NBR (ou ABNT NBR) é uma sigla utilizada para representar as Normas Técnicas da ABNT. Significa um conjunto de recomendações técnicas que determinam as boas práticas sobre tudo que é relacionado a documentações, processos, procedimentos trabalhistas, enfim.
Dessa forma, cada NBR é determinada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas. Esta é uma entidade sem fins lucrativos e representante oficial do ISO (Organização Internacional de Padronização).
Por este motivo, é através das NBRs que a ABNT promove o desenvolvimento dos processos trabalhistas e tecnológicos do país. Fazendo com que a padronização dos processos seja a facilitadora para o melhor entendimento de todos sobre todas as regras para documentos e afins.
Para que servem as NBR?
Assim como as Normas Regulamentadoras, as NBR possuem o objetivo principal de organizar e definir um padrão para documentos, processos civis e procedimentos. Isso tudo para facilitar a compreensão e ter a certeza de que todos possam ter o mesmo nível de entendimento referente às normas técnicas.
Como exemplo, podemos citar os padrões de formatação existentes nos principais documentos; as etapas obrigatórias de realização de um processo; os símbolos, termos técnicos, representações e classificações determinadas que precisam ser seguidas…
Veja a definição da própria ABNT quanto a utilidade das NBR:
“…estabelecer procedimentos, padronizar formas, dimensões, tipos, usos, fixar classificações ou terminologias e glossários, símbolos, marcação ou etiquetagem, embalagem, definir a maneira de medir ou determinar as características, como os métodos de ensaio.”
Uma das NBRs mais conhecidas é a NBR 6023, responsável por definir as formatações para trabalhos acadêmicos. Essa norma é utilizada principalmente para a elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), monografias, dissertações, etc.
Para trazermos um exemplo de uma NBR importante para a Segurança do Trabalho, podemos citar a NBR 5410. Essa norma faz referência ao trabalho com instalações elétricas e deve ser seguida para que os trabalhadores atuem em segurança.
Quais são os tipos de NBR?
Existem diversos tipos de NBR. Seja para a organização de documentos, como dissertações, processos e afins; quanto para a organização de atividades, gestões, etc.
É importante saber que elas não se referem somente a elaboração de documentos, como também de processos e afins. Existem atualmente 8.131 Normas Técnicas (número de dezembro de 2018) no Brasil.
Dessas, 5.582 são normas técnicas brasileiras; 1.872 são normas técnicas internacionais criadas em conjunto com a Organização Internacional de Padronização (ISO); 314 são normas técnicas internacionais co criadas com a IEC (International Electrotechnical Commission) e 363 são normas técnicas de abrangência nos países do Mercosul.
Todas essas NBR se dividem em áreas como:
- Padronização de documentações e procedimentos operacionais;
- Gestão ambiental;
- Segurança do Trabalho;
- Estratégias de medição;
- Construção civil e engenharias;
- Armazenamento de dados;
- Organização de arquivos importantes;
- Normas de segurança para a área da saúde;
- Entre muitos outros.
NBR é obrigatória?
Não. As NBR não são normas técnicas obrigatórias, mas mesmo assim são de suma importância para obter a segurança de que os processos estão sendo feitos corretamente. Além disso, em algumas situações específicas elas passam, sim, a ser exigidas.
Isso porque o cumprimento das Normas Regulamentadoras, por exemplo, é obrigatório. Quando ocorrer de uma NR exigir que uma NBR específica seja seguida, então essa passa a ser obrigatória também.
Por este motivo, é de suma importância que você fique atento não só às NBRs, como também às NRs. Inclusive, você sabia que elas são bem diferentes entre si, mas igualmente importantes para a Segurança do Trabalho?
Diferença entre NR e NBR
A principal diferença entre uma NR e uma NBR é sua obrigatoriedade. As NRs são obrigatórias, regidas pela CLT. Já as NBRs não são exigidas por lei, a não ser que exista alguma regulamentação que obrigue isso.
Outra diferença fundamental é o gestor das normas. Enquanto as Normas Regulamentadoras são geridas pelo Governo Federal, as NBRs são organizadas e possuem responsabilidade da ABNT.
Os assuntos principais tratados por cada uma delas também se diferenciam entre si. A NR trata sobre as regras de Segurança e Medicina do Trabalho, enquanto a NBR faz referência à padronização de documentos, produtos, serviços e processos.
Por último, podemos citar outra grande diferença: os autores das Normas. As normas técnicas brasileiras (NBR) foram escritas por uma comissão composta por especialistas no assunto. Já as Normas Regulamentadoras foram escritas pela comissão Tripartite (empregados, representantes e o Governo Federal).
Por que devemos seguir as NRs e NBRs?
Imagine a quantidade de multas, acidentes e processos trabalhistas que existem hoje em dia. Agora imagine se não existisse nenhuma Norma Técnica a ser seguida! Tanto as NBR quanto as NR servem como orientação para realizar processos da melhor maneira possível.
Devem ser seguidas para evitar a ocorrência de falhas, problemas e conflitos durante os processos operacionais. Além disso, promovem a organização, a segurança e a fácil compreensão de todos sobre o que deve ser feito em cada ocasião.
Seguir uma NBR é fundamental para indicar a padronização de qualidade que irá melhorar o processo de produção da sua empresa. Além disso, irá atenuar as falhas, aumentar a satisfação do cliente final e a competitividade com outras marcas do mercado.
Quanto às Normas Regulamentadoras, além de serem obrigatórias colocando você sob risco judicial em caso de descumprimento, são essenciais para a segurança dos trabalhadores. Segui-las corretamente diminuirá a incidência de acidentes, doenças ocupacionais, além de outras fatalidades.
A verdade é que o hábito de seguir as normas técnicas coloca a sua empresa em um patamar de responsabilidade. Seja com o governo, com o cliente final, com os seus funcionários ou com o seu próprio futuro.
Por isso, fique sempre atento a todas as NBR para ter certeza de que a sua empresa está no caminho certo. Se ficar com alguma dúvida, saiba que pode contar sempre com a equipe da Prometal EPIs.
Continue a sua leitura com Iluminação de Emergência: saiba mais sobre ela
Você também poderá gostar de: