Blog   Segurança do Trabalho   27 de junho de 2019

Técnico de Segurança do Trabalho ou Tecnólogo de Segurança do Trabalho?

Tempo de Leitura: 6 minutos

Técnico de Segurança do Trabalho Tecnólogo de Segurança do Trabalho

Ambas as profissões, tanto o Técnico de Segurança do Trabalho como o Tecnólogo de Segurança do Trabalho, contribuem para diminuir os acidentes ocupacionais no Brasil. Claro que, cada uma delas, com suas diferenças e limitações. 

Se essa é a área que você pretende seguir, deve se sentir orgulhoso desde já. Através da Segurança do Trabalho, você, em conjunto de outros profissionais, estarão lidando diretamente com algo muito valioso: a vida dos trabalhadores. 

No entanto, percebemos que ainda existem muitas dúvidas quanto a que caminho seguir. Fazer o curso Técnico ou Tecnólogo em Segurança do Trabalho? Se este é o seu caso, o artigo de hoje veio em boa hora. 

Iremos explicar a você as principais vantagens e desvantagens das duas profissões, além de dicas importantes para prosperar nesta área. Você está preparado? Então tenha uma boa leitura! 

Sobre a Segurança do Trabalho

Segurança do Trabalho é um conjunto de normas e legislações que buscam assegurar a saúde e a segurança física do trabalhador. Essas normas podem ser médicas, educacionais, administrativas, técnicas e comportamentais.

Têm como principal objetivo promover a qualidade de vida dos colaboradores enquanto estão em atividade. Para que isso ocorra, algumas medidas específicas são tomadas, como: 

  • treinamentos em equipe; 
  • reuniões, capacitações e diálogos diários de segurança;
  • utilização de equipamentos de segurança coletivos e individuais;
  • criação de programas como o PCMSO, SIPAT, etc

Atualmente, este assunto é regulamentado por mais de um ato normativo. No entanto, os principais argumentos estão previstos nas NRs (Normas Regulamentadoras), na CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) e na OIT (Organização Internacional do Trabalho).

Técnico em Segurança do Trabalho ou Tecnólogo em Segurança do Trabalho?

Como dissemos, essas duas profissões são importantes e ajudam para diminuir os índices de Acidentes de Trabalho no Brasil. No entanto, cada uma delas possui suas limitações, então é bom você ter certeza do que está escolhendo para a sua vida. 

Como você já deve imaginar, para ser um Técnico em Segurança do Trabalho, você precisa fazer um Curso Técnico. Assim sendo, para ser um Tecnólogo da Segurança do Trabalho, você precisa fazer um Curso Tecnólogo. 

Quais as diferenças entre estes dois cursos? Vamos ver logo abaixo. 

Curso Técnico x Tecnólogo:

A principal diferença que você deve ter em mente é que o Curso Técnico possui uma escolaridade de nível médio, ou seja, não há diploma de curso superior. Ao contrário do Tecnólogo, que possui escolaridade de ensino superior! 

Se você fizer o Tecnólogo, poderá continuar seus estudos fazendo um mestrado, doutorado, MBA, PHD, etc. Poderá trabalhar na área da educação como professor, palestrante, entre outras possibilidades.

Agora, entendemos que você possa estar se perguntando: se eu concluir o curso de Tecnólogo em Segurança do Trabalho poderei conseguir um emprego como Técnico em Segurança do Trabalho?

A resposta, infelizmente, é não. 

Para que você consiga um emprego como um Técnico da Segurança do Trabalho, é preciso que você tenha finalizado literalmente um curso técnico. Isso se dá porque, entre as duas, apenas essa profissão é de contratação obrigatória pelas empresas. 

Então se a sua ideia é ser Técnico em Segurança do Trabalho, não esqueça: faça primeiro o curso técnico! Depois, se quiser, pode fazer o tecnólogo para se aperfeiçoar e ampliar suas oportunidades de carreira.

O Mercado de Trabalho

De acordo com a NR 4 (a Norma Regulamentadora sobre o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho), é obrigação da empresa constituir a equipe de SESMT, de acordo com o dimensionamento feito.

Caso não se enquadre para tal, a empresa não precisará contratar um Técnico de Segurança do Trabalho. Do contrário, deverá constituir uma equipe que conta com, no mínimo, um:

  • Médico do Trabalho;
  • Engenheiro de Segurança do Trabalho;
  • Enfermeiro do Trabalho;
  • Técnico em Segurança do Trabalho;
  • Auxiliar de Enfermagem do Trabalho.

Como mencionamos anteriormente, seguir as Normas Regulamentadoras à risca faz parte da Segurança do Trabalho de uma empresa. Assim sendo, as empresas que se enquadrarem devem seguir, também, a NR 4.

Dessa forma, a contratação de um Técnico em Segurança do Trabalho torna-se uma atividade obrigatória para muitas empresas. Diferentemente da contratação de um Tecnólogo da Segurança do Trabalho, que é opcional.

Apesar do tecnólogo já ser uma profissão que possui o CBO (Código Brasileiro de Ocupações) aprovado pelo MTE (Ministério do Trabalho em Emprego), ela ainda não se encaixa na NR 4. 

No entanto, não é por isso que as empresas não irão contratá-lo. Cada uma das profissões possui suas oportunidades: enquanto o técnico poderá compor o SESMT (e etc), o tecnólogo poderá atuar como gestor, analista, palestrante, supervisor, coordenador…

É claro que isso são apenas exemplos. As atribuições de um Técnico ou Tecnólogo em Segurança do Trabalho são muitas. Todas de igual importância para a prevenção de Acidentes Ocupacionais. Vamos ver abaixo as principais de cada um deles?

