Otimizar o investimento em EPI pode fazer com que o empregador possa realocar os recursos da empresa para otimizar ainda mais a Segurança do Trabalho. Por este motivo, passa a ser atrativo para toda a companhia que utilize EPIs para a proteção das equipes.
Os Equipamentos de Proteção Individual são indispensáveis para a saúde e segurança física dos trabalhadores e, por isso, o preço do produto não deve ser fator decisivo no momento de compra. Porém, sabemos que pode fazer a diferença.
A verdade é que estes itens tão importantes geram uma movimentação extra no fluxo de caixa, pois muitas vezes ocorrem extravios, perdas, escassez, reposição de itens… Então é bom que você saiba uma maneira de fazer isso economicamente.
Afinal de contas, estamos em uma das piores crises econômicas do país, que se intensificou fortemente depois da pandemia do Coronavírus. Por este motivo, decidimos criar este artigo com dicas simples e funcionais neste momento!
Então se você tem interesse em saber como otimizar o investimento em EPI sem afetar a qualidade da Segurança do Trabalho na sua empresa, chegou ao lugar certo! Aqui você vai conferir uma lista de X dicas para realizar este trabalho com excelência.
1) Planejamento de Compras de EPI
Realizar um planejamento de compras dos EPIs é um fator que impacta diretamente nas finanças da empresa, mas nem todo gestor realiza esse processo, ao menos não da forma mais adequada. Recebemos diversas vezes aqui na loja empregadores que fazem as compras às pressas, deixando, assim, de aproveitar as oportunidades que aparecem.
Para fazer um bom planejamento você precisa primeiramente observar o fluxo de necessidade dos EPIs para cada setor da empresa. Em que partes do processo de trabalho os equipamentos se extraviam com mais frequência? Quais são as atividades que mais demandam o uso dos produtos?
Respondendo a este tipo de pergunta, dentre outras que você deverá elaborar tendo em vista o processo de trabalho da sua empresa, você terá em mãos tudo que precisa para definir os momentos de escassez e de abundância de EPIs durante o ano.
Dessa forma, tendo dados como estes em mãos, você poderá planejar que tais e tais meses você precisa adquirir EPIs X, e tais e tais meses, EPIs Y. Assim, você não será pego de surpresa quando um equipamento estiver em falta e você ter que ir comprar às pressas.
Além disso, a depender da Loja de EPIs que você optar fazer suas compras (falaremos sobre isso mais abaixo), você poderá realizar um agendamento dessas compras. Esse agendamento se dará a partir do planejamento que você terá criado.
Aqui na Prometal EPIs nós oferecemos este serviço. Caso queira tirar alguma dúvida, é só nos chamar no chat amarelinho aqui do canto da tela.
Desse jeito, você otimiza o investimento em EPI garantindo o melhor custo-benefício, além de evitar multas e processos judiciais pela falta de equipamentos na empresa.
2) Gestão de EPIs
Só será possível realizar um bom planejamento de EPIs se a Gestão dos Equipamentos for adequada! Porque será a equipe ou o profissional responsável pela gestão de EPIs que vai providenciar todos os dados necessários para a realização do planejamento.
E estamos falando das situações em que os equipamentos são mais utilizados, quando e onde são mais extraviados, entre outros. Se não houver uma gestão correta, o empregador nunca vai saber quando será preciso adquirir novos produtos, quais irão faltar em breve, com quem está qual equipamento, etc.
É através da Gestão de EPIs que você consegue ter certeza de que todos os trabalhadores estão bem equipados para desenvolver suas atividades em segurança. Também é dessa forma que o gestor sabe que estará preparado em caso de audiências fiscais.
Só nessas situações, você já estará economizando um dinheiro que muitas vezes é gasto porque acontece uma fiscalização inesperada e você percebe que tinha uma falha no sistema de EPIs que você nem sabia que existia.
