Blog   Segurança do Trabalho   08 de janeiro de 2019

SIPAT: Tudo que você precisa saber para organizá-la

Tempo de Leitura: 3 minutos

sipat

Você já ouviu falar em SIPAT? SIPAT é a sigla para a Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho.

É um evento que dura em média uma semana, onde acontecem programas sobre segurança e prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.

A SIPAT é obrigatória, e tem algumas diretrizes que devem ser seguidas corretamente.

Neste artigo iremos explicar pra você tudo que precisa para entender perfeitamente este conceito e o passo a passo para aplicá-lo na sua empresa.

Ah, mostraremos também como podemos ajudar você com isto. Confira!

O que é e para que serve a SIPAT?

Como já mencionamos, SIPAT significa Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho, e está prevista em lei conforme a Portaria N° 3.214, NR 05, item 5.16 letra “O”, que diz o seguinte:

“Promover, anualmente, em conjunto com o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT)”.

Portanto, este é um evento que aborda os conceitos mais importantes sobre a segurança no trabalho através de programas, oficinas e palestras corporativas para toda a empresa.

Além de obrigatório, sua realização é de suma importância para orientar e, principalmente, conscientizar a todos sobre o quanto prevenir e diminuir os potenciais riscos de acidentes no trabalho pode salvar vidas.

Por lei a SIPAT deve ter uma semana, mas não é toda empresa que segue a risca este tempo determinado.

Quem deve organizar a SIPAT?

Quem tem o dever de organizar a Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho é Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), com o apoio do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do trabalho (SESMT).

O que é a CIPA?

CIPA é a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (NR 5), e é formada por funcionários com o objetivo de fiscalizar e pensar em soluções para a diminuição dos riscos de acidentes de trabalho.
Além disso, é também dever da CIPA o trabalho de conscientização sobre a importância dos cuidados na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.

Junto com o SESMT (quando existe), a CIPA trabalha para que os acidentes de trabalho diminuam significativamente através de atividades simples de conscientização, como por exemplo, a realização da SIPAT.

E o que é o SESMT?

SESMT é o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho, composto por um Técnico de Segurança, um Engenheiro de segurança do trabalho, um Médico, um Enfermeiro e um Aux. de Enfermagem, todos da área do trabalho.

Não é obrigatório que a empresa possua essa área definida, mas é importante que disponibilize determinados atendimentos em caso de necessidade dos funcionários.

Portanto quando há, o SESMT trabalha em conjunto com a CIPA e também é um dos responsáveis pela realização da SIPAT.

Como organizar a SIPAT

Como qualquer evento, você não deve deixar tudo para a última hora, pois precisará montar uma equipe e deixar uma pessoa como principal responsável pela organização (pode ser você mesmo).
Além disso, você deve dividir as tarefas entre os colaboradores, definir datas de reuniões com a CIPA que deverão acontecer durante o ano para ajuste de todos os detalhes.

Lembre-se: você deve realizar a SIPAT não só por ser obrigatório. E sim por ser extremamente útil para a conscientização de todos quanto aos acidentes do trabalho.

Após definir tudo que dissemos anteriormente, você pode começar a reunir informações sobre as possíveis consultorias que irão preparar as atividades e/ou palestras para o seu evento.

Alguns temas são obrigatórios por lei, como o alcoolismo, o tabagismo e Doenças Sexualmente Transmissíveis, além de questões sobre segurança e doenças ocupacionais.

5 dicas para organizar a SIPAT

O canal Pensou Proteção publicou 5 dicas para organizar a SIPAT da sua empresa.

Convidamos o nosso promotor de vendas, formado no curso de Técnico de Segurança do Trabalho, André. Veja a importância da SIPAT e confira as 5 dicas da Prometal EPIs para a Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho da sua empresa!

Como a Prometal EPIs pode ajudar você nisso

Como você pode ver aqui no nosso blog, a nossa equipe já participou diversas vezes de inúmeras SIPATs na cidade de Pelotas e em diferentes regiões do Rio Grande do Sul. Lembrando que a Prometal EPIs esta localizada na cidade de Pelotas/RS.

Temos um programa de palestras que têm recebido excelentes reconhecimentos pelo mercado, e podemos ir participar do seu evento também.

Todos os meses visitamos nossos parceiros para falar sobre a importância do EPI (NR 6), principais dicas para a proteção e outros assuntos relacionados ao setor de cada cliente.

Se você tiver interesse, consulte-nos pelos emails: pensouprotecao@prometalepis.com.br.

Será um prazer levar a conscientização da proteção ao trabalhador para a sua SIPAT.

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.