Blog   Segurança do Trabalho   03 de maio de 2023

Temas de Segurança do Trabalho para ajudar no DDS

Tempo de Leitura: 6 minutos
Temas de Segurança do Trabalho

Muitas vezes falamos sobre a importância das práticas de segurança do trabalho. A conscientização dos funcionários é essencial para evitar acidentes no dia a dia. Por isso, o DDS é uma ferramenta que pode ajudar (e muito) você e sua empresa nesse sentido, através de diversos Temas de Segurança do Trabalho.

Se você acompanha o blog Pensou Proteção, saberá a importância de todos os programas de gerenciamento de riscos, documentos e treinamentos para aumentar a segurança e a conscientização do trabalhador quanto à sua proteção nas empresas. 

No entanto, existem outras formas de conscientizar e prevenir acidentes de trabalho, como o Diálogo Diário de Segurança – o DDS. O DDS é essencial para ajudar os funcionários a se conscientizar sobre meio ambiente, saúde, segurança e qualidade de vida.

Além disso, pode ser a gota que faltava para que uma simples informação se torne a prevenção de um acidente grave. Por isso, no artigo de hoje, traremos 5 temas de Segurança do Trabalho para ajudar o seu DDS. Confira!

O que é o DDS?

O DDS é uma ferramenta que geralmente é aplicada de 5 a 15 minutos antes do início da jornada de trabalho. Como o próprio nome já diz, trata-se de uma diálogo diário, que visa discutir e fornecer explicações básicas sobre segurança do trabalho aos trabalhadores.

Assuntos como prevenção de acidentes, saúde, segurança e diversas técnicas para a proteção do trabalhador são discutidas, como por exemplo, como fazer a utilização de EPIs. Durante esta rápida conversa todos devem discutir e opinar sobre a melhor forma de evitar acidentes e proporcionar um ambiente de trabalho mais seguro.

Também é hora de ouvir a opinião dos trabalhadores e discutir sobre as questões da jornada de trabalho. É uma prática muito simples, mas que pode render enormes resultados para sua empresa. 

Muitas vezes, os acidentes de trabalho ocorrem por falta de informação e/ou conhecimento. O mesmo acontece com as doenças profissionais. Dessa forma, realizar treinamentos, reuniões, DDS e outras atitudes simples podem causar verdadeiro impacto. 

Isso porque, nem sempre os trabalhadores utilizam determinados equipamentos de proteção, por exemplo, ou não sabem como utilizá-los. Então acabam usando o EPI de forma incorreta ou até mesmo deixando de lado. São nesses momentos que ocorrem os acidentes, ou podem ser infectados por doenças que podem surgir anos depois.

Quando o assunto é segurança do trabalho, toda a atenção é mínima. Sem dúvida, promover a saúde e a segurança pessoal dos colaboradores da empresa é uma das principais obrigações de qualquer empresa e, por isso, os DDS são tão importantes.

5 temas DDS de segurança do trabalho

Vamos ver abaixo 5 sugestões de temas sobre segurança do trabalho para você usar no DDS da sua empresa. 

  1. Trabalho em Altura
  2. Espaço Confinado
  3. Importância dos EPIs
  4. Cuidados com os EPIs
  5. EPCs

1) Trabalho em Altura 

O Trabalho em Altura é uma das atividades que mais causam acidentes de trabalho no Brasil, e por isso esse já demonstra ser um ótimo assunto para DDS. Portanto, reunimos aqui as principais informações para que você possa explorar e abordar na sua rotina.

Toda atividade profissional desenvolvida acima de 2 metros de altura do piso inferior, e que haja risco de queda, é considerada Trabalho em Altura. Sendo assim, o empregador desta atividade deverá obrigatoriamente seguir a NR 35.

Caso contrário, além de colocar os trabalhadores em risco evidente, as empresas também estarão expostas a riscos legais, uma vez que podem enfrentar multas e ações judiciais por descumprimento de suas obrigações. Em caso de acidente de trabalho, o problema se agrava.

Portanto, promover a segurança do trabalho em altura é crucial. Para tanto, a NR 35 descreve claramente uma série de decisões a serem seguidas. Portanto, saber o que a NR está dizendo é fundamental para quem está dentro da empresa responsável por esse departamento, e pode inspirar você a desenvolver um DDS bem completo e dinâmico.

2) Espaço Confinado

Os Espaços Confinados são um grande desafio para empregadores, trabalhadores e técnicos em segurança do trabalho. Isso porque oferecem muitos riscos à segurança e saúde, já que não são projetados para a permanência humana. 

Aqui se encaixam os silos, tubulações, túneis, vasos de pressão, tubos de combustíveis, e muito mais. Locais que não possuem nem a ventilação, nem meios de entrada e saída adequados, transformando o ambiente em local extremamente perigoso.

