Blog   Segurança do Trabalho   08 de janeiro de 2018

O que é DDS?

Tempo de Leitura: 6 minutos

Frequentemente falamos da importância da prática da segurança do trabalho. A conscientização dos colaboradores é fundamental para prevenir os acidentes no dia a dia. Por isso, o DDS é uma ferramenta que pode auxiliar você e a ajudar a sua empresa na prevenção. Além de proporcionar conhecimento e segurança para os trabalhadores.

Vamos falar sobre segurança do trabalho?

Se você acompanha o blog Pensou Proteção, sabe da importância do SESMT, CIPA e a da SIPAT nas empresas para fortalecer a segurança e conscientização dos trabalhadores. Porém, existem outras maneiras para conscientizar e prevenir os acidentes de trabalho.

É isso mesmo!

Estamos falando sobre o Diálogo Diário de Segurança – DDS. Ele é ideal para auxiliar na conscientização dos funcionários sobre o meio ambiente, saúde, segurança e qualidade de vida.

Leia até o final do post e tenha a certeza da importância do DDS!

A importância do DDS nas empresas

O DDS é uma ferramenta geralmente aplicada em um tempo curto, de 5 a 15 minutos, antes de iniciar a jornada de trabalho. O diálogo tem o objetivo para a discussão e instruções básicas sobre a segurança do trabalho, prevenção de acidentes, saúde, segurança e várias dicas para que o trabalhador exerça as suas atividades com proteção.

É fundamental para que todos possam discutir e dar a opinião sobre a melhor maneira de cada um evitar acidentes e proporcionar um ambiente de trabalho mais seguro.

Também é um momento para ouvir e escutar a opinião dos trabalhadores, debater assuntos que fazem parte da jornada de trabalho e ampliar a visão sobre a proteção no dia a dia.

Essa é uma prática muito simples mas que pode trazer grandes resultados para a sua empresa. Muitas vezes, os Acidentes de Trabalho ocorrem por simples falta de informação e/ou conhecimento. O mesmo ocorre com as doenças ocupacionais.

Desta forma, realizar treinamentos, reuniões, Diálogos Diários de Segurança, entre outras simples atitudes podem fazer a diferença. Isso porque nem sempre o trabalhador já utilizou determinado Equipamento de Proteção, por exemplo, e não sabe exatamente como utilizá-lo. 

Assim, acaba usando o EPI de forma errada ou até mesmo deixando-o de lado. E é nesses momentos que acontecem os acidentes ou podem contrair doenças que podem vir à tona anos depois.

Se tratando de Segurança do Trabalho, todo cuidado é pouco. Promover a saúde e segurança física dos trabalhadores de uma empresa é, sem dúvida alguma, uma das principais obrigações de toda e qualquer companhia.

Quem aplica o DDS?

esocial epi gestão

As reuniões podem ser aplicadas pelo empregador, SESMT, CIPA, supervisor, técnico em segurança do trabalho ou qualquer funcionário escolhido pela empresa. Para que a empresa crie uma rotina de DDS, é importante esclarecer para os funcionários o que é e para que a empresa vai utilizar esta ferramenta.

Conscientizar a importância da prática da segurança do trabalho e do conhecimento para garantir a prevenção dos acidentes de trabalho.

Conscientização da segurança do trabalho e o Diálogo Diário de Segurança

Sabemos o quanto o Diálogo Diário de Segurança, pode contribuir para diminuir as taxas de acidentes de trabalho. Hoje, o Brasil ocupa o 4º lugar no Ranking Mundial de Acidentes do Trabalho. Mesmo com todas as legislações que tentam proteger a saúde e integridade do trabalhador, ocupamos a quarta posição.

Somos o país onde a cada 48 segundos acontece um acidente de trabalho. 48 segundos! Veja quantos se passaram apenas enquanto você lê esse artigo.

Aqui, a cada 3h38 um trabalhador perde a vida pela falta de uma cultura de prevenção à saúde e à segurança do trabalho.

Confira o bate-papo com dois especialistas sobre a importância da segurança do trabalho!

