Blog   EPIs   08 de março de 2022

Respiradores Descartáveis e a Proteção Respiratória

Tempo de Leitura: 5 minutos
Respiradores Descartáveis

O uso de Respiradores Descartáveis é uma das práticas recomendadas e obrigatórias para a atenuação do impacto de agentes de risco no corpo dos trabalhadores. Oferecem proteção respiratória contra diversos riscos, que os tornam indispensáveis em muitas ocasiões.

O fato de serem descartáveis indica o uso único, e portanto este é um equipamento geralmente utilizado em ambientes que existam contaminações. Para evitar doenças e acidentes ocupacionais, os EPIs são fornecidos pela empresa a todos os trabalhadores.

Fornecer os equipamentos adequados ao risco é um dever de todo empregador, que deve inclusive registrar e manter em sua empresa o registro de entrega e recebimento dos mesmos. Isso se dá, também, com os Respiradores Descartáveis que veremos neste artigo.

A Proteção Respiratória é um processo muito importante e que otimiza até mesmo a produtividade dos trabalhadores. Hoje em dia, esses respiradores também são utilizados por muitos na contenção da disseminação do Coronavírus, e por isso também é importante tocarmos nesse assunto.

Até porque, não é qualquer modelo que oferecerá a proteção que você espera. Existem diversas variações que merecem nossa atenção para que o produto ofereça a proteção adequada. 

Por isso, no artigo de hoje falaremos sobre os Respiradores Descartáveis, a Proteção Respiratória e tudo mais que envolve este setor. Aqui você verá, também, qual o modelo mais adequado para utilizar contra o Coronavírus e também suas variantes.

Tenha uma boa leitura!

Proteção Respiratória: entenda a importância

Proteção Respiratória é como chamamos as medidas tomadas pelo controle da inalação de agentes de risco que podem gerar contaminações ou doenças no trabalhador. Essas medidas oferecem proteção para dois grupos de risco, principalmente: 

  • Riscos Particulados: poeiras, névoas, fumos e partículas tóxicas;
  • Riscos Químicos: gases e vapores.

Sempre que houver algum desses tipos de risco na atmosfera de um ambiente, haverá a necessidade da proteção respiratória. Isso ocorre pelo fato de que estes riscos podem ser inalados, causando, assim, algum tipo de contaminação, envenenamento ou mesmo problemas respiratórios que podem vir a ser graves.

Por motivos como este, EPIs como os Respiradores Descartáveis são tão importantes. Evitam uma série de doenças e problemas que poderiam ser ocasionados pela simples falta do uso dos mesmos.

A decisão de qual equipamento utilizar em cada ambiente ou atividade deverá ser dada pelo Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA). Esse programa visa realizar uma análise qualitativa do ambiente e atividades, a fim de identificar riscos.

Após identificados, são definidos os equipamentos de proteção individual para atenuar os agentes que não puderem ser eliminados. 

O que são os Respiradores?

Respirador é o nome dado ao Equipamento de Proteção Individual utilizado para proteger as vias respiratórias do usuário. Existem diversos modelos, que oferecem diferentes tipos de proteção e resistência para riscos e contaminantes diferentes.

É uma peça que funciona verdadeiramente como um filtro, que garante que as impurezas do ar não serão inaladas pelo trabalhador que a utiliza. Para que haja de fato eficiência, é preciso que o EPI seja adequado e se encaixe perfeitamente no rosto do usuário.

Dentre os Respiradores, podemos destacar os seguintes modelos:

Além dos respiradores, existem os Filtros para Respirador. Estes podem ser divididos entre: 

  • Filtro Mecânico;
  • Filtro Químico; ou
  • Filtro Combinado.

Esses filtros são utilizados para acoplar às máscaras respiratórias que não possuem filtros em sua peça única. Como por exemplo, os respiradores facial, semifacial e ¼ facial. Estes modelos de respirador não são descartáveis, diferentemente dos filtros em questão.

Utilizar os EPIs para proteção respiratória é o que proporciona qualidade de vida durante as rotinas profissionais dos trabalhadores. Uma vez que um agente de risco é inspirado, ele dificilmente sairá do corpo da pessoa naturalmente. Por este motivo, evitar a contaminação é primordial. 