Nesse sentido, você deve observar a NR 33, norma regulamentadora responsável pela segurança do trabalho em espaços confinados. Nela são descritas todas as informações necessárias que você poderá utilizar em seu DDS. Trazer a importância dos EPIs adequados para essa situação também será de grande valia.

3) Importância dos EPIs

Realizar um DDS sobre a importância dos EPIs é algo que precisa ser realizado periodicamente dentro da empresa, tendo em vista a importância e a necessidade dessa conscientização. Aqui, você pode trazer as responsabilidades do trabalhador com o equipamento, como também alguns dados sobre acidentes de trabalho no Brasil.

Tenha como base a NR 6 – norma regulamentadora responsável por determinar tudo que rege os Equipamentos de Proteção. Nela, estão descritas todas as responsabilidades do empregador e também do trabalhador, para que você possa criar conteúdos interessantes.

Realizar treinamentos sobre a prática dos EPIs também é fundamental. Até porque, muitas vezes são negligenciados por falta de informação, ou por considerar o equipamento desconfortável, quando na verdade o trabalhador está apenas fazendo mau uso.

4) Cuidados com os EPIs

Você deve saber que o cuidado com o EPI é fundamental para a durabilidade do produto. Isso implica diretamente na proteção oferecida pelo equipamento aos trabalhadores e na economia para os bolsos da sua empresa. 

Portanto, todos devem entender as práticas recomendadas para armazenar adequadamente os equipamentos. Lembre-se de sempre seguir as instruções do fabricante, pois essas práticas podem mudar de EPI para EPI.

Além disso, a higiene é importante! Alguns equipamentos precisam ser higienizados todos os dias, e alguns nem podem ser higienizados. Saber limpar quando necessário é outro ponto importante que afeta diretamente a durabilidade do produto. 

Por isso, procure manter todos informados sobre as recomendações do fabricante para cada tipo de equipamento de proteção. Um DDS sobre este tema também pode ser bem interessante para o início da jornada de trabalho.

5) EPCs 

Tal como acontece com os EPI, o uso de equipamentos de proteção coletiva (EPC) também deve ser enfatizado regularmente. Isso porque, a falta desse item não causará apenas prejuízos aos funcionários, mas também aos colegas!

Equipamentos de proteção coletiva (EPC), como o próprio nome já diz, são todos os equipamentos que servem à proteção coletiva dos trabalhadores. Esses dispositivos são usados ​​principalmente para melhorar a segurança do trabalho em ambientes que apresentam riscos à saúde e à segurança pessoal dos trabalhadores.

Além de prevenir acidentes e possíveis doenças ocupacionais, os equipamentos de proteção coletiva ajudam a atenuar todos os riscos existentes no local. Outra função de alguns modelos EPC é sinalizar perigos ou delimitar áreas para reduzir a incidência de problemas trabalhistas.

Como você pode ver, este é mais um tema relevante para você abordar nos seus Diálogos Diários de Segurança – DDS. Se deseja mais dicas, fique de olho em nosso blog.

12 sugestões de temas DDS para você aplicar

Vamos deixar todas as sugestões de temas DDS para você incluir nos Diálogos Diários de Segurança (DDS).

  1. Trabalho em Altura
  2. Espaço Confinado
  3. Importância dos EPIs
  4. Cuidados com os EPIs
  5. EPCs
  6. Trabalho em equipe
  7. Prevenção de doenças ocupacionais
  8. A importância da segurança do trabalho
  9. Primeiros socorros e situações de emergências
  10. Análise Preliminar de Risco (APR) – apresentar as ações de proteção para os colaboradores
  11. A importância da saúde mental
  12. Proteção das mãos

Qual é a importância de planejar os temas DDS?

Sabemos o quanto os Diálogos Diários de Segurança (DDS) podem contribuir para reduzir os índices de acidentes de trabalho. Hoje, o Brasil ocupa o quarto lugar no ranking mundial de acidentes ocupacionais. 

Mesmo com toda a legislação tentando proteger a saúde e a integridade dos trabalhadores, ainda ocupamos este lugar tão preocupante do ranking. Somos um país onde há um acidente de trabalho a cada 48 segundos – imagine quantos aconteceram enquanto você lia este artigo. 

Sem contar no número de mortes. Aqui, um trabalhador morre a cada 3 horas e 38 horas devido à falta de uma cultura de saúde e segurança no trabalho. Por isso, não nos cansamos de repetir: a informação é primordial para mudarmos esse índice.

E abordando os temas de segurança do trabalho para ajudar na DDS que trouxemos aqui, com certeza você estará colaborando e muito.

Lá no canal Pensou Proteção, o canal oficial da Prometal EPIs no youtube, tem vídeo com 5 dicas para DDS. Veja mais aqui:

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.