Blog   EPIs   01 de maio de 2019

EPIs obrigatórios para um Operador de Roçadeira

Tempo de Leitura: 4 minutos

operador de roçadeira

O operador de roçadeira é aquele profissional cuja principal atividade seja o corte de gramas e arbustos de maneira ágil e precisa.

Por ser uma atividade que envolve alguns riscos, o uso dos Equipamentos de Proteção Individual torna-se fundamental para sustentar a Segurança do Trabalhador.

No artigo de hoje iremos entender melhor os principais riscos da profissão do operador de roçadeira e também conhecer as principais diferenças entre os diferentes tipos de roçadeira.

Acompanhe!

O que faz um Operador de Roçadeira?

O Operador de Roçadeira geralmente é contratado por grandes ou médias empresas para fazer a redução de grama ou excesso de arbustos em locais onde demanda mais agilidade e precisão no aparo.

Por se tratar de uma ferramenta pesada e cheia de acessórios (nós veremos mais sobre ela logo abaixo), é necessário que o trabalhador faça algum tipo de curso ou treinamento para que consiga manuseá-la.

Hoje em dia existem diversos cursos, gratuitos ou pagos, que podem ser encontrados até mesmo na internet onde ensinam pelo menos a parte teórica do trabalho do operador de roçadeira.

No entanto, a prática é fundamental. É importante que o profissional receba um ligeiro acompanhamento para receber orientações sobre as técnicas de manuseio para garantir ao máximo a sua segurança.

Outro ponto importante que o operador de roçadeira deve ter conhecimento é sobre as legislações que regem essa atividade e as atribuições que ele terá no local de trabalho — que obviamente, variam com frequência.

A quais NR o operador de roçadeira deve ficar atento?

Para identificarmos quais Normas Regulamentadoras são importantes para a profissão do operador de roçadeira, é imprescindível olhar o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais pois é dele que virá a resposta.

Sendo assim, podemos observar a ligação do operador de roçadeira com as seguintes normas:

Como você pode ver, existem diversas regulamentações para assegurar a Segurança do Trabalhador desta área, e por isso o uso de EPIs é fundamental.

Quais são os EPIs para um operador de roçadeira?

Tratando-se de uma profissão que envolve riscos, como já mencionamos acima, o operador de roçadeira deve dispor de alguns equipamentos específicos para a proteção de cada parte do seu corpo durante o trabalho.

Vamos ver abaixo quais são os principais? Para proteger a saúde do operador de roçadeira, é imprescindível o uso correto dos seguintes equipamentos:

  • Calçado de Segurança que seja forte e resistente, para evitar que a roçadeira entre em contato diretamente com os pés do trabalhador, o que causaria um grave acidente;
  • Protetor Facial de tela ou de policarbonato para proporcionar proteção para todo o rosto do trabalhador, em razão da incidência de impactos de partículas volantes.
  • Luvas de Proteção para a proteção das mãos do trabalhador (e também absorver impactos e parte das vibrações excessivas);
  • Avental e/ou uniforme profissional adequado e resistente, que não seja muito quente para o trabalhador que atua ao ar livre;
  • Protetor auricular para para atenuar o ruído proveniente da roçadeira;
  • Boné/Capacete de roçador que protege o rosto, os olhos e, às vezes, os ouvidos em um só equipamento.

Confira as nossas excelentes opções de EPIs para operador de roçadeira.

Quais os tipos de roçadeira existentes no mercado?

A roçadeira é um instrumento ideal para eliminar excesso de gramas e arbustos em locais de difícil acesso, ou que exijam uma habilidade maior na hora do corte.

No entanto, não existe apenas um tipo de roçadeira e por isso é bom você ficar atento.

Existem 2 tipos de roçadeiras mais comuns que são: as roçadeiras elétricas e as que funcionam à base de gasolina. Ainda existem as roçadeiras que são acopladas em tratores, mas não iremos abordar este assunto neste artigo.

Vamos ver abaixo um pouquinho sobre cada uma delas:

Roçadeiras elétricas:

Este é um tipo de roçadeira que é considerada um pouco mais simples do que as outras para ser manuseada. No entanto, por ser um modelo mais compacto, acaba tendo um rendimento menor de trabalho.

Possuem uma potência inferior às roçadeiras à gasolina, mas às vezes são consideradas mais seguras. Outro ponto negativo é que para o seu funcionamento, é imprescindível que haja uma tomada no local e uma longa extensão, o que é sinônimo de risco de acidente.

Roçadeira à gasolina:

Este é o tipo de roçadeira mais comum. Quando você vê nas ruas aquele monte de operador de roçadeira da prefeitura podando canteiros, certamente é esta a máquina que estão utilizando.

Além de serem equipamentos ideais para o corte de grama e arbustos, também funcionam perfeitamente para o controle de pragas em grandes lavouras e agriculturas familiares.

Mais resistentes que as roçadeiras elétricas, um outro ponto positivo desta máquina é o fato de não precisar recorrer a uma fonte de energia próxima, como uma tomada. Isso traz muito mais agilidade para um trabalho de grande escala.

Onde trabalha o operador de roçadeira?

Independente do tipo de máquina que utilize, o operador de roçadeira tem um papel fundamental para um rápido e ágil controle de gramas, matos e arbustos excessivos.

Podendo ser contratado para trabalhar em ambientes familiares, como por exemplo, aparando o gramado do quintal, desde o controle de pragas em grandes lavouras ou canteiros de grandes cidades.

É certamente uma profissão fundamental e que exige muito cuidado para a prevenção de acidentes.

É sempre válido lembrar de que a obrigatoriedade de fornecer os equipamentos de proteção individuais é do empregador, mas o trabalhador tem a obrigação de utilizá-los com toda a responsabilidade.

A Segurança do Trabalho é um dever de todos, e em conjunto, teremos um país com mais saúde para todos os trabalhadores.

Continue a sua leitura com o artigo Capa de Chuva é considerada EPI?

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.