Inalar qualquer um dos agentes de risco que vimos anteriormente pode causar danos à saúde do colaborador, que fica suscetível a desenvolver doenças respiratórias que podem evoluir para quadros graves. Portanto, todo cuidado é pouco nessa hora! 

Sobre os Respiradores Descartáveis

Os respiradores descartáveis se enquadram dentro dos Respiradores Sem Manutenção que vimos acima. Como o próprio nome já indica, estes equipamentos são de uso único, a não ser que haja uma recomendação específica e oficial para fazer diferente.

Possuem formatos diferentes, que podem ser dobráveis, semifaciais, ter o formato de concha, formado por dois painéis diferentes, entre outros. O importante é saber que estes EPIs são uma peça única, ou seja, são a própria peça filtrante, diferentemente de outros respiradores que necessitam a acoplagem de filtros extras.

O formato do respirador não irá influenciar na eficácia da proteção do mesmo. No entanto, é fundamental que este se encaixe perfeitamente ao rosto do trabalhador, sem deixar passar nem por uma frestinha minúscula o ar do ambiente que pode estar contaminado. 

Assim, podemos dizer que hoje em dia existem 6 tipos diferentes de respiradores descartáveis. São eles:

  • PFF1 sem válvula;
  • PFF1 com válvula;
  • PFF2 sem válvula;
  • PFF2 com válvula;
  • PFF2 com Carvão;
  • PFF3 sem válvula;
  • PFF3 com válvula;
  • PFF3 com carvão ativado (VO, GA ou VO/GA).

Cada modelo possui níveis diferentes de eficiência mínima. Esses níveis influenciam diretamente tanto no nível de proteção, quanto para decidir para quais atividades ou ambientes eles serão utilizados. Veja essa relação: 

  • PFF1 – Todos os EPIs PFF1 demonstram eficiência mínima de 80% e penetração máxima de 20%;
  • PFF2 – Já os PFF2, eficiência mínima de 94% e penetração máxima de 6%;
  • PFF3 – Eficiência mínima de 99% e penetração máxima de 1%.

Como você pode ver, a eficiência mínima e a penetração máxima vão por caminhos opostos. Quanto menor a eficiência mínima, maior a penetração máxima e vice-versa.

Respirador Descartável PFF1 

O Respirador Descartável PFF1 é o menos resistente à impurezas, já que oferece a eficiência mínima mais baixa entre os três e a penetração máxima mais alta. No entanto, nem por isso é de menor qualidade que os demais.

É utilizado para oferecer proteção ao trabalhador contra partículas provenientes da poeira, neblinas ou névoas. Existe o modelo com ou sem válvula, a diferença é que com a válvula o nível de penetração aumenta, já que o objeto diminui a eficiência do EPI.

Respirador Descartável PFF2 

Este é o modelo intermediário entre os três PFFs. Possui mais eficiência e menos penetração do que o PFF1, e menos eficiência e mais penetração do que o PFF3. É muito indicado para o controle da inalação de agentes biológicos, como fungos, bactérias, fumos, vírus, etc. 

Este é o equipamento utilizado principalmente por profissionais da saúde para a contenção do Coronavírus. É equivalente a N95, já que também possui 95% de eficiência. 

Respirador Descartável PFF3 

Dentre os Respiradores Descartáveis, este é o modelo que oferece maior eficiência, ou seja, que possui o filtro com a trança mais fechada, impedindo 99% da passagem de contaminantes. 

São muito utilizados em ambientes que contenham partículas de índice altamente tóxico para o nosso organismo.

Respiradores Descartáveis com Carvão

Os respiradores com carvão são geralmente do modelo PFF2, com eficiência mínima de 94% e penetração máxima de 6%, no entanto, possuem uma manta de carvão ativo que auxilia na diminuição de odores. 

São muito utilizados quando há por exemplo a incidência de  vapores orgânicos em concentração até o nível de ação (metade do limite de exposição ocupacional – LT ou TLV).

Continue a sua leitura com PFF2: Descubra os nomes dos respiradores ao redor do mundo!

Registre-se
Notify of
guest
2 Comentários
Novos
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.