Blog   Segurança do Trabalho   19 de julho de 2023

Quais são os riscos no trabalho em espaço confinado?

Tempo de Leitura: 5 minutos
riscos no trabalho em espaço confinado

Entender quais são os riscos no trabalho em espaço confinado viabiliza que os responsáveis ofereçam equipamentos de proteção eficientes para resguardar os profissionais.

Assim, a empresa garante que todos os profissionais estejam devidamente preparados para que possam atuar em espaços confinados com segurança e eficiência.

Nós vamos te explicar com mais detalhes quais são os riscos no trabalho em espaço confinado e quais as normas regulamentadoras envolvidas na proteção dos profissionais que atuam nessas condições.

Dessa forma, você vai poder identificar como proteger a sua equipe da melhor maneira, oferecendo os EPIs e demais itens de proteção que sejam mais adequados.

Tenha uma boa leitura!

O que é Espaço Confinado?

Antes de mais nada, é importante entender o que é caracterizado como um espaço confinado, para que possa compreender a dinâmica que é bastante específica em relação ao tipo de ambiente de trabalho.

Um espaço confinado é todo aquele local que não foi projetado para a permanência prolongada de humanos. Em sua grande maioria, são ambientes com restrições relacionadas à mobilidade, ventilação e também à entrada e saída.

Todo espaço confinado tem algumas características específicas, como:

  • Ambiente com pouca concentração de gás oxigênio;
  • Pode ter alta concentração de gases tóxicos como sulfeto de hidrogênio, monóxido de carbono e metano;
  • Ventilação natural precária;
  • Escassa mobilidade, com poucas vias de escape.

Não necessariamente um ambiente confinado tem todas as características listadas. Entretanto, é comum que tais características estejam presentes na maior parte dos ambientes confinados. Alguns exemplos de espaços confinados são:

  • Reservatórios e silos;
  • Tubulações e instalações de saneamento em geral;
  • Tanques de combustível.

Tais ambientes reservam uma série de riscos para os profissionais que atuam diariamente em espaços confinados. Vamos ver que riscos são esses logo abaixo.

Riscos do Espaço Confinado

O espaço confinado por si só desencadeia alguns riscos para o colaborador, como:

  • Risco de incêndio ou explosão;
  • Infecção por agente biológico;
  • Soterramento;
  • Choque elétrico;
  • Queda;
  • Esmagamento;
  • Inundação;
  • Intoxicação;
  • Queimadura.

O cotidiano de trabalho em ambiente confinado pode afetar a saúde do colaborador, por isso, o uso de todos os equipamentos de proteção individual é recomendado.

Tendo como principal objetivo preservar a saúde do colaborador em todo o expediente, visando evitar que acidentes graves possam se tornar acidentes fatais.

Quando o ambiente é bem sinalizado, o local passa por averiguação para minimização dos riscos e todos os cuidados são tomados para que os profissionais estejam mais seguros em sua rotina de trabalho, o cotidiano se torna mais eficiente e seguro.

Assim, possibilita que a equipe não venha a sofrer acidentes e, caso isto ocorra, os equipamentos de proteção possam efetivamente cumprir o papel de evitar que o colaborador venha a sofrer danos muito significativos.

NR 33

A NR 33 é a norma regulamentadora capaz de estabelecer os parâmetros de identificação de um espaço confinado e quais as medidas de segurança a serem adotadas no ambiente laboral. Tendo como obrigações do empregador:

  • Disponibilizar todos os EPIs necessários em boas condições de uso;
  • Identificar e divulgar locais que são espaços confinados na empresa;
  • Reconhecer os riscos e atuar para minimizá-los;
  • Capacitar os colaboradores para que adotem as medidas de segurança cabíveis;
  • Garantir evacuação rápida e isolamento do local em caso de risco.

Portanto, a norma estabelece os critérios que precisam ser seguidos, para que o trabalho em espaço confinado tenha os riscos minimizados e a equipe possa atuar com a máxima eficiência e segurança.

Seguir a NR 33 evita que a empresa tenha problemas durante fiscalizações e garante que os colaboradores estejam em ambiente com riscos minimizados.

Atuando em conformidade com as regras estabelecidas para proteger o colaborador que se expõe diariamente aos riscos no trabalho em espaço confinado.

Em caso de acidente, os equipamentos usados para proteção atuam evitando que a situação seja grave.

A NR 33 também veda a entrada em ambiente confinado para trabalho sem que o colaborador tenha capacitação para tal. Justamente como uma medida de preservação da vida do colaborador e minimização de riscos de acidentes.

Quais são os EPIs necessários segundo a NR33?

Os profissionais que atuam em espaço confinado devem fazer uso de equipamentos de proteção individual, como:

1.  Cinto de segurança

O cinto de segurança deve ser usado durante todo o expediente, tanto para a entrada, quanto para que um possível resgate de um colaborador que sofreu acidente em espaço confinado seja facilitado. O equipamento também deve ser usado quando o colaborador atua em atividades que estão sendo executadas a mais de 2 metros de altura do piso.

2.  Capacete de segurança

Por causa do risco de soterramento ou quedas de objetos, é fundamental que o profissional que atua em espaço confinado faça uso de capacete de segurança. Tendo como principal objetivo evitar que itens caiam diretamente sobre sua cabeça em um eventual acidente, o capacete reduz o impacto, evitando danos para a saúde do colaborador.

3.  Luva de segurança

As luvas de segurança são utilizadas com o objetivo de evitar danos nas mãos do colaborador que pode se contaminar com agentes químicos presentes no ambiente de trabalho. Fazendo o uso adequado da luva, é possível garantir um cotidiano mais seguro, evitando danos como cortes e arranhões e contaminações causadas pelo manuseio de produtos usando as mãos sem proteção alguma.

4.  Respirador

Os ambientes confinados desencadeiam uma série de riscos para os profissionais que atuam no local. Sendo um grave risco adentrar tais ambientes sem o uso de máscaras respiradoras, por exemplo. Tendo em vista que são ambientes fechados, com pouca possibilidade de circulação de ar natural. O que desencadeia alta contaminação no espaço confinado. Portanto, é fundamental que o trabalhador esteja com respirador, para que possa evitar inalar alguma partícula que traga malefícios para sua saúde respiratória.

Encontre os equipamentos de proteção para espaço confinado na Prometal EPIs

A Prometal EPIs disponibiliza todos os equipamentos de proteção individual que sua equipe pode precisar para atuar em espaço confinado com maior segurança. Viabilizando, assim, que o ambiente seja menos nocivo para os humanos que precisam atuar nele. 

Ao proteger sua equipe com EPIs de qualidade, é possível minimizar os riscos das funções executadas. Bem como, evitar que acidentes se tornem graves e venham a ser fatais.

Os colaboradores também precisam ser bem treinados em relação ao uso dos EPIs, que sempre devem ser checados para que estejam em plenas condições de uso. Isso para que sejam eficientes em caso de acidente e possam realmente resguardar os colaboradores.

Todos os EPIs e EPCs exigidos pela NR 33 são idealizados para proteger a saúde e integridade dos trabalhadores durante todo o expediente. No entanto, além de fornecer EPIs em boas condições de uso, é necessário treinar e acompanhar se de fato os colaboradores estão atuando em conformidade com as normas.

Aproveite a variedade de opções que a Prometal EPIs oferece, para comprar de forma prática, e prezando pela qualidade, todos os EPIs que seus colaboradores podem necessitar.

Em caso de dúvidas durante as compras, nossa equipe é treinada para auxiliar e esclarecer suas dúvidas sobre os itens que deseja adquirir para sua equipe.

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.