Como realizar o DDS – Principais dicas

Para contribuir com a informação, conhecimento e a prática do diálogo de segurança, elaboramos algumas dicas para a realização de um bom DDS:

  • Estabelecer hora e local para que o diálogo diário da segurança ocorra frequentemente.
  • Não demorar na conversa, pois causa dispersão entre os funcionários. O diálogo deve ser executado em curto período de tempo, entre 5 a 15 minutos.
  • Os assuntos tratados devem ser objetivos, visto que o tempo para discutir todos os tópicos selecionados é de no máximo até 15 minutos, por isso, a objetividade com o assunto é essencial para o sucesso da utilização desta ferramenta no dia a dia das empresas.
  • Os exemplos devem ser o mais próximo a realidade dos colaboradores. Apresentar situações reais de acidentes de trabalho, maneiras de prevenir, proteger a saúde nas atividades realizadas nas empresas
  • Incentive a participação dos colaboradores nas lideranças durante cada DDS para que tragam assuntos, experiências e conhecimentos.
  • Faça DDS com pessoas especializadas no assunto. Traga Técnicos ou Engenheiros em Segurança do Trabalho para tratar de áreas específicas, dará mais credibilidade. Uma visão de especialistas de fora da empresa, poderá alertar aos funcionários novamente sobre os riscos de forma eficaz.
  • Crie um calendário das DDS com os encontros e assuntos que vão ser abordados a cada dia.
  • No final da DDS, deixe um espaço para dúvidas, sugestões e questionamentos.
  • Por fim, documente tudo que for abordado em cada DDS, registrando hora, local, número de participantes, assunto, duração, pois irá proporcionar uma melhor organização. O registro irá auxiliar no gerenciamento DDS para observar os temas já abordados e identificar novos temas. Assim como, ter o controle da participação dos colaboradores.

DDS é obrigatório?

a importância do DDS nas empresas

Não podemos dizer que o DDS é obrigatório, já que não há nenhuma lei ou regulamentação que o mencione especificamente. No entanto, seu cumprimento é fundamental para uma Segurança do Trabalho mais assertiva em todo tipo de ambiente de risco.

Isso porque através dele é possível ter certeza de que todos os trabalhadores estarão cientes dos riscos de um ambiente ou de uma atividade específica. Assim, poderão tomar todas as medidas das quais são responsáveis para preservarem sua segurança e integridade física. 

Mesmo não sendo obrigatório, existem alguns trechos de regulamentações que fazem alusão a esta troca de informações. Vamos ver abaixo quais são.

  • NR 1: No item 1.7 c) consta que cabe ao empregador informar aos trabalhadores sobre os riscos que possam originar-se nos locais de trabalho e o os meios para prevenir e limitar tais riscos, além das medidas adotadas pela empresa para a proteção dos trabalhadores.
  • NR 9: A NR 9 também menciona a obrigatoriedade da troca de informações. No item 9.5.2 vemos que a empresa deverá informar os trabalhadores de maneira apropriada e suficiente sobre os riscos ambientais que possam originar-se nos locais de trabalho e sobre os meios disponíveis para prevenir ou limitar tais riscos e para proteger-se dos mesmos.
  • NR 6: No item 6.6.1 da NR 6 também consta que o empregador deverá orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação dos EPIs utilizados.
  • Portaria N.º 3.275: Atribuições do Técnico de Segurança do Trabalho – essa portaria nos dá a entender que o responsável por fazer o DDS poderá ser um TST, já que ela diz que um de seus deveres é informar o trabalhador sobre os riscos da sua atividade, bem como as medidas de eliminação e atenuação. 

Precisamos praticar a segurança do trabalho!

Como você viu, praticar o Diálogo Diário de Segurança é fundamental por muitos motivos. Seja pela segurança do trabalhador ou por cumprir as legislações que vimos acima, sabemos que essa atividade poderá trazer um diferencial positivo para a sua empresa.

Primeiro porque empresa que investe em Segurança do Trabalho é sempre mais bem vista no mercado. Segundo porque trabalho seguro é sinônimo de produtividade, já que os trabalhadores poderão desenvolver suas atividades com foco total e sem preocupações.

A verdade é que não há nada mais confortável do que saber que está fazendo o possível para preservar a vida daqueles que se doam diariamente para o seu negócio. Por isso, todo investimento em segurança e proteção é bem-vindo.

Ainda mais se tratando do DDS, que muitas vezes não precisa custar um real, basta uma reunião rápida no início do dia ou de cada atividade. 

Existem diversas maneiras para garantirmos a segurança do trabalho nas empresas. Porém, utilizar todas elas irá proporcionar muitos benefícios tanto para o empregado quanto para o empregador.

Preservar a saúde dos funcionários, assim como conscientizar sobre prática das normas de segurança e a utilização dos EPIs é essencial para minimizar os riscos no dia a dia. Mais qualidade de vida para o trabalhador, menos acidente de trabalho!

Continue a sua leitura com o artigo “Por que investir em segurança do trabalho?“.

Até a próxima!

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.