Principais Atribuições de um Tecnólogo de Segurança do Trabalho

Os Tecnólogos não poderão atuar como Técnicos de Segurança do Trabalho. No entanto, por serem profissionais de nível superior, geralmente são responsáveis por atividades como as inspeções de segurança, por exemplo.

Inspecionar se os equipamentos estão adequados ao uso, se o ambiente está colaborando para a segurança, se todos estão seguindo as Normas Regulamentadoras… Tudo isso é de suma importância e pode ser de responsabilidade do Tecnólogo de Segurança do Trabalho.

Além disso, esse profissional também pode ser encarregado de: 

  • Ajudar a identificar os potenciais fatores de risco;
  • Gerenciar e inspecionar os sistemas de segurança;
  • Coordenar e treinar equipes;
  • Propor mudanças preventivas de segurança;
  • Acompanhar as auditorias e fiscalizações;.
  • Desenvolver pesquisas e elaborar palestras educacionais.

Apesar de não ser uma profissão obrigatória para as empresas, é, sim, fundamental para o bom desenvolvimento da Segurança do Trabalho. O profissional deve procurar desenvolver um perfil de observação e produtividade, sempre em prol do trabalho mais seguro. 

Principais Atribuições de um Técnico de Segurança do Trabalho

A profissão do Técnico de Segurança do Trabalho é regulamentada pela Portaria nº 3.275 de 21 de setembro de 1989. Essa portaria, desenvolvida pela Ministra de Estado do Trabalho, estabelece as 18 principais atribuições da profissão: 

De acordo com a Portaria nº 3.275 de 21 de setembro de 1989, resolvida pela Ministra de Estado do Trabalho, existem 18 principais atribuições do Técnico de Segurança do Trabalho. 

São elas:

  1. Informar e propor soluções ao empregador sobre os riscos existentes
  2. Também deixar os funcionários cientes dos riscos e das medidas que serão tomadas para solucionar.
  3. Analisar os métodos do trabalho e identificar os riscos de doenças ocupacionais, acidentes de trabalho ou agentes ambientais agressivos e propor medidas de eliminação ou controle.
  4. Executar procedimentos de segurança e higiene, acompanhar os resultados e adequar estratégias prevencionistas.
  5. Também realizar programas de prevenção a possíveis riscos, acompanhar os resultados e sugerir atualizações nestes procedimentos.
  6. Promover eventos de discussão didáticos para evitar os possíveis acidentes e doenças ocupacionais.
  7. Organizar períodos de reforma ou construções com procedimentos padrão de segurança e higiene.
  8. Encaminhar para todos os setores as análises, normas e demais dados para o autodesenvolvimento dos trabalhadores.
  9. Solicitar e inspecionar equipamentos de proteção contra incêndio e demais recursos indispensáveis e didáticos. Levar em consideração os requisitos da legislação vigente e o seu desempenho.
  10. Estimular e cooperar com atividades de preservação ao meio ambiente, como a destinação de resíduos.
  11. Orientar empresas contratadas sobre os procedimentos de segurança
  12. Usar de métodos científicos para executar as atividades relacionadas a segurança e higiene do trabalho.
  13. Fazer um levantamento estatístico sobre os casos de acidentes ou doenças ocupacionais, avaliando a periodicidade desses eventos, propondo ajustes para estimular a prevenção.
  14. Relacionar-se com os Recursos Humanos, fornecendo análises precisas para que sejam adotadas medidas de prevenção em nível de pessoal.
  15. Informar a todos sobre as atividades insalubres, perigosas e penosas bem como seus riscos e as medidas e alternativas para neutralizar ou eliminá-las.
  16. Avaliar as condições ambientais de trabalho e emitir parecer técnico para o planejamento do trabalho de forma segura para o trabalhador.
  17. Relacionar-se com órgãos e entidades ligados à prevenção de acidentes ou doenças e do trabalho.
  18. Participar de eventos de atualização e aperfeiçoamento profissional.

Além disso,

O Técnico em Segurança do Trabalho poderá compor o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT).

Conclusão

Ficou claro para você as principais diferenças entre essas duas importantes profissões? Se formos resumir de maneira prática, podemos elencar as vantagens e desvantagens da seguinte forma:

Principais vantagens do Técnico de Segurança do Trabalho: 

  • Pode compor o SESMT;
  • É de contratação obrigatória (o que gera mais emprego).

Principal desvantagem:

  • Não possui diploma de nível superior, o que impede de continuar sua graduação.

Principais vantagens do Tecnólogo de Segurança do Trabalho:

  • Possui diploma de nível superior;
  • Pode fazer pós graduação, mestrado e doutorado.

Principal desvantagem:

  • Mercado de trabalho um pouco mais restrito por não ser uma profissão obrigatória pelas NRs. 

E aí, qual profissão você escolhe pra você? 

Dica Extra: Alguns profissionais optam por fazer primeiro o curso técnico, já que aparentemente existem mais empregos nessa área. Depois disso, fazem o Tecnólogo para se especializarem ainda mais, alcançando posições ainda mais elevadas no mercado de trabalho. 

A verdade é que conhecimento nunca é demais e, se um profissional for bem qualificado, ele terá ainda mais chances de prosperar na carreira. 🙂 

Esperamos que você tenha gostado da leitura! 

Continue conosco com o artigo: Por que investir em Segurança do Trabalho?

Registre-se
Notify of
guest
2 Comentários
Novos
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.