Blog   Segurança do Trabalho   19 de julho de 2019

Sistema de EPI para facilitar a sua Gestão

Tempo de Leitura: 4 minutos

Sistema de EPI

Se você chegou até este artigo é porque sabe da importância dos Equipamentos de Proteção Individual. Mas e o Sistema de EPI, você já ouviu falar?

De acordo com a NR 6, os EPIs podem ser determinados como: “todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e saúde no trabalho.”  

Além disso, para ser considerado Equipamento de Proteção Individual, o produto também deve conter obrigatoriamente o Certificado de Aprovação

O dever de fornecer todo o equipamento de proteção é do empregador. No entanto, sabemos que todas as partes devem cooperar para a segurança de todos. 

Contar com ferramentas que possam otimizar a gestão de EPIs é um compromisso do empregador com a segurança dos seus funcionários. É agir em prol da diminuição do risco de acidentes. 

Facilidades do Sistema de EPI

A cada ano que passa, mais e mais empresas estão contando com a tecnologia para facilitar processos internos. O objetivo é unânime: evitar erros e economizar tempo/dinheiro. 

No ramo da Segurança do Trabalho, não seria diferente. Você já deve ter ouvido casos de processos trabalhistas que poderiam ter sido evitados se o controle de EPIs fosse mais efetivo. 

Hoje em dia esse processo é feito através das planilhas de EPIs. Porém, essa definitivamente deixou de ser a melhor opção para o controle de perdas, prazos e troca dos equipamentos.

Contando com um Sistema de EPIs, você poderá ter o registro de todo o seu estoque online. De onde poderá extrair relatórios e históricos, tanto dos equipamentos quanto dos trabalhadores.

Dessa forma, você terá a possibilidade de analisar a eficiência dos EPIs em que trabalha, quais itens estão prestes a vencer, quais você precisa repor, enfim. São inúmeras as possibilidades.

O Sistema de EPIs veio para integrar todas as operações da sua gestão. Consequentemente, reduz os custos e potencializa os resultados de uma boa gestão. 

É como ter, em um só lugar, a Ficha de EPIs, com todo o controle da entrega dos seus equipamentos, mais a Planilha de EPIs, referente ao controle de estoque. Tudo de maneira praticamente automatizada.  

Mas e as Planilha de EPIs?

Para fazermos este comparativo, vamos entender melhor sobre as Planilhas de Controle de  EPIs. Se você faz ou já fez parte da gestão de EPIs de alguma empresa, já deve ter conhecimento sobre este documento. 

A Planilha de Controle de EPIs é geralmente utilizada para controle de estoque. É um documento que você pode baixar gratuitamente da internet e deve preenchê-lo sem alterar as fórmulas (quando já vêm instaladas às células).

Após o preenchimento, você terá o valor total em estoque do mês anterior para o mês atual; valor gasto em compras; valor de consumo com saídas de EPIs; além do valor projetado de compras futuras.

Nós já fizemos um infográfico com um tutorial de como preencher a Planilha de EPI.

A Planilha é muito eficiente, mas nem de longe tem a mesma segurança e agilidade que o Sistema de EPIs hoje oferece.

Por se tratar de um software, geralmente você ainda pode contar com serviço de suporte em caso de algum problema ou dúvida. 

O Sistema de EPI é uma ferramenta intuitiva. Através de uma tecnologia inovadora, traz otimização e agilidade para o seu processo de gestão dos equipamentos de proteção. 

Vamos ver quais benefícios a plataforma pode trazer para a sua empresa?

Benefícios do Sistema de EPI para a sua empresa

Através do Sistema de EPIs, a sua empresa poderá aproveitar inúmeros benefícios exclusivos que só um sistema de qualidade proporciona. 

Fazendo uma gestão ágil e eficiente, você economiza não só tempo, como dinheiro também. Isso porque você poderá controlar melhor as entregas de EPIs e terá absolutamente tudo registrado digitalmente.

Dessa forma, você terá maiores chances de evitar, por exemplo, perdas e extravios de equipamentos. Só isso já é uma economia e tanto, não é?

Sem mencionar que a sua empresa estará mais segura judicialmente, uma vez que você terá menos problemas referente à gestão de EPIs.

Outro ponto que faz o Sistema ser tão benéfico para as empresas, é a própria segurança dos trabalhadores. Como você terá documentado a relação trabalhador x equipamento, você poderá ficar tranquilo de que fez a sua parte corretamente.

Como se não bastasse tudo isso, ainda existe outro grande benefício. Com o Sistema de EPIs instalado na sua empresa, você terá muito mais facilidade e assertividade na hora de preencher o eSocial. 

Artigo relacionado: Como preparar a sua empresa para o eSocial.

O Sistema de EPIs veio para facilitar a sua vida

Nós entendemos que, muitas vezes, as novidades assustam pois podem significar um trabalhão danado da sua parte que já costuma ter os dias cheios. No entanto, neste caso, podemos afirmar: depois de conhecer o Sistema de EPIs, você não vai entender como conseguia fazer sua gestão sem ele! 

Isso porque além de todos os benefícios que mencionamos, a adaptação é muito rápida e simples pois a plataforma possui uma interface muito intuitiva. Faça um teste gratuito, sem compromisso, e nos conte o que achou. 

Se você tiver alguma dúvida, pode enviar um email para pensouprotecao@prometalepis.com.br

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.