o uso correto do EPI para mecânico é fundamental. Mesmo que alguns funcionários queiram trabalhar sem os equipamentos, os empresários ou donos de oficina precisam estar atentos e cobrar o uso dos equipamentos. Por isso, é fundamental identificar e reconhecer os EPIs para Mecânico adequados para cada atividade durante a jornada de trabalho.

 

EPIs  e sua importância na rotina

Os EPIs são qualquer item ou produto utilizado com o objetivo de proteger o trabalhador dos riscos da sua atividade no ambiente de trabalho. No Brasil, a regulamentação está descrita na NR 6 (Norma Regulamentadora 6) e os empregadores possuem a obrigação de oferecer o EPI correto para cada risco.

É preciso estar atento à procedência do EPI, também para atividade de mecânico. Isto porque, a empresa tem que ter registro no Ministério do Trabalho e ter qualidade certificada.

Além destes requisitos, o EPI para mecânico precisa ser resistente para aguentar a rotina pesada de trabalho profissional. E se pensar em proteção, tem que estar de olho nos itens principais que não pode faltar na lista de EPIs para atividade. Esse é o tema do nosso próximo tópico!

 

Lista de EPIs para mecânico

Toda atividade tem uma lista de equipamentos essenciais que são básicos para o profissional executar as tarefas com segurança. Mas, agora, que tal saber um pouco mais sobre cada um dos produtos? O Blog Pensou Proteção irá mostrar as características principais de cada tipo de material para você saber qual usar e investir.

 

  • Respirador Purificador de Ar: Todo mecânico lida com produtos tóxicos ou resíduos que podem causar danos. Por isso, o EPI é importantíssimo para que os materiais não gerem problemas físicos ou até mesmo problemas a longo prazo. Neste caso, a máscara de proteção é um dos EPIs mais usados.

 

  • Óculos de segurança com proteção lateral completa: Os óculos de proteção também são muito importantes para o mecânico na hora do manuseio de substâncias e também de máquinas. Faíscas podem gerar danos irreversíveis e o EPI é muito importante.

 

  • Creme de proteção para as mãos: Importante para segurança e para o cuidado. O creme de proteção tem como finalidade criar uma camada protetora na pele do usuário para que não absorva contaminantes.  Além disso, certamente, oferece cuidado para as mãos do mecânicos não terem estragos a longo prazo. Porque cuidar da proteção da pele também é importante, não é mesmo?

 

  • Protetor auricular plug: O ruído de uma oficina é intenso nos dias de muito trabalho. Por isso, o protetor auricular é essencial na lista de EPIs para Mecânico. O profissional fica protegido e ainda pode contar com o benefício de usar os fones para bloquear interrupções durante a sua atividade do dia a dia. Mais que proteção, o trabalhador ganha mais foco no seu trabalho.

 

  • Luvas Nitrílicas, PVC, neoprene ou soldador: O uso das luvas de segurança garantem segurança e também mais perfeição na hora de manusear as máquinas. Por isso, a qualidade também é influenciada pela aquisição do EPI. Sendo fundamental para a prevenção de acidentes, a luva de proteção é um dos itens mais importantes na lista de EPIs para Mecânico.

 

  • Avental de segurança impermeável ou de raspa: Esse é mais um EPI importante para o mecânico manusear e manipular produtos com total segurança. É um dos mais usados nos processos de soldagem e quando as substâncias são líquidas.

 

  • Calçado de segurança e perneira de raspa: EPIs que podem ser usados de forma isolada ou conjunta com outros itens para mecânicos. Os calçados de segurança são importantes e indispensáveis para todas as atividades.

 

calçados de segurança

 

Estes são alguns EPIs para Mecânico, responsáveis por proteger a rotina do profissional. Além de proporcionar um trabalho mais seguro, promove a saúde e qualidade de vida do trabalhador.

Gostou do artigo? Então, continue acompanhando os temas abordados no Blog Pensou Proteção. Aqui, a segurança do trabalhador é o foco do nosso trabalho.

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.