Por este motivo, ter uma pessoa ou equipe designada exclusivamente para realizar a Gestão de EPIs é um ponto importante para a saúde financeira da empresa. Lembre-se que segundo a NR 6, é dever do empregador fornecer os equipamentos necessários e também registrar o seu fornecimento ao trabalhador.
3) Loja de EPI
A escolha de onde comprar os equipamentos é um dos pontos mais importantes para otimizar o investimento em EPI. Não somente pelos preços oferecidos pelo distribuidor, mas como uma lista de outras vantagens que ele pode ou não oferecer.
Muitas pessoas compram equipamentos de proteção em lojas de material de construção, por exemplo, o que não é o mais recomendado para quem deseja otimizar o investimento em EPI. Não que esses lugares sejam ruins, nada disso.
Porém não são especializados neste ramo e, portanto, não cabe a eles oferecer todas as vantagens que um agente especializado poderia oferecer. Até porque, eles dispõem de uma imensa variedade de produtos, não teria como dispor de todas as vantagens sobre todos.
Por este motivo, escolher uma Loja de EPIs especializada é a melhor opção para quem deseja economizar. Somente desta forma você terá acesso a uma gama maior de variedades de um mesmo produto, para que você possa escolher entre marcas, material em que é feito, e até mesmo preços, que costumam variar também.
Além de tudo isso, outra vantagem das lojas é que, muitas vezes, também disponibilizam uma equipe completa e especializada em Segurança do Trabalho. É o caso aqui da loja! Se você chegar com uma dúvida específica, terá uma opinião de um Técnico em Segurança do Trabalho, por exemplo.
4) Treinamentos Internos para otimizar o investimento em EPI
Investir em treinamentos internos também é uma excelente forma de reduzir os gastos com os equipamentos de proteção. Isso até pode parecer estranho, mas nós vamos explicar. Por não saber como utilizar os EPIs corretamente, muitas vezes os trabalhadores acabam diminuindo a vida útil do produto.
Isso ocorre porque cada equipamento possui suas recomendações de uso que devem ser seguidas de acordo com o que diz o fabricante. Além da usabilidade, recomendações de guarda e conservação também são dispostas pelo fabricante.
Se o trabalhador não seguir as recomendações, pode tanto colocar sua saúde e segurança física em risco, quanto acabar deteriorando o equipamento. Assim, a empresa arca com gastos de ambas as formas: com a penalidade, caso haja algum dano ao trabalhador, ou com a reposição do equipamento que se deteriorou antes do esperado.
Para evitar esse tipo de situação, investir em treinamentos internos com a equipe sobre o uso, guarda e conservação dos equipamentos pode ser uma ótima saída! Dessa forma, você consegue otimizar o investimento em EPI, já que estará desfrutando da vida útil do equipamento da melhor maneira.
Inclusive, essa também é uma determinação da NR6 que, em seu parágrafo 6.6.1, onde dispõe das obrigatoriedades do empregador, se encontra: “d) orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação.”
Ou seja, é mais do que uma obrigação, é um processo que só traz benefícios à empresa.
Para otimizar o investimento em EPI, conte com a Prometal EPIs!
Aqui na Prometal EPIs você consegue aproveitar de todas as vantagens de estar optando por um distribuidor de EPIs especializado. Nós oferecemos não só o melhor custo benefício do mercado, como também um estoque com mais de 4 mil itens a pronta entrega.
Conosco você pode agendar as suas compras anuais, mensais ou até semanais dos melhores equipamentos, das melhores marcas do mercado. Possuímos uma ampla variedade de parceiros que nos permitem oferecer condições exclusivas de pagamento.
Também dispomos de uma equipe especializada, pronta para oferecer a você as melhores soluções em Segurança do Trabalho para a sua empresa. Por isso, gostamos sempre de dizer que somos mais do que uma loja de EPIs.
Somos o seu parceiro na busca pela Segurança do Trabalho.
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